Questão 1

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As dicas a seguir foram dadas por Sofia Esteves, fundadora do grupo DMRH, e podem ajudar a alcançar melhores resultados em uma entrevista de emprego.
Respeite o “dress code” da empresa (pesquise se é informal ou formal). Embora não haja traje padrão para ir a uma entrevista, recomenda-se vestir-se de maneira social e discreta.
Chegar despreparado em um processo seletivo é um deslize clássico. Use e abuse da internet para se informar sobre a empresa. Desta forma a entrevista fica mais produtiva e é mais fácil demonstrar interesse sobre a vaga. Não saber sobre a atuação da empresa e a sua cultura corporativa certamente faz com que o candidato perca pontos.
Fale português corretamente, principalmente em concordância verbal e singular/plural. Parece algo óbvio, mas esse alerta é muito importante, pois já vi muitos candidatos falando gírias e palavrões em entrevistas. Também não é adequado ser informal, pois o entrevistador não é seu amigo.
Reserve sua agenda para a entrevista. Nada de ficar olhando o relógio ou demonstrar impaciência. Prepare-se caso o entrevistador se atrase ou a entrevista seja mais longa.

As dicas apresentam formas ideais de se preparar e se comportar para entrevistas. A partir delas, escolha a opção que apresenta uma atitude ideal antes de uma entrevista.
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Questão 2

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O trecho a seguir foi extraído de uma reportagem sobre as mulheres da geração millenials e sua participação no mundo do trabalho.
A pesquisa The female millennial: A new era of talento, publicada em março deste ano pela PwC, entrevistou mulheres nascidas entre 1980 e 1995 em 79 países diferentes e constatou que 31% das mulheres milênio deixam seus empregadores quando percebem que não há chances de avançar na carreira e somente 4% saem por estarem preocupadas em não conciliar o trabalho na empresa com as obrigações com a família e a casa.
No Brasil, a atribuição de tarefas domésticas para o sexo feminino é o principal obstáculo para o crescimento delas no mercado de trabalho, mas há também um percentual considerável de mulheres que sabem dar valor ao seu dinheiro e que influenciam sua família ao fazer o mesmo. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de mulheres que chefiam a família cresceu mais do que quatro vezes nos últimos dez anos.

A partir do trecho, avalie as afirmativas a seguir.
I – Segundo a pesquisa apresentada no trecho, há uma tendência mundial de maior participação das mulheres da geração millenials no mercado de trabalho em relação às gerações anteriores.
II – No Brasil, ao contrário da tendência mundial, as mulheres dão menor importância a suas carreiras, preferindo dedicar seu tempo à família e às tarefas domésticas.
III – Apesar da maior importância das mulheres na chefia de famílias e no mercado de trabalho, a divisão do trabalho doméstico continua sendo um empecilho à vida profissional das mulheres brasileiras.
É correto o que se afirma em:
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Questão 3

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As interrupções de concentração são habituais e podem comprometer a continuidade das atividades no decorrer de um dia de trabalho.
Mesmo nas horas comerciais, é importante afastar-se do trabalho de vez em quando. Mas pausas (tem também os que preferem chamar de ‘breaks’) são bem diferentes de distrações e interrupções. As pausas são focadas e deliberadas. Já as distrações e interrupções te pegam desprevenido e tiram todo o foco da sua tarefa inteiramente.
Elas podem ser são dos mais diversos tipos, e não se restringem às causadas por fatores externos, como emails constantes, telefonemas e colegas de trabalho que chegam na sua mesa com “perguntas rápidas” que levam toda a manhã. O smartphone, e suas infinitas possibilidades de distração, do Whatsapp ao Instagram, também é responsável por uma grande fatia daquilo que nos distrai. Na verdade, segundo a pesquisadora, 44% das vezes a interrupção vem do próprio indivíduo.
Enquanto o foco contínuo por horas a fio é um mito, o cenário que temos diante de nós é de extrema desatenção, mesmo quando não percebemos isso. “Você acha que fica na frente do computador por muito tempo, mas não é verdade. Normalmente está ali brevemente antes de fazer outra coisa”, explica Mark.
Para lidar com esse problema, avalie as propostas a seguir.
 I – Evitar notificações de celular ou outros dispositivos quando se está em uma reunião ou durante alguma atividade que exige grande concentração.
II – Criar formas de avisar aos colegas que, durante um certo momento, não se pode ser interrompido. Pode ser por status em redes corporativas ou algum hábito reconhecido.
III – Escolher o ambiente e momento ideais para cada atividade: talvez, aquelas que exigem maior concentração devem ser feitas em períodos de maior tranquilidade no ambiente.
É correto o que se afirma em:
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Questão 4

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O trecho seguinte foi extraído de uma reportagem da revista Exame, que apresenta algumas tendências esperadas para o mundo dominado pelas gerações Y e Z.
O "texting" - mandar uma mensagem de texto, seja por WhatsApp, SMS ou outro serviço - será cada vez mais comum para empresas se comunicarem com seus clientes. E-mails estão sendo cada vez menos usados. Vendas, acordos, avisos: tudo poderá ser resolvido com uma breve e prática mensagem de texto. Essa tendência ainda atrairá mais jovens consumidores e trabalhadores para a companhia. (Drew Gurley, do Redbird Advisors)
Com a popularização dos smartphones, o consumo do dia a dia será digital. Limpar a casa, pedir almoço, arrumar o carro: tudo será feito no mundo virtual. (Vishal Shah, do NoPaperForms)
A tendência é que cada vez mais as pessoas busquem serviços e produtos compartilhados. Locais de trabalho e habitação, carros e caronas, pequenos eletrônicos: a economia compartilhada estará presente em todos os aspectos da vida. Isso mudará o modo de consumo, substituindo muitos "compra e venda" por "aluga-se". (Andrew Schrage, do Money Crashers Personal Finance)
Tais tendências refletem uma realidade de mercado que, apesar de já ser evidente, tende a se intensificar nos próximos anos e dominar as práticas profissionais. Escolha a alternativa que melhor a descreve.
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Questão 5

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Um dos aspectos mais relevantes quando se discute a interação entre diferentes gerações no mercado de trabalho são as formas de comunicação.
Criados a partir do boom das Redes Sociais, esta nova geração não teve a oportunidade de ser aculturada ao uso do tradicional email. Nasceu e cresceu com o uso das Redes Sociais. Pode-se considerar geração Z os jovens que estão iniciando suas atividades no mercado de trabalho. Quando chegam as empresas, são submetidos aos processos atuais de comunicação, onde tudo é novidade. Apresentações, reuniões, agenda, em um ritmo de trabalho que varia de empresa para empresa. E para a surpresa destes jovens, a comunicação não é nada instantânea, como fazem nos bate-papos das redes sociais em que convivem com amigos e a sociedade atualmente. A primeira grande barreira é a questão da não compreensão do porque usar um email ao invés de um sistema de mensagens instantâneas, ou até de falar olho no olho com o colega que está a alguns metros de distância, assim como fazem nas suas vidas pessoais. A geração Z traz uma mudança de comportamento nesta questão do tempo. Tudo passou a ser instantâneo e imediato. Os jovens não deixam recados de voz se o celular não atende, e também não ouvem recados gravados. Poucos têm o hábito de checar emails, entretanto, estão na maior parte do tempo conectados às Redes Sociais. E porque não poderia ser assim também nas empresas? Com esta dúvida pairando na cabeça de gestores e executivos, começaram as experiências coorporativas de uso das redes sociais dentro das organizações.
                Disponível em: <http://hbrbr.uol.com.br/como-gerenciar-tres-diferentes-geracoes-em-uma-empresa/>. Acesso em: 2 jun. 2017.

A partir da ideia contida no texto, escolha a alternativa que apresenta uma forma adequada de lidar com as diferenças de tempo e forma de comunicação entre as gerações.
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Questão 6

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Segundo Patrick Lencioni, autor do livro The Ideal Team Player, há três qualidades que os millenials devem apresentar para serem contratados. Uma delas é a inteligência:
Encontrar candidatos inteligentes pode ser difícil, simplesmente porque não é fácil identificar essa característica em uma simples entrevista ou pela análise do currículo. Do mesmo modo que as pessoas podem, facilmente, esconder seus defeitos, tornando quase impossível evitar a contratação de indivíduos problemáticos até que seja tarde demais.
“Isso tem tudo a ver com a habilidade de ser adequado e atento”, diz Lencioni. “Pessoas inteligentes tendem a saber o que está acontecendo com o grupo e como lidar com outras pessoas de maneira efetiva. Elas fazem perguntas pertinentes, escutam o que os outros dizem e permanecem envolvidas com a conversa de maneira intensa”.

A partir do texto, avalie as atitudes a seguir.
I – Durante uma reunião, comunicar-se por redes sociais e e-mails ou dedicar-se a outra atividade, enquanto alguém fala.
II -  Na apresentação de um novo projeto da companhia, perguntar sobre os impactos que aquele projeto pode ter nas atividades atuais.
III – Em um grupo de trabalho dedicado a algum projeto, buscar entender corretamente as atribuições de cada participante.
Escolha a alternativa que apresenta atitudes coerentes com a ideia apresentada no texto.
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Questão 7

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Segundo Patrick Lencioni, autor do livro The Ideal Team Player, há três qualidades que os millenials devem apresentar para serem contratados. Uma delas é a humildade:
Existem dois tipos de candidatos que devem ser evitados por falta de humildade. “O tipo mais óbvio são os arrogantes, que fazem tudo ser sobre eles, só pensam neles. É o clássico tipo de pessoa guiada pelo ego e que atrapalha o trabalho em equipe por gerar ressentimentos e dividir o ambiente”, diz Lencioni.
A outra versão é formada por aqueles candidatos com falta de autoconfiança, mas generosos e positivos com as outras pessoas. “Eles tendem a diminuir seus próprios talentos e contribuições para que sejam vistos, erroneamente, como modestos”.
É necessário evitar ambos os tipos de candidatos com esse espectro de humildade. Os que têm um grande ego costumam causar tensão entre os colegas e não conseguem atuar em equipe. Os que não reivindicam o crédito por um bom trabalho causam um desserviço aos seus pares. Eles dificultam a celebração das vitórias e a atribuição de responsabilidade na hora de consertar um erro.

Escolha a alternativa que apresenta uma atitude coerente com a ideia apresentada no texto.
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Questão 8

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O trecho a seguir foi extraído do blog SciELO em Perspectiva: Humanas, e analisa os resultados de pesquisas sobre as relações entre diferentes gerações e delas com o trabalho.
Foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas, com sujeitos da Geração Baby Boomers, Geração X e Geração Y, com intuito de avaliá-las no contexto do mercado de trabalho. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo e emergiram em duas categorias em comum e uma categoria direcionada para a Geração Baby Boomer e Geração X: o sentido do trabalho, o lugar da organização e a visão sobre a Geração Y. Na categoria pertencente ao sentido do trabalho destacam-se liberdade, gostar do que se faz e busca por qualificação profissional. Já na categoria lugar da organização, os elementos que ganharam mais destaque envolvem oportunidades de crescimento na empresa, a imagem da empresa, relacionamento e confiança. Na categoria visão sobre a Geração Y, houve pontos positivos e negativos. Em relação aos pontos positivos, destacou-se a percepção dos jovens da Geração Y como conhecedores da tecnologia, relação com a internet, renovação, rapidez e imediatismo. Quanto aos pontos negativos, aponta-se uma visão de que são menos comprometidos e responsáveis, de maneira que poderiam afetar o vínculo com o meio corporativo e também representar uma possível ameaça para a continuidade dos negócios. Essa ameaça se daria em razão da característica de não almejarem atuar em atividades operacionais, por visarem cargos superiores.

A partir do trecho, avalie as afirmativas a seguir.
I- Os resultados das entrevistas revelam que, apesar de divergências que aparecem entre as gerações, também há pontos em comum, que podem ser usados como eixo de construção de relações harmônicas, como a busca pela qualificação e por crescimento profissional.
II- A visão das gerações mais velhas sobre a geração Y aponta oportunidades de contribuição dos mais novos: assumindo a posição de dispersores e instrutores da tecnologia e mostrando-se como executores rápidos e eficientes.
III- O aspecto negativo da visão dos mais velhos sobre a geração Y mostra que há oportunidades de aprimoramento na atuação dos mais jovens: maior humildade no início da carreira, reconhecendo a necessidade de realizar tarefas operacionais, e demonstração de maior compromisso com as responsabilidades assumidas.
É correto o que se afirma em:
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Questão 9

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Segundo Patrick Lencioni, autor do livro The Ideal Team Player, há três qualidades que os millenials devem apresentar para serem contratados. Uma delas é a avidez:
 “Pessoas ávidas estão sempre buscando mais”, afirma Leoncini. “Mais coisas para fazer. Mais para aprender. Mais responsabilidades para assumir. Pessoas ávidas quase nunca precisam de ordens do chefe para trabalhar mais, porque eles são naturalmente motivados e diligentes. Estão sempre pensando no próximo passo e na próxima oportunidade. E detestam a ideia de parecem preguiçosos”.
Candidatos ávidos podem ser os mais fáceis de identificar. São aqueles capazes de listar múltiplos projetos extras que conquistaram somados às responsabilidades do dia a dia de seus papéis previsíveis. Millennials ávidos também podem ser identificados com base em quanto tempo eles permaneceram em uma determinada função antes de serem promovidos ou mudarem de emprego. Candidatos que exercem o mesmo papel por anos não são, provavelmente, muito ávidos.
A partir do texto, avalie as atitudes a seguir.
I - Apresentar aos chefes propostas de melhorias dos processos com os quais se trabalha cotidianamente.
II -  Mostrar disposição quando uma oportunidade de contribuição com um novo projeto for oferecida.
III - Mobilizar colegas de trabalho que possam contribuir para que se dê maior importância ao projeto em que se trabalha.
Escolha a alternativa que apresenta atitudes coerentes com a ideia apresentada no texto.
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Questão 10

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O trecho a seguir foi extraído de reportagem sobre os jovens millenials portugueses e suas preferências no mercado imobiliário.
As acessibilidades e os transportes públicos, que registam mais de 70% das preferências, são os serviços mais valorizados pelos Millennials na procura de imóveis, seguidos pela proximidade de supermercados e centros comerciais (35,9% de valorização), as infraestruturas de lazer e desporto são apontadas em 32% das respostas, e a proximidade a escolas é privilegiada em cerca de 30%.
Sendo a geração mais educada da história da humanidade, os Millennials apresentam um poder de compra reduzido, devido aos níveis de insegurança do emprego, que os impede de fazer planos a longo prazo. "Esses fatores têm contribuído para uma mudança de hábitos de consumo e influenciam a forma como os Millennials se relacionam com os mercados, especialmente no setor imobiliário, onde esta geração está a marcar novas tendências na procura de soluções de habitação e a implicar novas dinâmicas de interacção nos profissionais do setor", diz a Century 21.

O conhecimento de novas tendências de mercado, determinadas pelo comportamento das novas gerações, é fundamental para a atuação profissional futura, especialmente para aqueles que atuam nos mercados de consumo. Escolha a alternativa que destaca o comportamento da geração millenials expresso na tendência de mercado apontada no texto.
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