sábado, 27 de abril de 2019

DNM - Empreendedorismo e Plano de Negocios

Não existe uma estrutura rígida e específica para se escrever um plano de negócios, pois cada negócio tem particularidades e semelhanças, e é impossível definir um modelo-padrão de plano de negócios universal e aplicável a qualquer negócio. Uma empresa de serviços é diferente de uma que fabrica produtos ou bens de consumo, por exemplo. Mas qualquer plano de negócios deve possuir um mínimo de seções que proporcionarão um entendimento completo do negócio. Essas seções são organizadas de forma a manter uma sequência lógica que permita a qualquer leitor do plano entender como a empresa é organizada, seus objetivos, seus produtos e serviços, seu mercado, sua estratégia de marketing e sua situação financeira. DORNELAS, J. C. A. O empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 


As afirmativas são:

I – A análise estratégica apresenta os rumos da empresa, sua visão e missão; a situação atual, as potencialidades e ameaças externas, bem como as forças e fraquezas, seus objetivos e metas de negócios.

II – O plano operacional apresenta os planos de desenvolvimento e treinamento de pessoal da empresa.

III – A análise de mercado apresenta as informações do mercado consumidor do seu produto/serviços, a segmentação, o ciclo de vida, sazonalidade e análise da concorrência.

IV – O sumário executivo apresenta em números todas as ações planejadas para a empresa e as comprovações, por meio de projeções futuras.

Sendo as afirmativas corretas I e III.  



A Inovação tem sido destacada como a grande força propulsora e renovadora das empresas e, consequentemente, do crescimento sustentável das nações. O fato de “fazer diferente” é reconhecido por todos como algo que proporciona uma posição de destaque junto aos clientes, fornecedores e a sociedade, gerando, com isso, valor econômico para as organizações. 

Inovar, pragmaticamente, é transformar ideias novas em resultados sustentáveis, ou seja, consiste no justo equilíbrio entre criatividade e processos para geração de valor. Em termos de criatividade, o Brasil tem um diferencial oportuno em comparação com outros países. É, ao mesmo tempo, o país da biodiversidade e da etnodiversidade. É uma nação multicultural e linguisticamente unida - diferente da Europa, por exemplo -, em que o respeito e admiração da diferença, de forma geral, prevalecem. O Brasil tem um cenário empreendedor interessante que o coloca como país de destaque no mundo. Porém, este destaque está mais ligado ao tamanho da população empreendedora do que pelo planejamento empreendedor. Infelizmente por aqui essa atividade ainda acontece mais no sentido de um da necessidade e não de oportunidade, e com muito pouco conteúdo inovador.


Resposta: empreendedores devem buscar oportunidades reais de negocio e  nesse caso a inovação sera um diferencial




Para Dornelas (2005, p, 39) " O empreendedor é aquele que destroi a ordem economica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas organizaçao ou pela exploração de novos recursos e materiais. De uma forma geral o conceito de empreendedorismo é amplo o suficiente para ser aplicado a qualquer tipo de organização, ou seja até mesmo as organizações sem fins lucrativos, as organizações publicas e governamentais e as organizações já existentes, podem contar com a presença de um empreendedor. Um dos conceitos mais difundidos de empreendedorismo é aquele ligado à criação de novas empresas ligadas a tecnologias. Esse tipo de empreendedorismo é denominado?



Empreendedorismo de Start-up.



O empreendedor de sucesso possui características extras e relação aos administradores, apesar de existirem muitos pontos em comum, ou seja, o empreendedor é um administrador, mas com diferenças consideráveis em relação aos gerente ou executivos de uma organizações tradicionais, pois os empreendedores são mais visionários que os gerentes.

Em relação às características dos empreendedores de sucesso, assinale a opção correta.

a- Para os empreendedores as ideias são geradas daquilo que todos conseguem ver, mas não identificaram uma oportunidade, portanto eles sabem agregar valor.

b- Os empreendedores de sucesso possuem muitas ideias, portanto, de acordo com essas ideias mudam o foco o negocio, não ficam presos aos planejamentos e planos, já que sabem como organizar a empresa.

c- Os empreendedores sabem tomar decisões corretas na hora certa, porem precisam se sentir seguros,são avessos aos riscos.

d- Os empreendedores são determinados e dinâmicos, porém são acomodados e não buscam conhecimentos sobre o ramos ou negócio.

e- Os empreendedores sabem construir uma rede de contatos, apesar de quererem ser independentes, já que buscam ficar ricos a qualquer custo.





































































DNM - Tecnologias da Informação e Comunicação



O surgimento das tecnologias de informação e comunicação e, em especial a internet, promoveu diversos efeitos e alterações sociais mais basicas. Assim, a necessidade de pleno acesso e uso da internet acabou por ser elencado, em diversas legislações internacionais e na brasileira, a categoria de direito humano fundamental. (MARCON, 2013, p.1)

As tecnologias de informação e comunicação são um produto social na medida em que resultam de processos sociais, porque são produzidos por humanos nas suas relações, objetivam o conhecimento socialmente elaborado, e 

São aplicadas e usadas em sistemas antisociais

São aplicadas e usadas em sistemas sociais
São aplicadas e usadas em sistemas economicos

São aplicadas e usadas em sistemas computacionais

São aplicadas e usadas em sistemas internacionais




Vivemos em uma sociedade que passa por constantes mudanças que são fortemente impulsionadas pela evolução tecnológica. Somos bombardeados todos os dias por algum tipo de tecnologia, que já fazem parte do nosso dia-a-dia e que muitas vezes passam despercebidas aos nossos olhos. Hoje temos acesso com mais facilidade à televisão, rádio, telefone, computador, internet dentre outras Tecnologias de Informação e Comunicação que fazem com que as informações cheguem até nós com mais rapidez, nos possibilitando gerar novos conhecimentos e aprendizagens a todo o instante. As Tecnologias de Informação e Comunicação, que já fazem parte da sociedade atual em que vivemos, está sendo chamada por alguns estudiosos de Sociedade Tecnológica.
SANTOS, Adriana dos. Tecnologias de informação e comunicação: limites e possibilidades no ensino superior. 
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As informações chegam até nós com mais rapidez, nos possibilitando gerar novos conhecimentos e aprendizagens a todo o instante.
PORQUE
II. Hoje temos acesso com mais facilidade à televisão, rádio, telefone, computador, internet dentre outras Tecnologias de Informação e Comunicação.

Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I


O universo das tecnologias de informação e comunicação apresenta-se ou impoe-se nesse momento, como um imenso oceano, ainda inexplorado, desconhecido para muitas pessoas; fascinante e cheio de possibilidades para outros (Adaptado de RODRIGUES, 2009).

Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) são responsaveis pelo surgimento de novas formas de acesso ao conhecimento e devem ser encaradas como uma atualização frente aos nossos desafios.
II. O que dificulta um pouco esse processo e a pequena expansao da difusao da banda larga.

A respeito dessas Asserções, assinale a opção CORRETA;

A asserção I e uma proposição verdadeira, e a II e uma proposição falsa.

A asserção I e uma proposição falsa, e a II e uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas. 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a uma justificativa da I 

As asserções I e II são proposiçoes verdadeiras, mais a II não e uma justificativa da I 


Gabarito:
"A asserção I e uma proposição verdadeira, e a II e uma proposição falsa".




A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial.

LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).

O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura:



a. incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.

b. constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.


c. valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação.


d. banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.


e. representa uma modalidade de cultura pós-moderna de liberdade de comunicação e ação.





























Democracia, Ética e Cidadania - ED - SIMULADO GERAL

Simulado Geral Questã...