segunda-feira, 16 de abril de 2018

Planejamento Estratégico U2

U2S1 - Atividade Diagnóstica










Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A análise do ambiente externo é a etapa inicial do processo de planejamento estratégico e tem como objetivo descobrir informações que serão usadasna segunda etapa de estabelecimento das diretrizes organizacionais e definição dos objetivos. O ambiente geral é composto por cinco componentes, quais sejam: demográfico, econômico, sociocultural, político/legal e tecnológico.

Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I- O objetivo da análise do ambiente geral é identificar, se possível, com antecedência, os elementos externos que afetam ou podem vir a afetar um setor como um todo ou somente algumas organizações.

PORQUE

II- O componente demográfico contempla basicamente as características da população.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Por meio da Análise da Indústria pode-se identificar a força mais forte (ou as forças) que determina(m) a rentabilidade e é (são) referência para a formulação da estratégia. O contexto exposto diz respeito ao ambiente:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A análise do ambiente geral, formado por cinco componentes, permite identificar os elementos externos que afetam ou podem vir a afetar um setor como um todo ou somente algumas organizações.

Associe os componentes do ambiente geral, relacionados na coluna à esquerda, aos seus respectivos elementos, apresentados na coluna à direita. A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.
Escolha uma:
 Correto

U2S1 - Atividade de Aprendizagem






Iniciado emsegunda, 16 Abr 2018, 16:36
EstadoFinalizada
Concluída emsegunda, 16 Abr 2018, 16:42
Tempo empregado6 minutos 3 segundos

Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

O Modelo de Análise da Indústria contempla as cinco principais forças que podem afetar a estrutura e, consequentemente, as empresas de um determinado setor.

Com base no Modelo das Cinco Forças, avalie as afirmações a seguir.

I. A estrutura do setor permite determinar a rentabilidade do setor a médio e longo prazo.

II. Quando os produtos das empresas de um setor não têm diferenciação os compradores têm um alto poder de barganha.

III. Quando há poucos compradores para os produtos das empresas de um setor os compradores têm um baixo poder de barganha.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A rivalidade entre concorrentes permite determinar quanto do valor criado pelas empresas do setor será dispendido por elas na disputa pelo mercado.

Assinale a opção que indica uma característica do setor em que a intensidade da competição é maior.
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A ameaça de entrada de novas empresas (Entrantes) em um setor depende das barreiras à entrada, isto é, as vantagens que as empresas estabelecidas no setor possuem em relação aos novos concorrentes.

Assinale a opção que indica uma barreira de entrada em um setor:
Escolha uma:
 Correto


Faça valer a pena

1. A análise do ambiente externo caracteriza-se por elementos indiretos ao ambiente competitivo da organização, sobre os quais as organizações não têm controle. A análise do ambiente externo é a etapa inicial do processo de planejamento estratégico e tem como objetivo gerar informações para se fazer um diagnóstico da situação do ambiente.
Sobre a análise do ambiente geral, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) Caracteriza-se por elementos indiretos ao ambiente competitivo da organização.
( ) As organizações têm controle sobre as mudanças do ambiente externo.
( ) Permite à organização identificar suas forças e fraquezas em relação às empresas concorrentes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V – V – V.
b) V – V – F.
c) V – F – F.
d) F – V – V.
e) F – F - V.

2. A análise deste ambiente é composta por elementos que apresentam implicações mais diretas e imediatas à organização.
O conceito exposto acima diz respeito a análise do:

a) Ambiente geral.
b) Ambiente setorial.
c) Ambiente regulatório.
d) Ambiente econômico.
e) Ambiente microeconômico.

3. A análise do ambiente externo pode ser subdividida em análise do ambiente geral e análise do ambiente setorial. O aspecto demográfico é um dos cinco componentes do ambiente geral.
Assinale a opção que descreve um elemento que compõe o aspecto demográfico.

a) Taxas de inflação.
b) Crenças e estilo de vida.
c) Tamanho e taxa de crescimento da população.
d) Geração de inovações e aplicação de conhecimento.
e) Leis de defesa da concorrência, leis trabalhistas e tributárias

U2S2 - Atividade Diagnóstica






Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Complete as lacunas da sentença a seguir.

A competência essencial é o conjunto de habilidades e tecnologias que a organização domina e que lhe permite atingir desempenhos superiores aos dos _____, agregando _____ aos clientes e criando _____.

Assinale a alternativa com a sequência de termos que preenchem corretamente os espações da afirmação anterior:
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

De acordo com Barney (2007), o modelo VRIO (Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização) é uma ferramenta que permite avaliar se um conjunto de recursos e capacidades cria uma vantagem competitiva sustentável. Sobre o modelo VRIO, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Um recurso tem valor quando permite a uma empresa explorar uma oportunidade externa ou neutralizar uma ameaça externa.

( ) Um recurso é raro quando não permite que haja uma dinâmica de competição perfeita, mesmo que outras empresas possuam esse recurso em pequena quantidade.

( ) Os recursos são difíceis de imitar ou imperfeitamente imitáveis quando as empresas que não possuem um determinado recurso ou uma capacidade podem obtê-lo ou desenvolvê-lo no curto prazo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de indicações, de cima para baixo:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A Visão Baseada em Recursos (VBR) permite estudar as forças e fraquezas de uma organização. O modelo VBR permite determinar se seus recursos, capacidades e competências essenciais são fontes de vantagem competitiva.

Com base na VBR, avalie as afirmações a seguir.

I. As capacidades baseiam-se especificamente nas máquinas e nos equipamentos.

II. Os recursos são ativos tangíveis e intangíveis que a empresa controla.

III. As capacidades de uma organização derivam das interações entre os recursos tangíveis e intangíveis.

É CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:

Correto

U2S2 - Atividade de Aprendizagem






Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A Sony possui uma vantagem competitiva no mercado de eletrônicos devido a sua capacidade de oferecer aos clientes portabilidade de sua linha de produtos, a miniaturização de seus produtos inovadores. Fonte: Adaptado de: <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/voce-sabe-o-que-e-competencia-essencial/63873/>. Acesso em: 13 dez. 2105.

O conceito exposto acima diz respeito ao conceito de:
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

É o conjunto de atividades que são realizadas para levar um produto ou serviço da matéria-prima ao ponto em que pode ser vendido para o consumidor final.

O conceito exposto acima diz respeito a:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

De acordo com o conceito de cadeia de valor, estão relacionadas à logística de entrada, à fabricação do produto ou à prestação do serviço, à logística de entrega do produto, às atividades de comercialização e ao serviço pós-venda.

O conceito exposto acima diz respeito as atividades:
Escolha uma:
 Correto



Faça valer a pena

1. Podem ser definidos como ativos tangíveis e intangíveis que a empresa controla e que fazem parte das entradas no processo de produção da organização.
O conceito exposto acima diz respeito a:

a) Recurso.
b) Diferencial.
c) Capacidade.
d) Competência.
e) Vantagem competitiva.


2. Derivam das interações entre os recursos tangíveis e intangíveis em uma organização e baseiam-se nas informações e no conhecimento retido pelo capital humano da organização.
O conceito exposto acima diz respeito a:

a) Recurso.
b) Capacidade.
c) Competência.
d) Homogeneidade.
e) Heterogeneidade.

3. Complete as lacunas da sentença a seguir:
O modelo da Visão Baseada em Recursos baseia-se em duas suposições fundamentais sobre recursos e capacidades: _____ e _____.

Assinale a alternativa correta
a) Homogeneidade - mobilidade dos recursos.
b) Heterogeneidade - imobilidade dos recursos.
c) Heterogeneidade - mobilidade dos recursos.
d) Heterogeneidade - mobilidade das competências.
e) Homogeneidade - imobilidade das competências.

U2S4 - Atividade Diagnóstica



Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A matriz de Ansoff é formada pelo cruzamento das colunas de Produtos Novos e Existentes com as linhas de Mercados Novos e Existentes, gerando quatro possibilidades de estratégias de crescimento. Com base nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Na estratégia de penetração de mercado, a empresa procura aumentar o uso dos produtos atuais em novos mercados.

II. Na estratégia de desenvolvimento de produtos, a empresa busca crescer no mercado em que já atua, mas com novos produtos ou linhas de produtos.

III. A diversificação considera o lançamento de novos produtos ou linhas de produtos em novos mercados onde a empresa ainda não atua.

É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Por meio da análise das informações geradas pelas matrizes BCG e de Ansoff, a empresa pode definir seus objetivos organizacionais. Assinale a alternativa CORRETA com relação à definição de objetivos.
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Complete as lacunas da sentença a seguir.

“A Matriz BCG permite à organização analisar se seu portfólio de produtos está em equilíbrio, ou seja, se há produtos ou unidades de negócios ___________ que geram caixa para suportar investimento em produtos __________ ou __________”.

Agora assinale a alternativa com a sequência CORRETA de termos que preenchem os espaços:
Escolha uma:

Correto


U2S4 - Atividade de Aprendizagem



Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A matriz de Ansoff, conhecida também como matriz de Produto e Mercado permite identificar oportunidades de crescimento.

Sobre a matriz de Ansoff, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) É formada pelo cruzamento de Produtos Novos e Existentes com Produtos Antigos e Descontinuados.

( ) Apresenta quatro possibilidades de estratégias de crescimento.

( ) Na estratégia de Penetração de Mercado a empresa procura aumentar o uso dos produtos em linha nos mercados em que já atua.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Após analisar as tendências do ambiente, analisar o equilíbrio do portfólio de produtos e avaliar as oportunidades de crescimento, a organização pode definir os objetivos organizacionais.

Sobre a Definição dos Objetivos, marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) Ocorre na Etapa 2 do Planejamento Estratégico.

( ) Compreende exclusivamente a definição dos objetivos para o nível corporativo.

( ) Os objetivos organizacionais podem mudar à medida que o ambiente externo ou interno muda.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A Grow é uma empresa brasileira líder no segmento de jogos tradicionais, que cresce a uma taxa inferior à média do mercado de brinquedos. A Grow entrou no segmento de bonecos e bonecas de tecido, como Baby Mônica, Snoop, Nemo etc. A empresa possui uma participação de mercado muito pequena nesse segmento, que cresce a uma taxa superior à média do mercado de brinquedos. Fonte: adaptado de: <http://www.lojagrow.com.br/sobre>. Acesso em: 23 dez. 2015.

Tomando como referência a matriz BCG, sobre os segmentos de jogos e de bonecas e bonecos de tecido da Grow, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) O segmento de jogos da Grow encontra-se no quadrante Vaca Leiteira e gera caixa para investir no segmento de bonecas e bonecos de tecido.

( ) O segmento de bonecas e bonecos de tecido da Grow encontram-se no quadrante Abacaxi e geram caixa para investir em jogos.

( ) Os segmentos de jogos da Grow encontram-se no eixo horizontal da matriz de mercados que apresentam um crescimento inferior ao da média de mercado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
 Correto


Faça valer a pena

1. O planejamento estratégico é um processo gerencial que compreende a realização de basicamente cincos etapas: (1) controle estratégico; (2) formulação da estratégia; (3) implementação da estratégia; (4)estabelecimento da diretriz organizacional; e (5) análise do ambiente.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA da sequência de etapas do planejamento estratégico.

a) 4 – 3 – 2 – 5 – 1
b) 5 – 3 – 4 – 2 – 1
c) 5 – 4 – 3 – 2 – 1
d) 4 – 5 – 4 – 3 – 1
e) 5 – 4 – 2 – 3 – 1


2. A missão da empresa de fogões Dako é atender ao público de pessoas entre 25 e 60 anos das classes C e D, com produtos de qualidade e preços acessíveis (Fonte: Adaptado de <www.mundodomarketing.com.br>. Acesso em: 16 nov. 2015).
O contexto exposto diz respeito a qual etapa do processo de planejamento estratégico?

a) Controle estratégico.
b) Análise do ambiente.
c) Formulação da estratégia.
d) Implementação da estratégia.
e) Estabelecimento da diretriz organizacional.

3. Complete as lacunas da sentença a seguir.
Por meio da análise do ambiente externo, a organização pode identificar as _____ e _____ do ambiente competitivo, e por meio da análise do ambiente interno pode identificar suas _____ e _____ em relação às empresas concorrentes.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) Ameaças – oportunidade – forças – fraquezas.
b) Ameaças – forças – oportunidades – fraquezas.
c) Ameaças – fraquezas – forças – oportunidades.
d) Oportunidades – forças – ameaças – fraquezas.
e) Oportunidades – fraquezas – ameaças – forças.

U2 - Avaliação da Unidade



Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Texto-base: A análise do ambiente externo é a primeira etapa do processo de Planejamento Estratégico e compreende a análise dos ambientes geral e setorial.

Enunciado: Nesse contexto, como se caracterizam os ambientes geral e setorial?
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Texto-base: A competência essencial caracteriza-se pelo conjunto de habilidades e tecnologias que a organização domina e que lhe servem de base para geração de benefícios para os clientes. Com base nas competências essenciais, as organizações atingem desempenhos superiores aos dos competidores, agregando valor aos clientes e criando vantagens competitivas.

Enunciado: Para que uma vantagem competitiva seja sustentável basta que:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Texto-base: A matriz BCG é dividida em dois eixos: taxa de crescimento do mercado (eixo vertical) e taxa de participação relativa no mercado (eixo horizontal), que formam quatro quadrantes: Ponto de Interrogação; Estrela; Vaca Leiteira; e Abacaxi. A composição da distribuição dos produtos ou unidades de negócios pelos quatro quadrantes auxilia a tomada de decisão sobre em quais marcas ou produtos alocar seus recursos.

Enunciado: No que diz respeito às inter-relações entre os dois eixos dos quadrantes Ponto de Interrogação, Estrela, Vaca Leiteira e Abacaxi, é CORRETO afirmar que:
Escolha uma:
 Correto

Questão 4

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A Matriz de Ansoff é formada pelo cruzamento das colunas de Produtos Novos e Existentes com as linhas de Mercados Novos e Existentes, gerando quatro possibilidades de estratégias de crescimento: penetração de mercado; desenvolvimento de produtos; desenvolvimento de mercado; e diversificação.

As estratégias de crescimento da Matriz de Ansoff apresentam como característica principal:
Escolha uma:
 Correto

Questão 5

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Texto-base: A análise SWOT é uma ferramenta que auxilia no diagnóstico dos ambientes externo e interno, e é estruturada em uma matriz com quatro regiões: oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.

Enunciado: A análise SWOT auxilia no diagnóstico dos ambientes externo e interno e permite relacionar:
Escolha uma:
 Correto








































Democracia, Ética e Cidadania - ED - SIMULADO GERAL

Simulado Geral Questã...