segunda-feira, 23 de outubro de 2017

ED - Comunicação Oral e Escrita - Lista 2

Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes.
As variações acontecem porque o princípio fundamental da língua é a comunicação, então é compreensível que seus falantes façam rearranjos de acordo com suas necessidades comunicativas.

Os diferentes falares devem ser considerados como variações, e não como erros.

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa que apresenta os tipos de variações linguísticas que possuímos. 
Escolha uma:

Geográfica, Social ou Cultural e Estilística. 
Alternativa Correta: Geográfica, Social ou Cultural e Estilística.
A resposta correta é Geográfica, Social ou Cultural e Estilística, pois são as mais abrangentes e conhecidas variações da Língua.

Social ou Cultural, Formal e Informal.

Geográfica, Formal e Sistemática.

Estilística, Normativa, Regulatória.

Social ou Cultural, Estilística e Informal.



De acordo com Bagno (2003), a língua falada é que é a real língua natural do indivíduo, a língua que o indivíduo desenvolve na realidade em que vive, e que está em constante transformação. Por isso, não existe erro em língua, só se pode caracterizar um erro, quando a comunicação entre os interlocutores é comprometida.

Conforme o pensamento do autor Marcos Bagno sobre o preconceito linguístico, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Ninguém fala errado porque quer ou porque é burro, as pessoas simplesmente obedecem às regras gramaticais da variedade de sua língua.

PORQUE

II. O certo é falar assim porque se escreve assim.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
Escolha uma:

As asserções I e II são proposições falsas.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 
Resposta Correta: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Segundo Bagno (2003), a língua falada é a verdadeira língua natural, pois ela é viva e está em constante ebulição e transformação. Ela também é o tesouro que é passado de geração a geração, de tribos a tribos, e como tudo é humano, a língua também sofre modificações.

A asserção I é uma preposição verdadeira, pois o teórico Bagno nos mostra através de suas ideias que ninguém fala errado por que é burro, simplesmente obedecemos às regras gramaticais da variedade de sua língua.

A asserção II é preposição falsa, é um preconceito linguístico. Como Bagno nos mostra vivemos em um mundo onde nossa linguagem varia de região para região e etc. Para Sírio Pòssenti, na língua, não existe certo e errado, existe padrão e não padrão.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


O Brasil recebeu de seus colonizadores a Língua Portuguesa e hoje, segundo o IBGE (2015) - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 200 milhões de brasileiros falam esse idioma, já temperado com dezenas de variedades, o que enriquece nossa língua há 512 anos. Um país com dimensões continentais e com tamanha diversidade cultural, é privilegiado por possuir a variação linguística__________________________________________.
SANTANA, Jessé Ovídio de; NEVES, Maria do Bom Parto Ferreira das. As variações linguísticas e suas implicações na prática docente. Millenium, 48 (jan/jun). Pp. 75-93. Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/Millenium48/6.pdf. Acesso em: 04 de jun de 2017.
Em relação a variação linguística presente no Brasil devido sua característica continental, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Escolha uma:


Dentre as variedades linguísticas existentes, a língua padrão é quase sempre a variedade escolhida para a escrita. Tal escolha, entretanto, não se baseia em critérios de correção linguística, mesmo porque tais critérios cientificamente não existem, mas sim por ser a língua padrão a utilizada pelo grupo social dominante. Dessa forma, o prestígio que o grupo social detém acaba sendo atribuído à sua linguagem, que passa a ser associada à escrita e a ser considerada a norma padrão. Da mesma forma, a estigmatização da linguagem popular como “incorreta” é consequência do status inferior que os seus falantes ocupam na sociedade, ou seja, a valoração linguística está baseada numa valoração social.
GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder(2ª. ed.): São Paulo, 1987. Martins Fontes. 

Diante de seus conhecimentos a respeito da variedade linguística social, analise as afirmações e, identifique suas características: 


I. O conflito entre gerações, em que se tem o desejo de manter a originalidade da língua e o desejo de inserção da linguagem de uma sociedade globalizada.

II. O desenvolvimento de elementos linguísticos dentro de uma língua.

III. A particularidade de alguns grupos de desenvolverem o seu próprio linguajar.

IV. A compreensão das diversas formas de se expressar, prezando pela norma culta vigente.



Em relação a variação linguística social, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:

Leia atentamente a tirinha a seguir:

Disponível em: <http://www.humorcomciencia.com/blog/metonimia/>. Acesso em: 06 jun. 2017.

Sobre a temática apresentada na tirinha, analise as seguintes sentenças:

I. As situações de comunicação definem as escolhas linguísticas feitas pelos interlocutores.
II. Não existe falar “certo” ou “errado”, e sim adequado à situação e ao interlocutor.
III. O termo “satisfeito” foi empregado corretamente no último quadrinho.
IV. Cada personagem da tirinha utiliza uma variante sociocultural da língua.
V. A expressão “estou cheio”, no primeiro quadrinho, é inadequada à situação de fala.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
Escolha uma:
 
Alternativa Correta: Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
 
A questão propõe uma reflexão sobre situações de comunicação e adequação da linguagem. Na tirinha, vemos uma cena que é comum, que ocorre quando uma pessoa "corrige" a fala da outra. É preciso que se compreenda que não existe "falar errado", e sim um "falar adequado" à situação de comunicação. Claramente cada personagem apresenta uma variante sociocultural diferente. Basta, para isso, que se observe o linguajar de cada um, bem como a sua aparência e vestimentas. A primeira fala: "Ufa, estou cheio!" não parece inadequada para o falante, mas incomoda o interlocutor, que o corrige. No entanto, não se trata de um "erro", e o falante reforça essa informação no último quadrinho, em que faz um uso incomum do termo "satisfeito" e provoca o humor da tirinha.



Leia atentamente a tirinha a seguir:

BBB
*Cacofonia é a qualidade do que soa desagradavelmente, união não harmônica de sons diversos.
Disponível em: <http://www.humorcomciencia.com/blog/romulo-o-pedante2/>. Acesso em: 06 jun. 2017.

O acesso às formas de prestígio da fala, por diversas razões, é algo reservado a uma minoria em nosso país. Em algumas situações, no entanto, notamos um incômodo de alguns falantes em relação às formas menos prestigiadas (e, no entanto, muito presentes no cotidiano), e mesmo às marcas socioculturais que a elas se vinculam, como mostrado na tirinha.

A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:


A linguagem como atividade cognitiva e discursiva e o domínio da língua como sistema simbólico utilizado por uma comunidade linguística são instrumentos indispensáveis de participação social integral. Através da linguagem, homens e mulheres, adultos e crianças se comunicam, têm acesso a informações, expressam e defendem opiniões, elaboram argumentos, partilham ou constroem visões e interpretações do mundo, produzem cultura.
A respeito da apropriação da língua e suas variantes, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:

Leia o texto a seguir para responder a questão.

– Primeiro, no Brasil não se fala uma só língua. Existem mais de duzentas línguas ainda faladas em diversos pontos do país pelos sobreviventes das antigas nações indígenas. Além disso, muitas comunidades de imigrantes estrangeiros mantêm viva a língua de seus ancestrais: coreanos, japoneses, alemães, italianos etc.
– Mas os índios são muito poucos e vivem isolados – replica Sílvia.
– É, e as comunidades de imigrantes também são uma minoria dentro do conjunto total da população brasileira – completa Emília.
– A língua mais usada, mais falada, mais escrita é mesmo o português – conclui Vera.
– Pode ser – diz Irene. – Mas mesmo deixando de lado os índios e os imigrantes, nem por isso a gente pode dizer que no Brasil só se fala uma única língua. Talvez vocês se surpreendam com o que vou dizer agora, mais não existe nenhuma língua que seja uma só.
BAGNO, Marcos. A língua de Eulália – novela sociolinguística.  16 ed. 1 reimp. São Paulo: Contexto, 2010, p. 18.

Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Com o passar do tempo, os textos escritos em português, como uma cantiga d’amor do século XII, a carta de Pero Vaz de Caminha, de 1500, e um texto de jornal do começo do século XIX, por exemplo, vão se tornando cada vez menos compreensíveis para um brasileiro do século XXI.

PORQUE

II. A língua, além de variar geograficamente, no espaço, também muda com o tempo, isto é, a Língua Portuguesa que é utilizada hoje no Brasil é diferente da língua falada e escrita no início da colonização, e também é diferente do português que será falado e escrito daqui a trezentos anos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:


Leia os trechos selecionados da letra da música Paratodos de Chico Buarque.

O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro
Foi Antonio Brasileiro
(...)
Creia, ilustre cavalheiro
Contra fel, moléstia, crime
Use Dorival Caymmi
Vá de Jackson do Pandeiro
Vi cidades, vi dinheiro
Bandoleiros, vi hospícios
Moças feito passarinho
Avoando de edifícios

Fume Ari, cheire Vinícius
Beba Nelson Cavaquinho
Para um coração mesquinho
Contra a solidão agreste
Luiz Gonzaga é tiro certo
Pixinguinha é inconteste
Tome Noel, Cartola, Orestes
Caetano e João Gilberto

Viva Erasmo, Ben, Roberto
Gil e Hermeto, palmas para
Todos os instrumentistas

Salve Edu, Bituca, Nara
Gal, Bethania, Rita, Clara
Evoé, jovens à vista
(...)

Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/chico-buarque/paratodos.html>. Acesso em: 02 jul. 2017.

Em relação à mensagem principal da letra de música, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Alternativa Correta: O compositor aponta que a música popular brasileira possui uma diversidade de músicos, ritmos e gostos musicais.
 
A letra da música vai de rima em rima nomeando muitos músicos brasileiros de sucesso, cantores, compositores e instrumentistas. Como isso demonstra a variedade de ritmos, gostos e estilos na música brasileira.





















































































































































Democracia, Ética e Cidadania - ED - SIMULADO GERAL

Simulado Geral Questã...