importante saber em qual ciclo de vida está o produto, facilitando, assim,
o parecer mais assertivo para as tomadas de decisões estratégicas.
Levando-se em consideração o conhecimento adquirido e o tema
supracitado, assinale, a seguir, a opção que exibe todas as fases do
ciclo de vida dos produtos:
a) Introdução, crescimento, maturidade e declínio.
b) Introdução, desenvolvimento, estabilidade e declínio.
c) Crescimento, desenvolvimento e maturidade.
d) Introdução, maturidade e declínio.
e) Desenvolvimento, maturidade, decadência.
A matriz GE é de suma importância para a estratégia das empresas.
Assim, assinale a alternativa que indica o(s) autor(es) dessa matriz:
a) Boston Consulting Group.
b) General Electric.
c) Igor Ansoff.
d) General Electric e a consultoria McKinsey.
e) McKinsey.
A matriz de Ansoff aponta possibilidades de desenvolvimento com
a penetração e o crescimento empresarial. Seus quadrantes são
representados por:
a) Desenvolvimento de mercado, diversificação, desenvolvimento de
clientes, penetração de mercado.
b) Desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produto,
diversificação, penetração de mercado.
c) Análise de mercado, desenvolvimento de mercado, análise de
produto e desenvolvimento de produto.
d) Produto, mercado, concorrência e diversidade de funcionários.
e) Estratégia de preço, desenvolvimento de produto, desenvolvimento
de promoção e distribuição
Dentre as mais diversas ferramentas, a matriz BCG foi criada pelo Boston Consulting Group, em 1970, e tem como objetivo:
Escolha uma:
Ao perceber a importância de se realizar a análise externa da empresa, Igor Ansoff desenvolveu a matriz de Ansoff. Assim sendo, informe qual alternativa aponta a principal característica da matriz citada:
Escolha uma:
Para realizar a análise de portfólio de produtos é necessário estar ciente de alguns fatores importantes da empresa, como:
Escolha uma:
Considerando que a matriz GE foi elaborada pela General Electric com o auxílio da consultoria McKinsey, qual alternativa indica o período em que ela foi construída?
Escolha uma:
A matriz de Ansoff auxilia as empresas nas decisões estratégicas e pode contribuir com resultados positivos. Como nos informa o autor da matriz, Ansoff (1965), na penetração de mercado precisa-se de um esforço para aumentar as vendas, pois o produto e o mercado são atuais, e nesse caso, a empresa deve pensar em ações para se diferenciar de seus concorrentes.
Que tipo de ação poderia proporcionar retornos de curto prazo para a empresa?
Escolha uma:
Sabe-se que a matriz BCG (Boston Consulting Group) é importante para a análise de produtos e/ou unidades de negócio. É importante saber que o ponto de interrogação tem alto crescimento de mercado e baixa participação no setor por parte da empresa. Muitas empresas não investem nesse produto denominado como “ponto de interrogação”.
O que pode acontecer com o produto quando a empresa está em um cenário como o descrito acima?
Escolha uma:
O senhor Pedro atua na área de bebidas, produz um refrigerante bastante conhecido, mas tem perdido gradualmente a sua clientela. Ao realizar uma pesquisa com seus consumidores, ele descobriu que o problema estava na qualidade do seu produto, pois os clientes reclamavam da falta de gás na bebida.
Pensando na análise SWOT e no cenário acima, informe qual alternativa está correta.
Escolha uma:
Clara está muito empolgada com os novos investimentos em seu ateliê. Esses investimentos estão sendo feitos para que seu novo projeto seja desenvolvido. O projeto refere-se a um novo conceito de arte, obras totalmente diferentes de tudo que já se viu, desenvolvidas para grandes estabelecimentos. Clara acredita que possui um grande diferencial com relação aos seus concorrentes. Apesar da diferenciação de Clara, muitos fornecedores estão exigindo os pagamentos à vista, pois ela ainda não possui uma grande capacidade financeira.
Assinale a alternativa correta, pensando no modelo das cinco forças de Porter em relação à situação vivenciada por Clara.
Escolha uma: