sábado, 14 de abril de 2018

Empreendedorismo U2

U2S1 - Atividade Diagnóstica






Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A oportunidade é uma situação ou circunstância oportuna e favorável para alguém realizar algo. Parece simples na sua definição, mas é complexa na sua aplicação. Para encontrar essa situação favorável, é preciso ser criativo e ter boas ideias que podem ser transformadas em negócios.

Nesse contexto, leia as três afirmativas a seguir:

I. Lembre-se de que ter uma boa ideia e transformá-la um uma oportunidade de negócio que pode ser lucrativo é a primeira etapa do processo empreendedor, sendo esse um caminho simples, que não exige muitos esforços a não ser o de se ter a ideia certa no momento certo.
II. Após ter a ideia é preciso fazer uma pesquisa sobre o mercado para verificar se o seu produto ou serviço tem espaço para ser vendido pelo preço que você pretende, detalhando todos os custos envolvidos para verificar se existe perspectiva de lucro e quantificar esse resultado.

III. É um erro comum e prejudicial ao futuro empreendedor quando este tem uma ideia, se dedica a desenvolvê-la criando o produto ou serviço e só depois vai se preocupar em checar se é possível vendê-lo.

No que se refere à oportunidade, é correto o que se afirma:
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Aponte a alternativa que contenha a correta denominação do procedimento de introdução, com êxito, no mercado, de produtos, serviços, processos, métodos e sistemas que não existiam anteriormente ou que contenham alguma característica nova e diferente da até então em vigor.
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

“A palavra criatividade se originou dos termos creatus e creare, que, em latim, significam a ________________________________.”

Escolha a alternativa que preencha corretamente a lacuna da sentença anterior sobre criatividade.
Escolha uma:
 Correto

U2S1 - Atividade de Aprendizagem






Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

_______________________ consiste em identificar e calcular os riscos envolvidos no negócio, comprovando que houve um casamento entre ideia e oportunidade e que o negócio é viável e pode ser edificado, pois as chances de sucesso serão grandes. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna da sentença:
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Indique a alternativa que justifique o porquê frequentemente vemos a imagem de uma lâmpada associada à geração de uma ideia:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A ____________ é o processo de estimular a _____________ para gerar ou agregar valor de novas maneiras, por meio de novos produtos, serviços e negócios, em outras palavras, ___________ é o resultado da soma da ____________ (novas ideias) mais as ações que produzam resultados favoráveis para a empresa.

Escolha a alternativa que preencha corretamente e respectivamente as lacunas da sentença acima.
Escolha uma:
 Correto

U2S2 - Atividade Diagnóstica






Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Amanda e Jéssica estavam discutindo sobre as diferenças entre um modelo de negócio e um plano de negócios.

I. O modelo de negócios se caracteriza pelo seu nível de detalhamento e por já ter sido testado e validado, porém ainda existem incertezas, por isso ele se difere do plano de negócios.

II. O modelo de negócios é realizado na fase inicial do projeto, identificando imediatamente a proposta de geração de valor, enquanto o plano de negócios levanta questões para serem validadas.

III. O plano de negócios oferece respostas para as perguntas levantadas no modelo de negócio, aprofundando o nível de detalhamento dos dados de mercados.

Assinale a alternativa que corresponda a veracidade das falas delas sobre essas diferenças.
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Escolha a alternativa que define corretamente um modelo de negócios.
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Marque a alternativa que contenha a pergunta correta relacionada aos seguintes três blocos do quadro do modelo Canvas: Principais parceiros, atividades principais e recursos principais.
Escolha uma:
 Correto

U2S2 - Atividade de Aprendizagem






Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A modelagem de negócios Canvas é realizada por meio de um quadro dividido em blocos. Marque a alternativa que contenha o número correto de blocos que faz parte desse quadro:
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Registre a alternativa que se refere ao bloco, ou conjunto de blocos, do quadro Canvas associados à pergunta COMO:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Um modelo de negócios consiste na descrição lógica do processo de criação, entrega e captura de valor de um novo empreendimento. Indique a alternativa que descreva as duas principais características da metodologia de modelagem de negócios Canvas:
Escolha uma:
 Correto

U2S3 - Atividade Diagnóstica






Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Para levantar o perfil do cliente e da concorrência é recomendável que o empreendedor ou o intraempreendedor realize uma pesquisa de marketing. Para tanto, é imprescindível que se respeite e execute cinco etapas.

I. Fazer o planejamento da pesquisa que será aplicada.

II. Registrar os resultados em um relatório

III. Definir o problema que a pesquisa pretende resolver e os objetivos que se pretende atingir.

IV. Coletar os dados.

V. Analisar e interpretar os dados levantados.
Indique a alternativa que corresponda a ordem correta de execução de cada uma dessas cinco etapas.
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Assinale a alternativa que defina o termo segmento de mercado.
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Escolha a alternativa que corresponda respectivamente à definição de cada um dos três seguintes conceitos:

I. Market share; II. Serviço e III. Bem

X. É uma ação, esforço ou desempenho que satisfaça uma ou mais necessidades dos consumidores e não possuem substâncias físicas.

XX. É a parcela de mercado que uma empresa ou produto ocupa em relação aos seus concorrentes em função do mercado total.

XXX. É um objeto, artefato ou dispositivo composto por substâncias físicas, oferecido por uma organização para satisfazer uma ou mais necessidades dos seus consumidores.
Escolha uma:
 Correto

U2S3 - Atividade de Aprendizagem






Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Após a definição dos objetivos de uma pesquisa de mercado, a próxima etapa é elaborar ________________, momento em que são definidos e registrados os seus objetivos, as perguntas que deverão ser respondidas ao final da pesquisa, os envolvidos nesse processo (pesquisadores, entrevistadores, público-alvo respondente), os recursos necessários para a realização da pesquisa, o tipo de metodologia de pesquisa que será adotado e o cronograma considerando as atividades e os prazos a serem seguidos. Indique a alternativa que complete a lacuna:
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Após a definição do que vender, seja um produto ou um serviço, o próximo passo do empreendedor é ____________, o que significa dividi-lo em pequenos grupos, tendo como premissa que o mercado total é formado por grupos, diferentemente caracterizados, e que cada um desses grupos, com características afins e semelhantes, forma um ____________.

Assinale a alternativa que contenha as duas palavras que preencham as lacunas corretamente:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Quando um segmento é subdividido, a estratégia de marketing pode ser direcionada para atender uma parcela de clientes com um conjunto de necessidades específicas que ainda não estão sendo atendidas. Esse processo de subdivisão de segmento é muito utilizado para identificar _____________.
Escolha uma:
 Correto

U2S4 - Atividade Diagnóstica






Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

O plano de negócios será alvo de apreciação e leitura por muitas pessoas: clientes, fornecedores, financiadores, sócios, investidores, funcionários e prestadores de serviços. Em virtude dessa variedade de leitores, o plano de negócios pode, depois de finalizado, ser readaptado e dar ênfase a algum dos seus aspectos dependendo do leitor.

Indique a alternativa que denomina o capítulo adequado onde devem constar as informações necessárias para os leitores do plano que serão agentes de fomento e financiamento do empreendimento.
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Berenice e Fausto estavam conversando sobre a importância de elaborar um plano de negócios antes de se iniciar um empreendimento. Identifique a alternativa correta em relação ao diálogo deles descrito a seguir:

I. O plano de negócios funciona como um cartão de visitas para levantar fundos com sócios, investidores e financiadores, sendo um documento dispensável para se conseguir aporte de capital.

II. O plano de negócios facilita o relacionamento com os clientes e com os fornecedores, transmitindo confiança e facilitando o processo de venda e de compra de insumos.

III. O plano de negócios é um excelente ponto de partida para convencer profissionais a trabalharem no novo empreendimento, pois ele fornecerá a real perspectiva de crescimento profissional e também orientará os trabalhadores na execução das suas atividades.
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Marque a alternativa que descreve a real necessidade de o empreendedor elaborar um plano de negócios.
Escolha uma:
 Correto

U2S4 - Atividade de Aprendizagem






Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Analise as afirmações sobre o plano de negócios a seguir, assinalando V, para verdadeiro, e F, para falso:

I. O plano de negócios não tem utilidade para registrar a previsão do lucro e do crescimento de um empreendimento, assim como as necessidades estratégicas, financeiras e operacionais.

II. O plano de negócios reúne dados suficientes para que o empreendedor possa decidir sobre o que fazer com o desperdício de dinheiro causado pelo método de tentativa e erro comumente usado por empreendedores.

III. O plano de negócios é mais do que um cartão de visitas para levantar fundos com sócios, investidores e financiadores; é um documento indispensável e obrigatório para conseguir aporte de capital.

IV. O plano de negócios facilita o relacionamento com os clientes e com os fornecedores, transmitindo confiança e contribuindo para o processo de venda e de compra de insumos.

Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

O termo “Player”, em inglês, significa “jogador”, porém, ele apresenta um significado específico no contexto do mundo dos negócios. Indique a alternativa que descreva corretamente esse significado nesse contexto:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Marque a alternativa que defina um plano de negócios:
Escolha uma:
 Correto

U2 - Avaliação da Unidade






Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Texto-base: ____________ é um documento no qual o empreendedor inicia o desenvolvimento do seu negócio de modo a tornar a sua ideia tangível e passível de avaliação, auxiliando-o a estruturar e unificar os diversos elementos necessários para dar continuidade ao processo empreendedor.

Enunciado: Marque a alternativa que preencha corretamente a lacuna da sentença acima.
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Texto-base: O gerente de uma empresa estatal tomou a decisão de empreender e montar uma paleteria (paleta é um sorvete mexicano) quando percebeu que essa iguaria caiu no gosto do brasileiro, por ser saborosa e saudável, e que as pessoas estavam dispostas a adotar a paleta mexicana como sobremesa.

Enunciado: Indique a alternativa que contenha a correta denominação da razão da identificação dessa oportunidade.
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Texto-base: Para levantar o perfil do cliente e da concorrência, é recomendável que o empreendedor ou o intraempreendedor realize uma pesquisa de marketing. Para tanto, é imprescindível que sejam respeitadas e executadas cinco etapas.

Enunciado: Indique a alternativa que corresponda à ordem correta de execução de cada uma dessas cinco etapas.

I. Fazer o planejamento da pesquisa que será aplicada.

II. Registrar os resultados em um relatório

III. Definir o problema que a pesquisa pretende resolver e os objetivos que se pretende atingir.

IV. Coletar os dados.

V. Analisar e interpretar os dados levantados.
Escolha uma:
 Correto

Questão 4

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Texto-base: A criatividade e a inovação são mais constantes na presença da estimulação correta e menos constante ou nula em outras situações. Diante do exposto, pode-se dizer que o fenômeno zona de conforto influencia o processo de inovação e criatividade.

Enunciado: Marque a alternativa que expresse a realidade das três sentenças abaixo sobre zona de conforto.

I. Trata-se de um antídoto para o veneno causado pelo processo criativo; evitar a zona de conforto pode elevar os riscos das coisas darem errado.

II. Trata-se daquela situação em que uma pessoa fica satisfeita com a realidade atual e então se acomoda.

III. Trata-se de procurar sempre um modo mais eficiente de fazer as coisas (mais barato, mais rápido, com melhor qualidade).
Escolha uma:
 Correto

Questão 5

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Texto-base: Marília e Vitório estavam conversando sobre as diferenças entre um modelo de negócio e um plano de negócios, conforme diálogo abaixo:

I. O modelo de negócios se caracteriza pelo seu nível de detalhamento e por já ter sido testado e validado, porém ainda existem incertezas, por isso ele se difere do plano de negócios.

II. O plano de negócios oferece respostas para as perguntas levantadas no modelo de negócio, aprofundando o nível de detalhamento dos dados de mercados.

III. O modelo de negócios é realizado na fase inicial do projeto, identificando imediatamente a proposta de geração de valor, enquanto o plano de negócios levanta questões para serem validadas.

Enunciado: Assinale a alternativa que corresponda à veracidade das falas deles sobre essas diferenças.
Escolha uma:
 Correto

Democracia, Ética e Cidadania - ED - SIMULADO GERAL

Simulado Geral Questã...