Questão 1

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

“Pós 1ª guerra mundial e o crash 1929, veio a crise econômica. Com a crise, o desemprego. Com o desemprego, a corrupção. E a consequente procura de culpados externos e soluções rápidas e messiânicas. Os culpados escolhidos para serem odiados foram comunistas e judeus.”

Sabe-se que, durante a Segunda Guerra Mundial, o Holocausto foi o genocídio de seis milhões de judeus perpetrados pelos nazistas. Para eles, dentre outras coisas, os judeus eram o outro, o impuro, por isso deveriam ser eliminados. Além da morte, outros impactos na vida dos judeus foram ocasionados durante todo o período que Hitler esteve no poder, como trabalhos forçados e ataques as suas propriedades. Muitos princípios éticos foram violados, o que motivou, após o fim da guerra, a criação de declarações de direitos humanos para evitar que aquele horror acontecesse novamente.

Considerando o contexto e os princípios éticos sobre a matéria, avalie as afirmativas a seguir:

I. O reconhecimento da iminente dignidade ética da pessoa humana é condição para um mundo mais democrático e tolerante.
II. O aumento do movimentos de refugiados e tem ocasionado o crescimento dos nacionalismos, o que tem como consequência  uma mudança nas características essenciais da Europa, que historicamente é um continente plural e atualmente está assolado pela xenofobia.
III. O período após o fim da Segunda Guerra Mundial encerrou as questões de xenofobia no mundo. A experiência do genocídio dos judeus criou as condições para que aquela situação não se repetisse mais.
IV. A ética, área da filosofia que estuda os costumes e condutas dos seres humanos, é exercida de forma individual, não havendo sanções para o seu descumprimento.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:

Questão 2

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

A história da humanidade está repleta de exemplos de preconceito e discriminação. Na Antiguidade Clássica os romanos subjugavam os povos conquistados. Na Idade Média a igreja Católica queimava os "hereges" nas fogueiras da Inquisição. Na segunda Guerra Mundial, os nazistas cometerem genocídio contra judeus, negros e gays. Por isso, essa questão é atemporal e precisa ser sempre relembrada, evidenciando os riscos causados.
Sobre os casos atuais de preconceito e discriminação, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:

Questão 3

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

“[...] chama a atenção também a “primavera” das mobilizações de migrantes e refugiados. Trata-se de atos de protesto e reivindicação que, embora bastante heterogêneos em termos de atores, interlocutores, objetivos e mediações, visam fundamentalmente à busca pela visibilidade e pelo reconhecimento. As lutas pela visibilidade questionam abertamente a assim chamada “clandestinidade voluntária”, evidenciando como a grande maioria dos deslocados almeja e procura uma presença regular e transparente no país de chegada. A invisibilidade, que gera atávicas fobias e políticas securitárias, é induzida, imposta, não fruto de uma escolha. Por outro lado, as lutas pelo reconhecimento visam, antes de tudo, reivindicar o direito de serem reconhecidos como ‘sujeitos de direitos’ nos países de origem, trânsito e chegada.”
Com base nas questões sociológicas que envolvem o crescimento dos movimentos xenófobos nos últimos anos e o papel dos movimentos sociais, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A luta dos movimentos sociais citados no texto é para que os imigrantes e refugiados tenham mais direitos que os nacionais, já que estão em outro país e necessitam de proteções diferenciadas.

PORQUE

II. Os movimentos nacionalistas, que fazem campanhas contrárias aos refugiados, se esquecem do princípio da igualdade e não percebem que os estrangeiros são pessoas como eles e que merecem ter as mesmas condições de vida digna.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:

Questão 4

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

“Com início na Babilônia, a ideia de direitos humanos espalhou–se rapidamente para a Índia, Grécia e por fim chegou a Roma. Ali surgiu o conceito de “lei natural”, na observação do fato de que as pessoas tendiam a seguir certas leis não escritas no curso da vida, e o direito romano estava baseado em ideias racionais tiradas da natureza das coisas. Os documentos que afirmam os direitos individuais, como a Carta Magna (1215), a Petição de Direito (1628), a Constituição dos Estados Unidos (1787), a Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789), e a Declaração dos Direitos dos Estados Unidos (1791) são os precursores escritos para muitos dos documentos de direitos humanos atuais.” (
Pode-se, com certeza, estabelecer um histórico desde a Antiguidade, até os dias atuais do que são e como foram construídos os direitos humanos. Por outro lado, mesmo ainda com toda a proteção advinda com essa legislação, há muito que ser feito. Fatos históricos iniciados no século passado, ainda têm influência nos dias atuais para o chamado crescimento dos movimentos xenófobos.

Assim, segue uma relação de acontecimentos:
1. Crises humanitárias eclodindo por diversas partes do mundo, com o papel relevante do extremismo religioso, na Síria (onde atua o Estado islâmico), Líbia, Egito e Tunísia, que se agravou, principalmente, após a Primavera Árabe.
2. O apartheid vivido na África do Sul, em que se institucionalizou a segregação entre negros e brancos.
3. Ascensão dos regimes fascistas e nazistas com a propagação da intolerância e uma política de Estado com a discriminação e eliminação de pessoas que não se encaixavam naquele ideal étnico.
4. Ascensão de partidos de direita extrema nacionalista em países desenvolvidos na Europa, com a participação de grupos neonazistas, skinheads e xenófobos.
5. Políticas neoliberais e a diminuição do Estado de bem-estar social na Europa e, posteriormente, a crise econômica nos Estados Unidos da América.
Assinale a opção que se apresenta a ordem histórica correta dos fatos citados:
Escolha uma:

Questão 5

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

O Brasil é parte da Convenção Internacional sobre o Estatuto dos Refugiados de 1951 e do Protocolo de 1967. De acordo com esses tratados, poderá solicitar refúgio no Brasil o indivíduo que, devido a fundado temor de ser perseguido por motivos de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a grupo social específico ou opinião política, encontre-se fora de seu país de nacionalidade (ou, no caso de apátridas, de seu país de residência habitual) e não possa ou, devido a tal temor, não queira retornar a ele.(Fonte: ONU. Estatuto do Refugiado. Adotada em 28 de julho de 1951 pela Conferência das Nações Unidas. Disponível em: <www.acnur.org/fileadmin/Documentos/portugues/BDL/Convencao_relativa_ao_Estatuto_dos_Refugiados.pdf> Acesso em: 08 nov. 2018.)
Dentre os instrumentos e políticas públicas destinadas à proteção dos refugiados e imigrantes, assinale a alternativa que corresponde ao órgão responsável para analisar os pedidos e declarar o reconhecimento da condição de refugiado no Brasil.
Escolha uma:

Questão 6

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

“A Resolução 2142 (XXI) da Assembleia Geral das Nações Unidas, aprovada em 26 de outubro de 1966, proclamou o dia 21 de março como o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, a ser celebrado anualmente. Nesse dia, em 1960, a polícia matou 69 pessoas durante uma manifestação pacífica contra a “lei do passe”, que fazia parte do regime do apartheid, em Sarpeville, África do Sul. Ao proclamar o Dia, em 1966, para simbolizar a luta pelo fim do apartheid na África do Sul, a Assembleia Geral convocou a comunidade internacional para redobrar seus esforços para eliminar todas as formas de discriminação racial.” (Fonte: UNESCO. Relações étnico-raciais - O papel da UNESCO para a superação da discriminação racial no Brasil. Unesco 2017. Disponível em: </www.unesco.org/new/pt/brasilia/social-and-human-sciences/ethnic-and-racial-relations/>Acesso em: 07 de nov. de 2018.)
Sobre a UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que têm como objetivo “construir paz na cabeça dos homens e mulheres” e assuntos relacionados, julgue as afirmativas a seguir em (V) verdadeiras ou (F) falsas.
(   )  A UNESCO tem um papel fundamental na crítica do racismo, sendo o seu objetivo, por isso mesmo, rejeitar a ideia de hierarquização dos indivíduos e das culturas em função de características raciais.
(   ) A UNESCO contribui para a luta contra discriminação por meio de pesquisa. Os instrumentos normativos, programas e projetos operacionais são feitos por outro organismo da ONU.
(   ) Novas formas de discriminação surgiram associadas a certos desenvolvimentos científicos e ao processo de globalização. Como resposta ao grande fluxo de transferência de pessoas, a islamofobia, discriminação e medo para com o estrangeiro, tem ganhado força como uma política conservadora.
(   ) A luta contra a discriminação, violência étnica e racismo tem sido objeto de várias Convenções, que surgiram principalmente após a Primeira Guerra Mundial, momento que se iniciou a preocupação internacional sobre o tema de Direitos Humanos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:

Questão 7

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

 Em 1989, quando o muro de Berlim, símbolo da Guerra Fria, caiu, havia 16 muros de grande extensão no mundo. Hoje existem mais de 60 finalizados ou em construção. A globalização ao mesmo tempo que facilitou a abertura das fronteiras entre os países, trouxe o temor da chegada de imigrantes. (Fonte: MATIAS, Lisandra.. As faces da intolerância.  Revista Guia Do Estudante. Publicada em 1º semestre de 2018. São Paulo: editora Abril. 2018.) 
O texto evidencia uma política contrária à imigração. Assinale, a seguir, a alternativa que apresenta de forma correta a assimilação entre a discriminação sofrida pelos estrangeiros e o contexto migratório internacional:
Escolha uma:

Questão 8

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

“O mundo já é cheio de problemas, embora haja muitos recursos para resolver tudo: como a tecnologia, informática, etc. Para que todos vivamos melhor e seguros, sem precisarmos desconfiar dos outros ou de viver competindo contra tudo e contra todos, deveríamos construir a sociedade dos nossos sonhos, justiça, liberdade, igualdade para todos.” (Fonte: LIMA, Flávia Cunha. Preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar. Publicado em: 03.11.2014. Disponível em: <www.geledes.org.br/preconceito-racismo-e-discriminacao-contexto-escolar/>. Acesso em: 07 nov. 2018.)
Para isso, é necessário entender como se dão aquelas atitudes que interferem diretamente nestes problemas da humanidade. Questões que perpassam a história e, inclusive, já motivaram diversas guerras. Assim, combater essas atitudes é essencial para a preservação dos direitos humanos. Para isso, é preciso conceituá-las:
_________ é uma opinião que formamos das pessoas antes de conhecê-las. É um julgamento apressado e superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas.
_________ acredita que existem raças superiores às outras, o que é grande tolice, pois na espécie humana, não podemos dizer que existam raças; a cor da pele, a forma do nariz, o tipo do cabelo, o tipo do sangue, o formato e cor dos olhos, a espessura dos lábios, não são suficientes para estabelecer diferentes tipos de raças entre os seres humanos.
_________ é, portanto, tratar os outros com inferioridade, se julgando superior.
Caso esse tratamento de inferioridade seja feito com estrangeiros, sejam imigrantes ou refugiados, essa discriminação é chamada de _________.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Escolha uma:

Questão 9

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

“Espero que seja mantida uma boa relação com o Governo dos Estados Unidos, e vamos convencê-los de que o problema migratório não se resolve construindo muros, nem usando a força, é um trabalho diplomático, de respeito, não vamos brigar com o Governo dos Estados Unidos, não vamos brigar com o presidente Donald Trump”, disse López Obrador (que assumirá a presidência do México em Dezembro) à imprensa depois de um evento político em Sonora. (Fonte: El País. López Obrador: “Os problemas não se resolvem com muros, não vou brigar com Trump”. Publicado em: 23.09.18. Disponível em:  <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/23/internacional/1537668389_944658.html>. Acesso em: 08 nov. 2018.)
Com base no contexto citado pelo recorte jornalístico sobre a situação dos imigrantes nos EUA, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
O governo Trump é conhecido por sua política nacionalista, a qual tem como foco a estipulação de regras mais rígidas para o recebimento de estrangeiros; coloca o mexicano como um inimigo, ao conceituá-lo como criminoso e; indicação de que os muçulmanos são terroristas.
Porque
II. Apesar da campanha contrária aos imigrantes, a verdade é que estes ajudaram a construir os EUA e a desenvolvê-lo. O imigrante altera o mercado local quando se estabelece, contribuindo para o fortalecimento da economia e a contribuição nos impostos, quando legalizado. Não se trata mais somente de enviar dinheiro ao seu país, mas de criar novos negócios.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:

Questão 10

Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão

Texto da questão

“Não é a primeira vez que o mundo presencia a magnitude dos efeitos de uma crise migratória. A Ásia, África, América Latina e Europa têm experimentado essa problemática há décadas. [...] a guerra dos Balcãs obrigou milhares de refugiados da Bósnia e Herzegovina a se distribuírem por diferentes países europeus. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, milhões de pessoas vagavam entre os países devastados. Durante a guerra de Bangladesh, em 1971, a Índia também vivenciou uma crise de refugiados. [...] Essas graves perturbações internacionais deram lugar ao surgimento de um conjunto de normas de proteção aos refugiados, acabando por dar ao refúgio um caráter mais amplo que o asilo.” (Fonte: BALBINO, M.; LIMA, S.; LIMONGE, K. Crônicas da atualidade do direito internacional. In: Revista de Direito Internacional, Brasília, v. 13, n. 3, 2016).
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
A Europa Ocidental e os Estados Unidos da América caracterizam-se como polos de atração de imigrantes, motivo pelo qual os empregos e direitos de seus nacionais correm risco de serem diminuídos.
A atual onda migratória é simbólica e determina uma queda de paradigma, em que a cultura ocidental é colocada de lado, para que a oriental cada vez mais ganhe espaço.
III. A comunidade internacional não mais sustenta a quantidade de refugiados e imigrantes que se deslocam, por isso a chamada crise. Evidente que a magnitude de pessoas que chegam aos países que as recebem é maior do que a capacidade deles de receberem e ajudarem.
IV. A expansão dos campos de refugiados durante essa crise humanitária e migratória se deu, especialmente, diante do êxito obtido no auxílio de judeus e outros grupos étnicos durante a Segunda Guerra Mundial.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma: