quinta-feira, 16 de maio de 2019

Gestão de Projetos U3

U3S1 - Atividade Diagnóstica














Questão 1

Texto da questão

O ciclo PDCA é constituído de quatro etapas, dentre elas, o Ciclo PLAN, que significa planejar o gerenciamento da qualidade. Esse ciclo irá identificar preliminarmente requisitos e padrões do projeto, bem como do produto, o estudo de documentos, regras, normas e legislações inerentes á empresa, seus produtos, seus serviços e resultados.
Sobre o ciclo PLAN, analise as asserções a seguir, julgando as como V(verdadeiras) ou F(falsas).

(   ) Durante o planejamento da qualidade são definidas as ferramentas que serão utilizadas para medir e comparar o desempenho real com os requisitos e especificações registrados no plano do projeto.
(  ) Custo da Qualidade (CDQ); gráficos de controle; benchmarking em projetos semelhantes em lugares e empresas diferentes; estatísticas; fluxograma; diagrama de causa e efeito (também conhecido como diagrama de Ishikawa, ou diagrama de espinha de peixe), são ferramentas que podem ser utilizadas no gerenciamento da qualidade.
(   ) O Modelo de Maturidade em Capacitação-integração – CMMI (Capability Maturity Model Integration)  é uma metodologia que foca o aumento da produtividade, reduzindo os desperdícios e melhorando o fluxo de trabalho. Tem como preceito fazer mais com menos pessoas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:

V,F,V.

F,F,V.

V,V,V.

F,V,V.

V,V,F. Correto

Questão 2

Texto da questão

A qualidade em projetos se divide em pelo menos duas partes: a qualidade da gestão do projeto que é igual para qualquer tipo de projeto e a qualidade do produto do projeto, que nesse caso será especifica para cada produto. “Um projeto com qualidade é aquele concluído em conformidade com os requisitos, especificações e adequação ao uso” (PMBOK, 2013, p. 229). É constituído de dois escopos, do projeto e do produto e a qualidade está ligada aos dois e combinados irão gerar a qualidade como um todo.
Analise as afirmativas a seguir:
I - A gestão da qualidade começa na análise dos conceitos levantados de acordo com a necessidade do cliente, assim como suas expectativas e especificações do produto.
II - Quando o cliente se sente satisfeito e todos os requisitos foram atendidos, significa que os critérios de qualidade estipulados foram atendidos, o que significa que qualidade constitui um processo contínuo de melhorias.
III - Um projeto que qualifica por desempenho, custo e prazo, o projeto foi finalizado, entretanto o custo foi além do esperado, pelo fato do projeto ter sido finalizado e atendido aos quesitos desempenho e prazo, será considerado eficiente.
Agora assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Escolha uma:

Apenas a afirmativa I é correta.

Apenas as afirmativas I e II estão corretas. Correto

Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

Apenas a afirmativa II é correta.

Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

Questão 3

Texto da questão

Quando se trata de qualidade em projetos, evitar falhas é uma das maiores preocupações. O ciclo PDCA, cujas iniciais significam Plan, Do, Check e Act, dão apoio à qualidade e ajudam a minimizar problemas, constituindo um processo continuo de melhorias. É um ciclo, pois constantemente as ações se repetem e com isso a redução de falhas no processo.
Analise a tabela a seguir acerca dos Processos do gerenciamento da qualidade:

Quesito - Coluna AAção - Coluna B
1-Planejar o gerenciamento     da qualidade.I-Monitorar e registrar os resultados da execução das atividades para avaliar a performance e recomendações de mudanças necessárias.
2-Realizar a  garantia da qualidade.II-Identificar requisitos e padrões da qualidade e do produto e documentar como o projeto demonstra conformidades.
3-Controlar a qualidadeIII-Auditar os requisitos da qualidade e os resultados das medições de controle da qualidade para certificar que os padrões e definições estão sendo aplicados.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas.
Escolha uma:

1-III, 2-II, 3-I.

1-II, 2-III, 3-I. Correto

1-I, 2-II, 3-III.

1-I, 2-III, 3-II.

1-III, 2-I, 3-II.

U3S1 - Atividade de Aprendizagem












Questão 1

Texto da questão

Para que se possa controlar a qualidade de um projeto (ou de um processo qualquer), Magalhães (2016) nos mostra sete ferramentas do controle de qualidade (fluxograma; diagrama de espinha de peixe; folhas de verificação; diagrama de Pareto; diagrama de dispersão histograma; e carta controle) que, se aplicadas corretamente, trazem diversos benefícios para o alcance da qualidade do projeto, pois ajudam a solucionar problemas; reduzir os custos, padronizando produtos e processos; executar projetos de maneira mais eficiente; melhorar o nível de cooperação nos variados níveis da organização; identificar problemas nos processos, fornecedores e produtos; buscar as causas raízes dos problemas e solucioná-los de forma eficaz. O diagrama de dispersão é uma representação gráfica de valores de duas variáveis vinculadas a um mesmo processo, que mostra se o que acontece com uma variável está relacionado com alterações na outra variável. A carta de controle é um gráfico que determina, estatisticamente, uma faixa de limites de controle que é composta por uma linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), e também uma linha média.
Analise a tabela a seguir com as demais ferramentas do controle de qualidade e suas respectivas funções.

Ferramentas do  controle de qualidade - Coluna A
Funções - Coluna B
1-Histograma.
I-tem como objetivo trabalhar a causa raiz dos eventos problemáticos, pois traça, graficamente, como diversos fatores (causas) podem estar ligados a problemas (efeitos) potenciais. Após a identificação do(s) causador(es) de uma falha, deve-se preparar, treinar e resolver o problema  indicado e continuar a verificação de qualidade.
2-Fluxograma.
II-tem como objetivo mostrar a frequência com que ocorreu determinado evento (um erro, por exemplo), ajudando a evidenciar a causa ou o problema mais comum em um projeto, é apresentado através de um gráfico de barras verticais.
3-diagrama de pareto.
III-mostra os caminhos e passagens do processo de criação do produto ou serviço, e verifica se, durante a execução, houve desvio do processo, o que pode ocasionar falta de qualidade ou reparos no processo para adequar a realidade.
4-diagrama       espinha          de peixe.
IV-é um tipo de histograma que mostra os eventos com maior repetibilidade, ou seja, os problemas que mais ocorrem, para que a resolução deles seja ordenada pela frequência que aparecem.
5-Folhas de Verificação.
V-são coletados e anotados (em uma tabela) dados de medições, tempo de processo, tempo de execução, resultados etc. que trarão informações para análises de eventuais problemas que possam estar ocorrendo no projeto (na gestão de projetos)
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
Escolha uma:

1-II, 2-III, 3-IV, 4-I, 5-V. Correto

1-II, 2-III, 3-V, 4-I, 5-IV.

1-III, 2-V, 3-IV, 4-II, 5-I.

1-I, 2-II, 3-III, 4-IV, 5-V.

1-I, 2-III, 3-V, 4-II, 5-IV.

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

O Ciclo PDCA, cujas iniciais significam Plan, Do, Check, Action (Planejar, Fazer, Verificar e Agir). Através do PDCA a empresa garante a organização de seus processos, não importando a sua natureza. O método PDCA foi criado  Walter A. Shewart, na década de 20, e se tornou conhecido quando William Edward Deming, um dos gurus da gestão de qualidade, espalhou o conceito pelo mundo. Por esse motivo, o ciclo PDCA ficou conhecido a partir da década de 1950 como ‘Ciclo Deming’.  Durante o planejamento da qualidade são definidas as ferramentas que serão utilizadas para medir e comparar o desempenho real com os requisitos e especificações registrados no plano do projeto e  metodologias conhecidas em gerenciamento da qualidade como o Modelo de Maturidade em Capacitação-integração – CMMI (Capability Maturity Model Integration); Seis (Six) Sigma, Desdobramento da Função da Qualidade (QFD); e Lean.
Analise a tabela a seguir com as metodologias e suas funções.
Metodologias - Coluna AFunções - Coluna B
1-Modelo de Maturidade  em Capacitação-integração – CMMI (Capability Maturity Model Integration)I-Por meio desta metodologia é possível descobrir e quantificar (nas etapas do desenvolvimento do produto) os vários requisitos que vão ao encontro das necessidades dos consumidores e, com isso, reduzir os custos e o tempo gasto no seu desenvolvimento.
2-Seis (Six) SigmaII-Metodologia que foca o aumento da produtividade, reduzindo os desperdícios e melhorando o fluxo de trabalho. Tem como preceito fazer mais com menos pessoas.
3-Desdobramento da Função da Qualidade   (QFD)III-É uma metodologia que tem o objetivo de melhorar a capacidade (habilidade de alcançar o resultado desejado) dos processos de forma contínua, organizando a estrutura das organizações de modo que elas estabeleçam metas e prioridades para melhorar o desenvolvimento de produtos e serviços.
4-LeanIV-É uma metodologia de melhoria e otimização de processos, em que são utilizados dados e análises estatísticas na medição do desempenho dos processos de produtos e serviços, tendo como foco a identificação e eliminação de defeitos (não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações) e falhas dos processos.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas.
Escolha uma:

1-II, 2-III, 3-I, 4-IV.

1-II, 2-III, 3-I, 4-IV.

1-III, 2-IV, 3-II, 4-I.

1-I, 2-II, 3-III, 4-IV.

1-III, 2-IV, 3-I, 4-II. Correto

Questão 3

Texto da questão

O planejamento impulsiona o comprometimento, rendimento, esforço humano, produção e o gerenciamento levando à qualidade do produto final. Todo projeto precisa passar por um processo estruturado de planejamento, com metas a serem alcançadas ao longo do seu desenvolvimento. A qualidade não se refere apenas ao  produto desenvolvido: envolve também os processos executados, o fluxo de trabalho, produção, satisfação do cliente, maior concorrência e diferencial no mercado.

Fonte: Matos, Fernanda Fernandes. PLANEJAMENTO E GESTÃO DA QUALIDADE. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/planejamento-e-gestao-da-qualidade/26759/ acesso em 17.mar.2018.

Complete as lacunas do texto a seguir:

Planejar a qualidade é responsabilidade do ____________ ou gerente do projeto, e para que ele possa trabalhar neste quesito, algumas estratégias podem ser ____________: escrever e distribuir aos envolvidos o manual da qualidade do projeto; anexar toda especificação ao plano de qualidade do projeto; usar critérios para selecionar fornecedores; exigir dos fornecedores documentos que certifiquem que seus materiais atendem às especificações exigidas; ____________ conhecimento com todos os envolvidos no projeto, com o objetivo de que todos tenham ____________ em qualidade e persigam o mesmo padrão; e divulgar informações de controle de qualidade indicando e solicitando aos responsáveis medidas corretivas e preventivas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Escolha uma:

Dirigente, direcionadas,dividir, habilidade.

Diretor, executadas, direcionar, conhecimento.

Coordenador, empregadas, repartir, direcionamento.

Líder, aplicadas, compartilhar, competência. Correto

Supervisor, usadas, repassar, sabedoria.

U3S2 - Atividade Diagnóstica









Questão 1

Texto da questão

Para um gerente de projetos obter sucesso ele precisa desenvolver conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que o levem a executar melhor a atividade de gerenciamento de projetos. No entanto, sabe-se que a gestão de projetos é uma atividade complexa que não fica restrita às competências individuais do gerente. Assim, para que a gestão de um projeto seja bem-sucedida, existem três tipos de competências que devem ser desenvolvidas: as individuais, as de equipe e as da empresa.
Analise as afirmações a seguir:

I - Competências individuais estão relacionadas as aptidões e habilidades de cada pessoa, por exemplo de um gerente de projeto na resolução de problemas.
II - Competências de equipe dizem respeito a uma equipe conduzir um trabalho ou projeto de forma a alcançarem os objetivos do mesmo.
III - Para que as competências sejam eficazes não precisam estar integradas.
IV - As competências da empresa dizem respeito a ela criar um ambiente favorável, possibilitando o envolvimento do individuo com sua equipe.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
Escolha uma:

Questão 2

Texto da questão

Competências são a soma de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior probabilidade de sucesso na execução de determinadas atividades. Muitos profissionais de RH treinam e instruem equipes de alta performance, líderes e demais funcionários a desenvolverem essas competências. Para isso, nesses treinamentos, é bastante comum que os instrutores especializados ensinem conhecimento, habilidade e atitude, o CHA, cujo ideal é que as pessoas consigam desenvolver esses três itens para obterem bons resultados e, consequentemente, reconhecimento.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I - Habilidade é a capacidade que um profissional possui de transformar o seu conhecimento em algum uso real, produzindo algo, a partir do seu know-how, ou seja, é o “saber fazer”.

PORQUE

II - Conhecimento é algo que alguém tem domínio e que tenha valor para sociedade e para uma empresa, se trata de um saber adquirido.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:

Questão 3

Texto da questão

Uma das competências individuais a serem desenvolvidas por um gerente de projeto é a construção de equipe, ou seja montar um time, colocar as peças certas para atividades especiais, ter a possibilidade de analisar o conhecimento de membros interessados nas vagas e poder desenvolver competências são conhecimentos não muito aplicados ao gerente de projetos, porque normalmente ele já recebe as equipes fechadas.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I - O gestor do projeto precisa desenvolver toda competência necessária em seu time para fazer do projeto um sucesso.

PORQUE

II - É preciso conhecer o perfil do profissional necessário para uma função e assim avaliar o seu aproveitamento em outras atividades.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:


Democracia, Ética e Cidadania - ED - SIMULADO GERAL

Simulado Geral Questã...