quinta-feira, 6 de abril de 2017

Planejamento e inteligencia de Marketing 2.4

Muitas são as formas de comunicação existentes na internet: e-mails, sites, mídias sociais - blogsFacebookInstagram, dentre outros. Formas essas que proporcionam aos usuários uma postura menos passiva e mais ativa. Os usuários da internet por meio dessas formas emitem suas opiniões sobre produtos e serviços de empresas, e os outros usuários acabam sendo influenciados por essas opiniões. Dentre as formas citadas, algumas são preferidas para compartilhar informações.  (Fredl e Vercic (2011))
Quais são estas formas preferidas de compartilhamento de informações?
Escolha uma:

Os hábitos dos consumidores vêm sofrendo alterações com a internet. Um bom exemplo disso é a utilização dos serviços bancários por parte dos consumidores. Atualmente, são poucos os clientes que necessitam ir até uma agência para consultar o saldo da conta corrente ou para pagar uma conta. Os serviços disponíveis na internet são inúmeros e o comportamento do consumidor cada vezes mais se modifica pelas possibilidades proporcionadas pela internet.
É um exemplo de facilidade proporcionada pela internet:
Escolha uma:

Kotler (1998), explica que o indivíduo, como consumidor, sofre influências psicológicas, pessoais, sociais e culturais, e apresenta um modelo que demonstra os fatores psicodinâmicos internos e externos que atuam sobre o consumidor. Nos fatores sociais, encontram dois tipos de grupos que influenciam na tomada de decisão, os “primários” e os “secundários”. O grupo “primário” é informal, já o “secundário” é forma.
Assinale a alternativa com um exemplo de grupo secundário.
Escolha uma:

Uma grande franquia de fast food, que vende hambúrgueres especificamente, decidiu abrir uma nova unidade na região da Índia. Mesmo sem experiência no novo mercado, a empresa resolveu atuar sem realizar nenhuma pesquisa de marketing. Os negócios não prosperaram muito porque a empresa não considerou que os consumidores locais não comiam carne bovina, e as opções de outras carnes eram poucas. Além dos hambúrgueres de carne bovina existia um sanduiche de frango.
Qual alternativa aponta o erro cometido pela empresa?
Escolha uma:

Ao estudarmos a tomada de decisão do consumidor, checamos que de acordo com o autor Sheth et al (2001), ao consumidor perceber que alguma necessidade não está sendo atendida, ou seja, quando o consumidor percebe que não se encontra em seu estado ideal, que ele tem necessidades em aberto, ele está em uma das etapas da tomada de decisão. As alternativas abaixo apontam as possíveis etapas da tomada de decisão.
Informe de qual etapa se trata o texto acima apontando uma das alternativas abaixo.
Escolha uma:

Os hábitos dos consumidores vêm sofrendo alterações com a internet.
Essa mídia dá mais poder para o usuário e os consumidores.
Quais são os fatores proporcionados pela internet?
Escolha uma:

Apesar de toda influência exercida pela mídia social sobre a tomada de decisão dos consumidores, outros fatores também devem ser levados em conta no processo de decisão dos consumidores.
Assim sendo, quais fatores citados são bons exemplos?
Escolha uma:

Conforme vimos nessa seção, a internet traz informação e interação para seus usuários, e seus reflexos são percebidos pelas empresas.
Aponte qual alternativa representa um desses reflexos:
Escolha uma:

Qual das alternativas abaixo representa uma mídia digital?
Escolha uma:

Para as empresas de pequeno porte, a internet é:
Escolha uma:


Com o passar dos tempos a internet e a interação com o consumidor foi mudando. Isso se deu por causa do tipo de internet. Neste contexto, qual a diferença entre a Web 1.0 e a Web 2.0?
Escolha uma:

Planejamento e Inteligencia de Marketing 2.3

Apesar da grande dificuldade em se analisar o comportamento dos consumidores, muitos são os benefícios apreciados pelas empresas que conseguem realizar essa análise.
Sendo assim, qual alternativa aponta esses benefícios?
Escolha uma:
Kotler (1998), apresenta um modelo com os seguintes fatores: psicológicas, pessoais, sociais e culturais. A que se referem esses fatores?
Escolha uma:

Para Kotler (1998), como estão representados os grupos de afinidade primários e secundários?
Escolha uma:
Qual das opções abaixo representa dentro dos fatores sociais um grupo primário?
Escolha uma:

Ao longo da vida as pessoas vão vivenciando e experimentando coisas diferentes, o que faz com que suas necessidade e desejos sofram mudanças. As pessoas vão se modificando ao longo da vida. Kotler e Keller (2006) afirmam que a idade tem relação com o gosto por roupas, móveis e lazer em geral. Assim sendo, de acordo com Kotler (1998), a qual fator influenciador o texto se refere?
Escolha uma:
Qual dos itens abaixo representa um fator pessoal?
Escolha uma:

Planejamento e inteligencia de Marketing 2.2

O conceito de cultura pode ser expresso na alternativa:
Escolha uma:

Pensando em empresas em processo de internacionalização e sobre os três elementos que podemos usar para observar a cultura, podemos afirmar que:
Escolha uma:

Defina qual a importância de se conhecer a cultura do segmento que se pretende atingir:

Escolha uma:

Para Firat (1997), não importa se em países com melhores posições econômicas e com mais influência ou não, a globalização é definida:
Escolha uma:

Do ponto de vista de marketing os grupos de referência servem como marco para atitudes ou comportamentos específicos para indivíduos nas suas compras ou decisões de compra, permitindo que pessoas ou grupos sirvam como ponto de comparação (SHIFFMAN & KANUK, 2000). (Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/comportamento-do-consumidor-fatores-que-influenciam-o-comportamento-de-compra-e-suas-variaveis/47932/. Acessado em: 2706/2016)
Neste contexto, de acordo com as pesquisas e percepções, qual o grupo mais importante na determinação do comportamento do consumidor?
Escolha uma:

Uma empresa brasileira de telecomunicações decidiu exportar seus serviços para a Argentina. Levando em consideração as estratégias locais e globais, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:

Democracia, Ética e Cidadania - ED - SIMULADO GERAL

Simulado Geral Questã...