quarta-feira, 5 de abril de 2017

Planejamento e Inteligencia de Marketing 1.4

Para utilizar a matriz BCG (Boston Consulting Group) é extremamente
importante saber em qual ciclo de vida está o produto, facilitando, assim,
o parecer mais assertivo para as tomadas de decisões estratégicas.
Levando-se em consideração o conhecimento adquirido e o tema
supracitado, assinale, a seguir, a opção que exibe todas as fases do
ciclo de vida dos produtos:

a) Introdução, crescimento, maturidade e declínio.
b) Introdução, desenvolvimento, estabilidade e declínio.
c) Crescimento, desenvolvimento e maturidade.
d) Introdução, maturidade e declínio.
e) Desenvolvimento, maturidade, decadência.

A matriz GE é de suma importância para a estratégia das empresas.
Assim, assinale a alternativa que indica o(s) autor(es) dessa matriz:

a) Boston Consulting Group.
b) General Electric.
c) Igor Ansoff.
d) General Electric e a consultoria McKinsey.
e) McKinsey.

A matriz de Ansoff aponta possibilidades de desenvolvimento com
a penetração e o crescimento empresarial. Seus quadrantes são
representados por:

a) Desenvolvimento de mercado, diversificação, desenvolvimento de
clientes, penetração de mercado.
b) Desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produto,
diversificação, penetração de mercado.
c) Análise de mercado, desenvolvimento de mercado, análise de
produto e desenvolvimento de produto.
d) Produto, mercado, concorrência e diversidade de funcionários.
e) Estratégia de preço, desenvolvimento de produto, desenvolvimento
de promoção e distribuição

Dentre as mais diversas ferramentas, a matriz BCG foi criada pelo Boston Consulting Group, em 1970, e tem como objetivo:
Escolha uma:

Ao perceber a importância de se realizar a análise externa da empresa, Igor Ansoff desenvolveu a matriz de Ansoff. Assim sendo, informe qual alternativa aponta a principal característica da matriz citada:
Escolha uma:
Para realizar a análise de portfólio de produtos é necessário estar ciente de alguns fatores importantes da empresa, como:
Escolha uma:
Considerando que a matriz GE foi elaborada pela General Electric com o auxílio da consultoria McKinsey, qual alternativa indica o período em que ela foi construída?
Escolha uma:

A matriz de Ansoff auxilia as empresas nas decisões estratégicas e pode contribuir com resultados positivos. Como nos informa o autor da matriz, Ansoff (1965), na penetração de mercado precisa-se de um esforço para aumentar as vendas, pois o produto e o mercado são atuais, e nesse caso, a empresa deve pensar em ações para se diferenciar de seus concorrentes.
Que tipo de ação poderia proporcionar retornos de curto prazo para a empresa?
Escolha uma:
Sabe-se que a matriz BCG (Boston Consulting Group) é importante para a análise de produtos e/ou unidades de negócio. É importante saber que o ponto de interrogação tem alto crescimento de mercado e baixa participação no setor por parte da empresa. Muitas empresas não investem nesse produto denominado como “ponto de interrogação”.
O que pode acontecer com o produto quando a empresa está em um cenário como o descrito acima?
Escolha uma:
O senhor Pedro atua na área de bebidas, produz um refrigerante bastante conhecido, mas tem perdido gradualmente a sua clientela. Ao realizar uma pesquisa com seus consumidores, ele descobriu que o problema estava na qualidade do seu produto, pois os clientes reclamavam da falta de gás na bebida.
Pensando na análise SWOT e no cenário acima, informe qual alternativa está correta.
Escolha uma:
Clara está muito empolgada com os novos investimentos em seu ateliê. Esses investimentos estão sendo feitos para que seu novo projeto seja desenvolvido. O projeto refere-se a um novo conceito de arte, obras totalmente diferentes de tudo que já se viu, desenvolvidas para grandes estabelecimentos. Clara acredita que possui um grande diferencial com relação aos seus concorrentes. Apesar da diferenciação de Clara, muitos fornecedores estão exigindo os pagamentos à vista, pois ela ainda não possui uma grande capacidade financeira.
Assinale a alternativa correta, pensando no modelo das cinco forças de Porter em relação à situação vivenciada por Clara.
Escolha uma:

Planejamento e Inteligencia de Marketing 1.3

Sobre a visão baseada em recursos (VBR), sabemos que é uma
ferramenta importante para auxiliar as estratégias empresariais. Sendo
assim, podemos afirmar que:
a) A análise das vantagens da empresa é a partir dos seus dados internos.
b) A empresa checa as suas vantagens a partir dos seus dados externos.
c) A empresa verifica suas vantagens pelos dados internos e externos.
d) A empresa analisa a concorrência para encontrar suas vantagens.
e) A empresa analisa suas incompetências e os seus recursos para
determinar sua estratégia.

De acordo com o modelo de Barney de 1991, a empresa possui
vantagens competitivas quando seu produto ou serviço integra quatro
fatores:
a) Valor, raridade, imitabilidade e organização.
b) Valor, tecnologia, organização e inovação.
c) Valor, rapidez, inovação e originalidade.
d) Raridade, imitabilidade, organização e tecnologia.
e) Organização, valor, inovação e sustentabilidade

A visão baseada em recursos permite que a empresa determine suas
estratégias tendo como base os seus recursos e competências.
Sabendo que o mundo dos negócios é extremamente dinâmico e
levando em consideração a visão baseada em recursos, assinale a
alternativa correta

a) A empresa que possui grandes vantagens competitivas sempre estará
na frente dos seus concorrentes.
b) A empresa que possui vantagens competitivas hoje precisa de
constantes atualizações, pois a vantagem competitiva de hoje pode não
ser a de amanhã.
c) Uma vantagem competitiva sempre será positiva para a empresa.
d) Empresas líderes de mercado nunca perdem suas vantagens
competitivas.
e) As pequenas empresas nunca possuem vantagens competitivas frente
às grandes empresas.

Sabe-se que a visão baseada em recursos é importante para a estratégia das empresas, a partir dessa afirmação, aponte a alternativa que indica a principal análise que esse modelo revela.
Escolha uma:
Utilizamos a análise SWOT para verificar os fatores internos e externos da empresa. A análise dos fatores internos da empresa auxilia a elaboração da visão baseada em recursos. Qual a importância de se fazer o uso da SWOT, nesse caso?

Escolha uma:
De 

De acordo com VRIO de Barney (1991), a empresa que possui vantagem competitiva não aproveitada possui os seguintes fatores:
Escolha uma:
De acordo com o modelo de Barney de 1991, a empresa possui vantagens competitivas quando seu produto ou serviço integra quatro fatores:
Escolha uma:



Sabe-se que a visão baseada em recursos é importante para a estratégia das empresas, a partir dessa afirmação, aponte a alternativa que indica a principal análise que esse modelo revela.
Escolha uma:
Sabe-se que alguns jornais são disponibilizados em faróis e cruzamentos a custo zero para os consumidores.
Qual das opções abaixo reflete uma das vantagens competitivas da empresa que fabrica esse tipo jornal, tendo em vista a visão baseada em recursos (VBR)?
Escolha uma:

Democracia, Ética e Cidadania - ED - SIMULADO GERAL

Simulado Geral Questã...