Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Uma característica da evolução recente do espaço de trabalho é a maior colaboração entre colegas de equipes diferentes, que passam a executar tarefas em conjunto. Tal tendência ganha força em meio a um conjunto de diversidades, de tipo geracional, étnica, religiosa, de relação de trabalho, etc. A diversidade geracional tem grande importância, na medida em que
Dentro dos próximos dez anos, a população mundial aumentará em 1 bilhão de pessoas para chegar a 8 bilhões de pessoas. A geração Millennials/Geração “Y” entrará na força de trabalho, sendo que os nascidos nesta geração vão se tornar gerentes de nível médio, enquanto a geração anterior, os baby-boomers, deixará a economia. [...] Nesta direção, as tecnologias de vídeo colaboração oferecem o face-time, ou seja, o vídeo ao vivo, em tempo real, que a geração “X” necessita para se tornar mais dinâmica e colaborativa no local trabalho. Como a vídeo colaboração apoia a mobilidade e a flexibilidade, o profissional da Geração "Y" é multitarefa e consegue maximizar seu dia. Então, essas tecnologias igualmente atendem a necessidade dos Millennials/”Y” que utilizam a vídeo colaboração com muita facilidade e naturalidade. Como nativos digitais, eles abraçam qualquer tecnologia que lhes permita transmitir e se expressar com facilidade. As pessoas da Geração “Y” são realmente naturais na adoção de recursos avançados de colaboração por meio de tecnologia de vídeo.
Escolha a alternativa que melhor representa a ideia apontada no trecho acima:
Escolha uma:
Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Em entrevista recente sobre seu novo livro, o filósofo Mario Sergio Cortella tratou do tema da busca pelo propósito no trabalho, especialmente entre a geração Y. O escritor defende que o imediatismo dessa geração e a criação protetora dos pais criaram um cenário de frustração latente na vida profissional dos jovens, dada a incompatibilidade de suas pretensões com a realidade imediata.

BBC Brasil - Pelo que vemos nas redes sociais, os jovens estão trazendo essa discussão de forma mais intensa. Você percebeu isso?
Mario Sergio Cortella - Há algum tempo tenho tido leitores cada vez mais jovens. Como me tornei meio pop, é comum estar andando num shopping e um grupo de adolescentes pedir para tirar foto.
Uma parcela dessa nova geração tem uma perturbação muito forte, em relação a não seguir uma rota. E não é uma recuperação do movimento hippie, que era a recusa à massificação e à destruição, ao mundo industrial.
Hoje é (a busca por) uma vida que não seja banal, em que eu faça sentido. É o que muitos falam de 'deixar a minha marca na trajetória'. Isso é pré-renascentista. Aquela ideia do herói, de você deixar a sua marca, que antes, na idade média, era pelo combate.
O destaque agora é fazer bem a si e aos outros. Não é uma lógica franciscana, o "vamos sofrer sem reclamar". É o contrário. Não sofrer, se não for necessário.
Uma das coisas que coloco no livro é que não há possibilidade de se conseguir algumas coisas sem esforço. Mas uma das frases que mais ouço dos jovens, e que para mim é muito estranha, é: quero fazer o que eu gosto.
BBC Brasil - Esse é um pensamento comum entre os jovens quando se fala em carreira.
Mario Sergio Cortella - Muito comum, mas está equivocado. Para fazer o que se gosta é necessário fazer várias coisas das quais não se gosta. Faz parte do processo.
Adoro dar aulas, sou professor há 42 anos, mas detesto corrigir provas. Não posso terceirizar a correção, porque a prova me mostra como estou ensinando.
Não é nem a retomada do 'no pain, no gain' ('sem dor, não há ganho'). Mas é a lógica de que não dá para ter essa visão hedonista, idílica, do puro prazer. Isso é ilusório e gera sofrimento.
(Fonte: FAGUNDEZ, I. Bem-formada, nova geração chega mal-educada às empresas, diz filósofo. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/geral-36959932?ocid=socialflow_facebook>. Acesso em 11/04/2017.)
Escolha a alternativa coerente com a visão do filósofo:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A figura abaixo faz uma comparação dos comportamentos das quatro gerações que viveram os diversos momentos do século XX.
Características das gerações ao longo do século XX
20172_SP_ED_5_Q18

A partir da imagem, avalie as afirmativas abaixo:
I – A geração Y nasce em um mundo econômico e politicamente mais estável e não se sujeitou às dificuldades das gerações anteriores, o que teve forte influência em seu comportamento.
II – O comportamento das gerações tem forte relação com as possibilidades oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação em cada momento da história.
III – Por atribuir menor importância à autoridade, a geração Y está fadada a ser menos respeitosa nas relações profissionais e pessoais.
Estão corretas:
Escolha uma:
 Correto

Questão 4

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A reportagem abaixo foi extraída da página virtual do jornal Valor Econômico, intitulada Cenário turbulento faz profissionais jovens buscarem mais estabilidade.
A perspectiva de um futuro mais incerto e instável em diversas partes do mundo está impactando o comportamento de profissionais jovens no mercado de trabalho.
Segundo uma pesquisa da consultoria Deloitte, os jovens da chamada geração os jovens da chamada geração Y, ou “millennials”, estão mais dispostos a ficar no mesmo emprego na comparação com anos anteriores. No estudo de 2016, a diferença entre profissionais que gostariam de trocar de emprego em até dois anos e aqueles com planos de ficar na mesma empresa por mais de cinco anos era de 17 pontos percentuais — 44% trocariam de trabalho em dois anos se tivessem a chance, enquanto 27% ficariam por mais de cinco anos. Neste ano, a diferença entre os dois dados é de 7 pontos percentuais. Trinta e oito por cento gostariam de mudar de emprego em dois anos, e 31% se enxergam na mesma empresa pelos próximos cinco anos.
A pesquisa falou com 8 mil profissionais de 30 países, entre eles o Brasil, nascidos depois de 1982. Os respondentes têm diploma universitário e estão empregados em tempo integral, a maioria em grandes empresas privadas. No geral, os jovens se mostram mais pessimistas. Em apenas 11 dos 30 países uma maioria dos respondentes considera que será mais feliz do que a geração dos pais, e em todos os mercados caiu a expectativa de que nos próximos 12 meses a situação social e política de seu país vai melhorar.
Para o CEO global da Deloitte, Punit Renjen, o pessimismo reflete novas preocupações pessoais dos jovens. “Há quatro anos, as mudanças climáticas e a escassez de recursos estavam entre as maiores preocupações dos jovens. Neste ano, crime, corrupção, guerra e tensões políticas estão pesando na mente deles, o que impacta suas perspectivas pessoais e profissionais.”
A busca por estabilidade em um mundo cada vez mais instável também aparece na preferência dos profissionais por um emprego com carteira assinada em tempo integral. Globalmente, 65% preferem uma vaga de emprego permanente, enquanto cerca de um terço escolheria trabalhar com freelancer ou consultor. As razões para a escolha são a perspectiva de ver mais segurança no emprego e uma renda fixa.
Mas apesar de buscar cada vez mais estabilidade na carreira, os jovens ainda valorizam empresas que oferecem algum tipo de flexibilidade, seja de horário, função ou local de trabalho. Entre aqueles que trabalham em empresas que oferecem esse tipo de benefício, a vontade de trocar de empregador é menor e a perspectiva de continuar na mesma empresa por mais de cinco anos, maior. Segundo os participantes da pesquisa, ambientes mais flexíveis os tornam mais produtivos e engajados.
(Fonte: ARCOVERDE, L. Cenário turbulento faz profissionais jovens buscarem mais estabilidade. Disponível em: <http://www.valor.com.br/carreira/4868660/cenario-turbulento-faz-profissionais-jovens-buscarem-mais-estabilidade>. Acesso em: 18 abr. 2017.)
Escolha a alternativa que melhor ilustra as ideias apresentadas no texto:
Escolha uma:
 Correto

Questão 5

Correto
Marcar questão

Texto da questão

O impacto da crise econômica no Brasil sobre o mercado de trabalho tem despertado muitas reflexões em jovens, especialmente na geração Y.
A preocupação com a vida profissional da chamada geração Y (os nascidos entre os anos 1980 e meados de 1990) é fruto de um maior acesso à informação, de mais opções de carreira e de uma constante projeção do futuro, diz a professora Elisabete Adami, do curso de administração da PUC-SP. Estudiosa desse grupo etário, Adami explica que ele é confrontado com inúmeras possibilidades e precisa pensar sobre elas. Além disso, tende a ficar pouco em postos onde não vê oportunidades. (...) "Antigamente você aprendia uma coisa e ficava a vida inteira em cima daquilo. Agora que falta trabalho e sobra tempo, o profissional precisa se desenvolver." No entanto, pondera Tania, é necessário planejar as decisões. Não se deve fazer pós-graduação só para ter uma linha a mais no currículo. "Olhe as coisas que têm sentido para você e o que o mercado precisa. Não adianta estudar para o que o mercado não pede."
(Fonte: FAGUNDEZ, I. O dilema da geração Y na crise: voltar a estudar ou aceitar ‘qualquer coisa’?. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/brasil-36920677>. Acesso em: 12 abr. 2017.)
Avalie as opções abaixo de aproveitamento de momentos de dificuldades no mercado para preparar-se para o futuro, considerando as mudanças recentes na relação do jovem com o emprego.
I – Refletir sobre as próprias possibilidades oferecidas pela formação e competências e guiar, assim, a busca por novas oportunidades.
II – Aproveitar momentos de tempo livre para especializar-se na área que deseja seguir e adquirir as competências necessárias.
III – Realizar o maior leque possível de cursos de diversas áreas, postergando o reingresso no mercado de trabalho.
Estão corretas:
Escolha uma:
 Correto