terça-feira, 24 de abril de 2018

Planejamento Estratégico U3

U3S1 - Atividade Diagnóstica
















Questão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

A Dell oferta ao consumidor computadores de qualidade a preços competitivos. A empresa possui uma estrutura de custos baixos, como não utilizar intermediários na venda de seus computadores, permitindo uma redução significativa dos custos de distribuição.

O contexto exposto acima diz respeito a estratégia genérica de
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

A Apple é uma empresa que possui diversos produtos, inclusive a linha de seus computadores Macintosh, que se destacam pelo seu design de vanguarda e inovação tecnológica. Como resultado, a empresa pratica preços muito superiores do que seus concorrentes, mas que os consumidores estão dispostos a pagar.

O contexto exposto acima diz respeito a estratégia genérica de:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Há uma relação direta entre a estratégia genérica adotada por uma organização e seu Posicionamento Estratégico, isto é, como ela está estruturada para obter vantagem competitiva.

Com base no contexto acima, avalie as afirmações a seguir.

i. A organização deve fazer uma escolha estratégica por uma das três estratégias genéricas.

ii. Ao optar por mais de uma estratégia genérica a organização pode ficar no meio termo, não conseguindo obter vantagem competitiva.

iii. É recomendável que uma organização procure ter os menores custos e ao mesmo tempo ofertar produtos ou serviços diferenciados.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
 Correto


U3S1 - Atividade de Aprendizagem














Questão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Na estratégia de liderança em custos a organização define um Posicionamento Estratégico que enfatiza a redução nos custos.

Assinale a opção que indica uma característica da estratégia de liderança em custos:
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

A Kopenhagen é uma marca tradicional de chocolates que além de fabricar produtos de altíssima qualidade oferece ao consumidor as melhores lojas, o melhor atendimento e o melhor produto para consumir e presentear.

Fonte: Adaptado de: < http://www.kopenhagen.com.br>. Acesso em 23 jan. 2016.

Com base no contexto, exposto acima, a estratégia genérica adotada pela Kopenhagen é:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

A definição de estratégia é o meio de se alcançar os objetivos, que no caso das Estratégias Genéricas é a criação de vantagem competitiva.

Sobre o conceito de estratégias genéricas, marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) São direcionadas para a unidade de negócios.

( ) A denominação genérica se dá porque, a princípio, elas podem ser aplicadas a qualquer negócio ou setor.

( ) A estratégia genérica é composta pelas estratégias de liderança em custo e customização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
 Correto


Faça valer a pena!

1. A Kopenhagen é uma marca tradicional de chocolates que além de fabricar produtos de altíssima qualidade oferece ao consumidor as melhores lojas, o melhor atendimento e o melhor produto para consumir e presentear. (Fonte: <http://www.kopenhagen.com.br>. Acesso em: 23
jan. 2016.)
Com base no contexto, exposto, a estratégia genérica adotada pela Kopenhagen é:

a) Foco.
b) Customização.
c) Diferenciação.X
d) Diderança em custos.
e) Liderança em qualidade.

2. Complete as lacunas da sentença a seguir.
Na estratégia de _____ a organização possui uma estrutura que proporciona _____ e permite a empresa praticar preços mais _____ pelos seus produtos ou serviços em relação a seus concorrentes.

Assinale a alternativa correta.

a) Liderança em custos - custos baixos – baixos. X
b) Liderança em custos - custos baixos – altos.
c) Diferenciação - custos baixos – baixos.
d) Diferenciação – custos altos – baixos.
e) Diferenciação – custos baixos – altos.

3. Na estratégia de liderança em custos a organização define um posicionamento estratégico que enfatiza a redução nos custos.
Assinale a opção que indica uma característica da estratégia de liderança em custos:

a) Apresenta uma estrutura que proporciona custos mais altos.
b) Prática de preços mais baixos, mas com uma lucratividade menor.
c) Realização de altos investimentos com pesquisa e desenvolvimento e atividades de marketing.
d) Prática de preços superiores pelos seus produtos ou serviços em relação a seus concorrentes.
e) Obtenção de redução nos custos por meio de economia de escala e curvas de aprendizado.X


U3S2 - Atividade Diagnóstica









Iniciado emsegunda, 30 Abr 2018, 17:18
EstadoFinalizada
Concluída emsegunda, 30 Abr 2018, 17:23
Tempo empregado5 minutos 30 segundos
Notas3,00/3,00
Avaliar10,00 de um máximo de 10,00(100%)

Questão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Em mercados onde não é possível a ampliação, parte-se para a conquista de participação de mercado mediante confronto com o concorrente, que pode se dar por meio de cinco estratégias.

As cinco estratégias que compõem a conquista de participação de mercado são:
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

A estratégia competitiva está associada aos movimentos de ataque e defesa realizados pelas organizações com o objetivo de encontrar uma posição mais fortalecida em seu mercado de atuação.

Com base no contexto acima, avalie as afirmações a seguir.

i. A estratégia competitiva de construção procura melhorar o desempenho de uma empresa por meio da expansão de suas atividades.

ii. A estratégia de sustentação é utilizada principalmente por empresas que já possuem um posicionamento consolidado no mercado.

iii. A estratégia de colheita visa a eliminação do produto ou serviço do portfólio de negócios da empresa.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

A Colgate é a empresa líder no segmento de mercado de cremes e géis dentais, que em 2010 respondeu por 58,4% do faturamento total do mercado de higiene bucal, que apresentou um crescimento médio de 8,3% em valor entre 2004 e 2009.

O contexto exposto acima descreve a estratégia competitiva de
Escolha uma:
 Correto

U3S2 - Atividade de Aprendizagem









Iniciado emsegunda, 30 Abr 2018, 17:24
EstadoFinalizada
Concluída emsegunda, 30 Abr 2018, 17:28
Tempo empregado3 minutos 35 segundos
Notas3,00/3,00
Avaliar10,00 de um máximo de 10,00(100%)

Questão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

A estratégia competitiva de construção procura melhorar o desempenho de uma empresa por meio da expansão de suas atividades.

Assinale a alternativa que indica o ambiente competitivo no qual é adequado o uso da estratégia de construção:
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

A empresa americana Procter & Gamble (P&G), com o objetivo de desafiar a líder de mercado Unilever, investiu pesadamente em uma campanha de comunicação na TV para divulgar o lançamento de suas marcas de detergentes em pó, em especial o Ariel, que apresentava uma promessa de maior poder de limpeza, assim como o OMO, da Unilever, líder do mercado de detergentes com 70% de participação de mercado.

Com base no contexto exposto acima, a estratégia de construção para a conquista de participação de mercado utilizada pela P&G foi:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Complete as lacunas da sentença a seguir.

Enquanto as estratégias competitivas de _____ usualmente são utilizadas por empresas _____ com o objetivo de expandir seu mercado, as estratégias competitivas de _____ são utilizadas por empresas _____ justamente para defender o mercado já conquistado.

Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
 Correto


Faça valer a pena!

1. A estratégia competitiva de construção procura melhorar o desempenho de uma empresa por meio da expansão de suas atividades.
Assinale a alternativa que indica o ambiente competitivo no qual é adequado o uso da estratégia de construção.

a) Em mercados na fase de declínio.
b) Exclusivamente em mercados em expansão.
c) Exclusivamente em mercados que não estejam em expansão.
d) Exclusivamente em mercados em expansão, mas em que os concorrentes possuam algum tipo de deficiência.
e) Em mercados em crescimento, mas também em mercados que não estejam em expansão e que os concorrentes possuam algum tipo de deficiência. X


2. Em mercados em que não é possível a ampliação, parte-se para a conquista de participação de mercado mediante confronto com o concorrente.
Assinale a alternativa que indica uma das estratégias de confronto com o concorrente.

a) Ataque frontal ao concorrente. X
b) Criar novos usos para os produtos atuais.
c) Criar maior frequência de uso dos produtos atuais.
d) Conquistar novos usuários para os produtos atuais.
e) Incentivar os usuários atuais a utilizarem mais o produto.


3. A empresa Unilever é líder no segmento de detergentes em pó no Brasil, com 70% de participação (dados de 2009), principalmente com a marca OMO, uma das três marcas mais lembradas pelo consumidor.
Com base no contexto exposto, a estratégia competitiva mais adequada para a Unilever é:

a) Sustentação. X
b) Ataque de cerco.
c) Táticas de guerrilha.
d) Estratégia de desvio.
e) Ataque pelos flancos.


U3S3 - Atividade Diagnóstica






Questão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Complete as lacunas da sentença a seguir.

“A inovação, de uma perspectiva estratégica, está associada à gestão da inovação como um processo _________ de desenvolvimento de novos produtos ou serviços inovadores com o objetivo de explorar as ________ do ambiente _______”.
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

A maioria das empresas tem algum tipo de restrição de recursos em suas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), as quais podem ser complementadas por meio de alianças estratégicas e joint ventures.

O contexto exposto acima descreve a estratégia de inovação:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

De acordo com Hooley, Piercy e Nicoulaud (2011), há seis abordagens organizacionais que proporcionam o equilíbrio entre as atividades corporativas rotineiras e as atividades voltadas para o desenvolvimento de inovações.

Com base no contexto anterior, avalie as afirmações a seguir.

I. Na equipe de projeto funcional com estrutura matricial, os integrantes do grupo continuam subordinados hierarquicamente aos seus chefes dos respectivos departamentos, mas estão vinculados formalmente a um líder do projeto.

II. Na abordagem de força-tarefa é formada uma equipe selecionada pelo responsável de cada área, a qual reúne-se regularmente para trabalhar no projeto.

III. Na formação de equipes de exploração de oportunidades, os integrantes do grupo são liberados de suas atividades funcionais rotineiras e possuem autonomia para o desenvolvimento do projeto de inovação.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
 Correto

U3S3 - Atividade de Aprendizagem





Q
uestão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Para os casos de projetos de inovação de maior risco e que não se encaixam no negócio central da empresa, pode-se adotar uma abordagem organizacional de inovação por meio da criação de nova empresa dissociada da empresa matriz.

O contexto exposto acima diz respeito à abordagem organizacional de inovação do tipo:
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Uma das estratégias de inovação é a cooperação que permite complementar as restrições de Pesquisa e Desenvolvimento de uma organização.

Com base no contexto exposto acima, avalie as afirmações a seguir sobre a estratégia de inovação por cooperação.

I. Podem ocorrer por meio de alianças estratégicas e joint ventures.

II. É importante que as empresas tenham habilidades complementares.

III. É fundamental que os objetivos estratégicos das empresas sejam distintos.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Complete as lacunas da sentença a seguir.

A inovação ____ é aquela promove melhorias em produtos ou serviços ____, enquanto na inovação ____ há o desenvolvimento de produtos ou serviços ____ com base em novas tecnologias.

Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
 Correto
Faça valer a pena!

1. Compreende desde a gestão dos processos relativos à realização de pesquisas para desenvolver novos produtos ou processos até o lançamento no mercado desses novos produtos ou serviços.
O contexto exposto acima diz respeito ao conceito de:

a) Evolução
b) Inovação.
c) Invenção. X
d) Cooperação.
e) Aprimoramento.

2. A inovação interna se dá, principalmente, por meio de pesquisas realizadas internamente pela área de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Sobre o conceito de inovação interna, marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) Ocorre principalmente em organizações de maior porte e já estabelecidas no mercado.
( ) A vantagem competitiva se dá principalmente quando as invenções podem ser patenteadas.
( ) Uma das formas de inovação interna se dá por meio de alianças estratégicas e joint ventures.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V – V – V.
b) V – V – F. X
c) V – F – F.
d) F – V – V.
e) F – F - V.

3. Entre 1983 e 2009 a GM e a Toyota mantiveram um acordo operacional em uma fábrica de veículos no Estado da Califórnia, EUA, que visava compartilhar os conhecimentos da produção de carros pequenos e econômicos da Toyota e o do mercado americano de automóveis por parte da GM.
O contexto exposto diz respeito ao conceito de estratégia de inovação:

a) Interna.
b) Radical.
c) Icremental.
d) Por aquisição.
e) Por cooperação. X



U3S4 - Atividade Diagnóstica



Questão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

A integração dos processos que ocorrem nas três situações de uso da informação é fundamental para que uma empresa possa ser considerada uma organização do conhecimento.

Com base no contexto exposto acima, avalie os itens a seguir sobre as fases de uso da informação e os respectivos processos.

I. Na fase de criação de significado ocorre a interpretação da informação.

II. Na fase de construção do conhecimento, há a análise da informação.

III. Na tomada de decisões, há no processamento a conversão do conhecimento tácito em explícito.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Complete as lacunas da sentença a seguir.

“O conhecimento _____ é _____ e usualmente restrito a uma única pessoa da organização, ao passo que o conhecimento ____ é e _____ compartilhado entre os colaboradores da organização.

Agora assinale a alternativa com a sequência correta de termos que preenchem os espaços:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Os processos de socialização, exteriorização, combinação e internalização são as quatro maneiras pelas quais as organizações do conhecimento promovem a conversão do conhecimento.

Associe a seguir as definições relacionadas na coluna da esquerda, aos processos de socialização, exteriorização, combinação e internalização apresentados na coluna da direita. Depois, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.
Escolha uma:
 Correto

U3S4 - Atividade de Aprendizagem



Questão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

A organização do conhecimento deve ser capaz de integrar os processos que ocorrem em três situações de uso da informação: criação de significado, construção de conhecimento e tomada de decisões.

Assinale a opção que indica uma característica da fase de criação de significado.
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Segundo Choo (2003), para que uma organização possa ser considerada uma organização do conhecimento, ela deve ser capaz de integrar os processos que ocorrem ao utilizar a informação:

1. Ação organizacional.

2. Conversão da informação.

3. Interpretação da informação.

4. Processamento da informação.

Assinale a opção que apresenta a ordem correta do modo de uso da informação em cada uma das etapas de uso da informação.
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Nas organizações do conhecimento, a conversão do conhecimento pode se dar de quatro maneiras: por meio de um processo de socialização, da exteriorização, da combinação e da internalização.

Assinale a opção que indica o resultado da conversão do conhecimento por meio do processo de internalização.
Escolha uma:

Correto

U3 - Avaliação da Unidade



Questão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Texto-base: Considera o conhecimento o principal recurso de uma organização e a aprendizagem organizacional como peça-chave para que os colaboradores possam desenvolver as capacidades necessárias para utilizar as informações de forma adequada.

Enunciado: O contexto exposto acima diz respeito ao conceito de:
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Texto-base: Para que uma invenção possa ser considerada uma inovação, é fundamental o papel estratégico das organizações de gestão da inovação, ou seja, de gestão dos processos internos desde a realização de pesquisas para desenvolver novos produtos ou processos até o lançamento no mercado dos novos produtos ou serviços.

Enunciado: Com base no contexto exposto acima, avalie os itens a seguir sobre invenção e inovação.

I. A invenção é o ato de criar ou desenvolver um novo produto ou processo.

II. A inovação está associada à gestão da inovação como um processo contínuo de desenvolvimento de novos produtos ou serviços com o objetivo de explorar as oportunidades do ambiente externo.

III. As organizações podem obter vantagem competitiva ao desenvolver novos produtos e serviços desde que atendam às necessidades e aos desejos dos consumidores.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Texto-base: A estratégia competitiva está associada aos movimentos de ataque e defesa realizados pelas organizações com o objetivo de encontrar uma posição mais fortalecida em seu mercado de atuação.

Enunciado: Sobre as estratégias competitivas, indique V para os itens verdadeiros e F para os falsos:

( ) A estratégia competitiva de construção é usada principalmente por empresas que buscam proteger a posição conquistada contra ataques dos concorrentes.

( ) A estratégia de sustentação ou defensiva é utilizada principalmente por empresas que já possuem um posicionamento consolidado no mercado.

( ) A estratégia de colheita é uma estratégia competitiva que busca alcançar retornos máximos dos produtos que estão na fase de declínio de seu ciclo de vida.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de indicações, de cima para baixo:
Escolha uma:
 Correto

Questão 4

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Texto-base: Segundo Porter (1989), existem três tipos básicos de estratégias por meio das quais a organização pode se estruturar de modo que possa realizar alguma atividade organizacional de forma diferente, proporcionando-lhe vantagem competitiva, isto é, um desempenho superior ao dos concorrentes.

Enunciado: Com base no contexto exposto acima, avalie o conteúdo dos itens seguintes sobre as estratégias genéricas:

I. Na estratégia de liderança em custos, a organização procura oferecer ao consumidor um produto ou serviço único em relação aos concorrentes, o qual tenha valor para o consumidor.

II. Na estratégia de diferenciação, a organização usualmente restringe seus gastos, principalmente com Pesquisa e Desenvolvimento e atividades de marketing.

III. A estratégia de foco possui um escopo mais restrito, ou seja, é uma estratégia que segmenta o mercado de atuação.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
 Correto

Questão 5

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

Texto-base: Os autores Nonaka e Takeuchi classificaram dois tipos de conhecimentos: o conhecimento tácito (ou inconsciente) e o conhecimento explícito.

Enunciado:

Sobre os conhecimentos tácitos e explícitos, indique V para os itens verdadeiros e F para os falsos:

( ) O conhecimento explícito é um conhecimento formal, que frequentemente já foi codificado em regras ou especificações.

( ) O conhecimento tácito é somente o conhecimento que uma pessoa adquire ao vivenciar uma única atividade ao longo do tempo.

( ) O conhecimento explícito é um conhecimento que não foi formalizado ou comunicado aos demais colaboradores de uma organização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de indicações, de cima para baixo:
Escolha uma:
 Correto













Democracia, Ética e Cidadania - ED - SIMULADO GERAL

Simulado Geral Questã...