domingo, 9 de abril de 2017

Homem Cultura e Sociedade U2

AVALIAÇÃO DA UNIDADE

Durkheim, ao estudar a sociedade, reconheceu a importância dos vínculos que asseguram a vida em grupo, que compõem a ligação entre os homens. Para ele, os laços que unem os indivíduos nas mais diversas sociedades seriam estabelecidos pela solidariedade social.

Assinale V para verdadeiro ou F para falso:

( ) Solidariedade social é a situação em que um grupo social vive em comunhão de sentimentos e ações compondo uma unidade sólida, firme, capaz de suportar as forças exteriores e até mesmo de se tornar mais forte frente à oposição vinda de fora.

( ) A solidariedade social, segundo Durkheim, se daria pela consciência coletiva, já que é a responsável pela coesão entre as pessoas. A solidez dessa consciência coletiva é que mede a ligação entre os indivíduos e varia conforme o modelo de organização social de cada sociedade.

( ) Nas sociedades de organização mais simples predominaria um tipo de solidariedade diferente daquela existente em sociedades mais complexas, já que a consciência coletiva também se compõe de forma diferente em cada realidade.

( ) A solidariedade social divide-se em duas: a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.

A sequência correta é:
Escolha uma:
 Correto

Sobre os fatos sociais, pode-se afirmar que:

I. Estão relacionados aos processos culturais, aos costumes e hábitos coletivos de um grupo de indivíduos ou de uma sociedade.

II. Associados, dão uma identidade, conferem uma marca ao grupo, ao que chamamos de “consciência coletiva”, e também atuam como limite às ações individuais.

III. O controle que os fatos sociais exercem sobre o sujeito tem como principal objetivo manter a harmonia no corpo social, o equilíbrio na convivência que se dá nas relações sociais.

IV. O controle dos fatos sociais é o que interessa à sociologia.

Está correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
 Correto
 O que é ambiente social?
Escolha uma:
 Correto
Escolha a alternativa que completa corretamente as duas lacunas do texto:

Há diferenças entre o ser humano e o animal que não são apenas de grau: enquanto o animal permanece mergulhado na natureza e determinado exclusivamente por ela, nós somos capazes de transformar a ____________ em cultura. Ao forjar o homem, ao proporcionar sua dimensão humanística, a cultura enriquece a natureza, acrescentando, assim, algo à natureza. É através deste ininterrupto processo que transitamos do estado natural ao estado ____________.
Escolha uma:
 Correto

O ser humano, construído a partir de sua natureza – a natureza humana –, se apropria e altera o ambiente com comportamentos, modos, valores e expressões próprios da sua cultura e da sua história política, social e econômica. Revela-se então uma intensa relação homem-ambiente-cultura compondo o que chamamos de:
Escolha uma:
 Correto


U2.4
Adaptado UEL) Leia esse trecho da Carta Testamento de Getúlio Vargas:

“Sigo o destino que é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e ?nanceiros internacionais, ?z-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo.”

(VARGAS, G. Carta Testamento. Disponível em: <http://www0.rio.rj.gov.br/memorialgetuliovargas/conteudo/expo8.html> Acesso em: 17 jul. 2015.)

Considere o texto, as características históricas e políticas do período e seus conhecimentos sobre os tipos ideais de dominação na visão de Weber. Assinale a alternativa que apresenta a configuração do tipo de dominação exercida por Getúlio Vargas:
Escolha uma:
 Correto

Instrumento de análise científica, construção do pensamento através do qual se conceitua fenômenos e identifica, na realidade específica, suas manifestações. Permite, inclusive, a comparação das diferentes manifestações.

Essa definição se aplica:
Escolha uma:
 Correto

Weber insistiu que apenas uma característica da realidade social – como classe social, fundamentada no sistema de relações de produção proposta por Karl Marx – não explicaria totalmente a posição do sujeito inserido no sistema de estratificação.

I – Weber usa três dimensões da sociedade com a finalidade de identificar as desigualdades: a econômica, a social e a política.

II – As três dimensões (econômica, social e política), para Weber, estão relacionadas com três componentes analiticamente distintos de estratificação: classe, status e poder.

III – A posição do indivíduo dentro do sistema de estratificação se comporia pela combinação de sua classe, seu prestígio e seu poder.

Escolha a alternativa que contém a resposta correta, respectivamente:
Escolha uma:
 Correto

(Adaptado - UEL) Leia esse trecho da Carta Testamento de Getúlio Vargas:

“Sigo o destino que é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e ?nanceiros internacionais, ?z-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo.”

(VARGAS, G. Carta Testamento. Disponível em: <http://www0.rio.rj.gov.br/memorialgetuliovargas/conteudo/expo8.html>. Acesso em: 17 jul. 2015.)

Considere o texto, as características históricas e políticas do período e seus conhecimentos sobre os tipos ideais de dominação na visão de Weber. Assinale a alternativa que apresenta a configuração do tipo de dominação exercida por Getúlio Vargas:
Escolha uma:
 Correto

Trata-se de um instrumento de análise científica, uma construção do pensamento através do qual se conceitua fenômenos e se identifica, na realidade específica, suas manifestações. Permite, inclusive, a comparação das diferentes manifestações.

Esta definição se aplica:
Escolha uma:
 Correto

U2.3
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira considerando as três características dos fatos sociais:

(1) Coercitividade

(2) Externalidade

(3) Generalidade


( ) A unanimidade é garantia de normalidade, porque representa o consenso social.

( ) A vontade do grupo prevalece sobre a individual.

( ) Condiciona as pessoas a seguirem normas.

( ) Impele cada um a agir de forma adaptada ao grupo ao qual pertence.

( ) Se repetem e se manifestam na maioria dos indivíduos.

( ) Adquirimos através de várias relações sociais que, de forma exterior, nos subordinam às aprendizagens dos costumes, regras e leis do grupo.

A sequência correta da segunda coluna em relação à primeira é:
Escolha uma:
 Correto
Como explicar as desigualdades sociais?
Escolha uma:
 Correto

A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas do texto na respectiva ordem:

De acordo com seus estudos sobre Durkheim (1999), para garantir a objetividade do método científico sociológico, é necessário que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos sociais, os quais devem ser tratados como ______________. Os fatos sociais estão relacionados aos processos culturais, hábitos e costumes ______________ de um determinado grupo de indivíduos ou sociedade. Esses elementos conferem uma identidade e uma consciência ______________ ao grupo social, servem de controle e limites às atividades individuais que não devem causar desarmonia no corpo social, na convivência produzida pelas relações individuais. 
Escolha uma:
 Correto

A partir de nossas análises e estudos, assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas do texto:

De acordo com Durkheim, para garantir a objetividade do método científico sociológico, é necessário que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos sociais, os quais devem ser tratados como ______________. Os fatos sociais estão relacionados aos processos culturais, hábitos e costumes ______________ de um determinado grupo de indivíduos ou sociedade. Esses elementos conferem uma identidade e uma consciência ______________ ao grupo social, além de servirem para controlar e limitar as atividades individuais, que não devem causar desarmonia no corpo social, na convivência produzida pelas relações individuais.
Escolha uma:
 Correto

Assinale a alternativa correta. O termo desigualdades sociais:
Escolha uma:
 Correto

U2.2

A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem:

O desconhecimento das condições histórico-sociais concretas em que vivemos, produzidas pela ação humana também sob o peso de outras condições históricas anteriores e determinadas, compõe o que chamamos de ______________ social. A despeito das ______________ e das instituições sociais, os homens não se reconhecem como autores e agentes da vida social e, ao mesmo tempo, se veem como

sujeitos livres, capazes de mudar suas vidas como e quando quiserem, o que compõe uma ______________ dupla.
Escolha uma:
 Correto

Muitas vezes, o senso comum explica a pobreza e as desigualdades sociais. Quando alguém diz que uma pessoa é pobre porque quer, ou porque é preguiçosa, ou ainda ignorante, está supondo que somos o que somos somente por nossa vontade.

De acordo com essa visão, leia as afirmações:

I – Quando uma pessoa diz ser pobre “por vontade de Deus”, ou que “a Natureza fez alguns superiores e outros inferiores”, ela não considera as causas das condições concretas em que vive.

II – A variação das condições materiais de uma sociedade constitui a história dessa sociedade e Marx as nomeou de modos de produção.

III – A História é a mudança, a passagem de um modo de produção para outro. Mas essa mudança não ocorre por simples acaso ou por decisão e vontade livre dos homens, mas se dá conforme as condições econômicas, culturais e sociais previamente estabelecidas.

IV – A mudança de uma sociedade ou a mudança histórica se faz em condições determinadas graças à práxis humana frente às possibilidades.

A alternativa que indica as afirmativas verdadeiras é:
Escolha uma:
 Correto

(UFU - 2000 - Adaptado) De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se explica:
Escolha uma:
 Correto

A partir de nossas análises e estudos, assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas da sentença a seguir:

A ______________ social é o desconhecimento das condições histórico-sociais concretas em que vivemos, produzidas pela ação humana também sob o peso de outras condições históricas anteriores e determinadas. Note como a ______________ é dupla: por um lado os homens não se reconhecem como autores e agentes da vida social e, por outro lado e ao mesmo tempo, se veem como sujeitos livres, capazes de mudar suas vidas como e quando quiserem a despeito das ______________ e das instituições sociais. No primeiro caso, não reconhecem que instituem a sociedade e, no segundo, ignoram que a sociedade instituída molda e determina seus pensamentos e atitudes.
Escolha uma:
 Correto

Sobre o conceito de classes sociais na perspectiva marxista, pode-se afirmar que:

I. Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades.

II. De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história, conforme a dinâmica dos modos de produção.

III. As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.

IV. A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia.

V. A afirmação “a história da humanidade é a história das lutas de classes” expressa a ideia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes.

Escolha a alternativa que contém a sequência correta:
Escolha uma:
 Correto

Como se dá o lucro no sistema capitalista? Na análise de Marx, a forma mais eficaz e estável para o lucro dos capitalistas é:

I. Valorizar a mercadoria na esfera da sua produção.

II. Fazer a mercadoria ser barateada no processo produtivo pela exploração do trabalhador.

III. Promover a mais-valia, que é o termo usado por Marx, na sua análise dialética, para designar a disparidade entre o salário pago e o valor do trabalho produzido.

IV. Cobrar mais caro pelo produto do que o custo da sua produção total.

São verdadeiras apenas as afirmativas:
Escolha uma:
 Correto


U2 - 1 
A sociologia proposta por Max Weber tem categorias básicas, que são a ação social, a _______________ e o _______________.

A alternativa que completa corretamente as duas lacunas são:
Escolha uma:
 Correto

O sociólogo alemão Max Weber define ação social como ação:

I – Racional, na qual o agente associa um sentido objetivo aos fatos sociais.

II – Desprovida de sentido subjetivo e sem motivação.

III – Dotada de sentido e orientada pela ação de outros indivíduos.

IV – Não orientada significativamente pela conduta do outro.

Escolha a alternativa que contém a resposta correta, respectivamente:
Escolha uma:
 Correto

(UFUB 2005 - Adaptado) O surgimento da sociologia foi propiciado pela necessidade de:
Escolha uma:
 Correto

A sociologia proposta por Max Weber tem categorias básicas, que são a ação social, a _______________ e o _______________.

A alternativa que completa corretamente as duas lacunas é:
Escolha uma:
 Correto

UFUB, 2005 - Adaptada) O surgimento da sociologia foi propiciado pela necessidade de:
Escolha uma:
 Correto



(ENADE, 2005 – Adaptada) “A respeito dos estudos comparativos, a resposta de Weber foi a elaboração de “tipos ideais”, que constituem um dispositivo generalizante, um modelo heurístico, sobre o qual era possível aplicar a comparação. Nas suas explicações históricas comparadas, Weber rejeita sempre a hipótese de leis ou de monocausalidade; ele pensa, portanto, que um evento pode ter diversas causas e que conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito. A validade das comparações em Weber provém das suas construções empíricas dos processos de indução e de introspecção mais do que de uma verificação causal de hipóteses.

Paola Rebughini. A comparação qualitativa de objetos complexos e o efeito da reflexividade. In: Alberto Melluci (org.) Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 242 (com adaptações).”

A partir do fragmento de texto, avalie as seguintes afirmações:

I. Os “tipos ideais” foram elaborados através de estudos comparativos.

II. Para Weber, não há monocausalidade: um evento pode ter diversas causas, e conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito.

III. A comparação não é essencial para a construção dos “tipos ideais”.

IV. Os “tipos ideais” não permitem uma explicação histórica.

Estão corretas somente as afirmativas:
Escolha uma:
 Correto

Democracia, Ética e Cidadania - ED - SIMULADO GERAL

Simulado Geral Questã...