Ao causar-se a si mesmo, pondo por si mesmo a necessidade de sua própria existência, Deus faz existir todas as coisas singulares que O exprimem, porque são efeitos de Sua potência infinita. Em outras palavras, a existência da substância absolutamente infinita é, simultaneamente, a existência de tudo o que sua potência gera e produz. Deus é a causa eficiente imanente de todos os seres que seguem necessariamente de sua essência absolutamente infinita, não se separa deles, e sim se exprime neles e eles O exprimem. Há, assim, duas maneiras de ser e de existir: a da substância e seus atributos (existência em si e por si) e a dos efeitos imanente à substância (existência em outro e por outro). A esta segunda maneira de existir, Espinosa dá o nome de modos da substância. A substância e seus atributos, enquanto atividade infinita que produz a totalidade infinita que produz a totalidade do real, espinosa dá o nome de Natureza Naturante. À totalidade dos modos produzidos pelos atributos, designa com o nome de Natureza Naturada. Graças à causalidade imanente, a totalidade constituída pela Natureza Naturante e pela Natureza Naturada é a unidade eterna e infinita cujo nome é Deus (CHAUÍ, 2011). Marque a alternativa CORRETA.
Espinosa dá o nome de ética de Natureza Naturante.
Para Espinosa, a ética é um estado de espírito irracional que o ser humano utiliza para a dominação.
A causalidade imanente leva ao espírito ético, visto que para ser ético não é necessário obedecer às regras.
Deus faz existir todas as coisas singulares que O exprimem, porque são efeitos de Sua potência infinita. A ética é um modo de vida que culturalmente é criada, conforme as necessidades de um grupo.
Deus é causa eficiente de todos os seres humanos. A ética foi criada sem sua inspiração.
E - A ética é a forma de se olhar a moral, a partir das características de uma determinada cultura
A floresta virgem é o produto de muitos milhões de
anos que passaram desde a origem do nosso planeta.
Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a
continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de
vida natural de plantas e animais significa que a floresta
nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem
sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é
abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se
para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por
todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por
isso que os ambientalistas têm razão quando se referem
ao meio natural como um “legado mundial”.
Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com
essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como
indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada
vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados,
onde podem relacionar-se com jogos de computadores,
celulares e outros equipamentos interativos virtuais,
desviando sua atenção de questões ambientais e do
impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços
em contrário realizados por alguns setores. Observese
que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem
se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com
computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma
praça, não é improvável que escolham a primeira opção.
Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto
quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje
e seus efeitos amanhã.
Engajamento de crianças e jovens na preservação do legado natural: uma necessidade imediata
Ao longo do tempo, filósofos têm identificado várias formas de encarar o
comportamento ético nas organizações, entre elas podemos destacar a visão
utilitarista. Ela considera o comportamento ético como aquele que traz o maior
bem para o maior número possível de pessoas.
Sob a lógica da visão utilitarista, considere as afirmações a seguir:
I. O Utilitarismo é uma teoria em ética normativa que apresenta a ação útil como a
melhor ação, a ação correta.
II. A qualificação dos efeitos teria como base a utilidade, sendo o bom aquilo que
traz prazer e mau, o que causa dor. Complementando esta frase, sob o prisma
social bom e justo é tudo aquilo que tende a aumentar a felicidade geral.
III. Atualmente todas as formas de utilitarismo enquadram-se na categoria
consequencialismo, tendo as consequências das ações humanas como o padrão
de certo e errado.
Assinale a alternativa que corresponde a análise correta das afirmações acima:
As afirmações I, II e III são verdadeiras
Grande parte das atividades de organizações empresariais é sujeita a regulamentação estatal, a exemplo das demonstrações financeiras de empresas de capital aberto e das especificações de produtos definidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Além da regulamentação estatal, há setores que utilizam mecanismos de autorregulamentação, como o setor de comunicação publicitária, que se orienta por definições do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR). Esse Conselho analisa o componente ético das atividades do setor, com base no seu código de ética e em resoluções próprias. Não trata, porém, de todas as questões do campo. Por exemplo, questões de propaganda política são analisadas pelos tribunais eleitorais. Há, também, iniciativas de autorregulamentação em setores como o bancário e o de mídia impressa e eletrônica.
Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
1. A autorregulamentação é uma alternativa adicional de controle sobre possíveis desvios éticos entre organizações dos setores que a adotam.
PORQUE
2. Executivos de empresas de setores autorregulamentados atuam em um ambiente ético
bem estruturado, o que permite que se desprendam das regulamentações externas oriundas de agências governamentais, já que têm as referências setoriais como base para a análise ética de suas decisões.
a I é verdadeira e a II falsa