Campabell, Huxman Burkholder fazem uma longa descrição de técnicas de oratória e também elementos importantes para construir uma boa argumentação, inclusive em textos escritos, em um trabalho intitulado "Atos de Retórica".
Em relação as atitudes centrais que os autores ensinam como técnicas que envolvem apresentações orais, analise as afirmativas a seguir.
I. Escolher o tema.
II. Pesquisar sobre o tema.
III. Realizar resumo do tema.
IV. Detalhar partes da pesquisa.
V. Preparar-se para apresentação.
VI. Organizar os Materiais.
Em meio ao contexto apresentado, assinale a alternativa que apresenta as 4 atitudes centrais que os autores ensinam como técnicas que envolvem apresentações orais.
Escolha uma:
A Resposta correta é: I, II, V e VI.
I. Escolher o tema.
II. Pesquisar sobre o tema.
V. Preparar-se para apresentação.
IV. Organizar os materiais.
I. Escolher o tema.
II. Pesquisar sobre o tema.
V. Preparar-se para apresentação.
IV. Organizar os materiais.
Se deseja ser bem-sucedido, seja como um engenheiro, administrador, advogado, legislador, professor, profissional de saúde, empresário ou artista, só para citar algumas áreas, você deve ser bom em pensar, falar e escrever de forma crítica, também precisa apresentar discursos articulados, fazendo a elaboração de ensaios analíticos e pesquisando em relatórios de estratégia. Seus atos retóricos, se produzidos e executados estrategicamente, serão a preparação para a escolha de uma carreira de sucesso.
CAMPBELL, Karlyn Kohrs; HUXMAN, Susan Schultz; BURKHOLDER, Thomas R. Atos de retórica - para pensar, falar e escrever criticamente. Tradução técnica de Marilene Santana dos Santos Garcia. 5 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015, p. XVIII.
Para que uma apresentação oral tenha sucesso, os autores Campbell, Huxman e Burkholder (2015) defendem quatro atitudes centrais, como um passo a passo:
1. Organizar os materiais – O apresentador deve delimitar o tema a ser abordado, considerando a relevância das informações para o público-alvo da apresentação.
2. Pesquisar sobre o tema – O apresentador deve verificar a confiabilidade das fontes de pesquisa sobre o tema, para garantir um levantamento eficiente de informações.
3. Preparar a sua apresentação – O apresentador deve utilizar marcas de transição entre os assuntos abordados e recursos visuais adequados ao tema.
4. Escolher o tema – O apresentador deve ter domínio do tema, cuja abordagem deve partir de sua experiência pessoal, no intuito de estabelecer empatia com a plateia.
Assinale a opção que representa a ordem correta do passo a passo:
Escolha uma:
Alternativa Correta: 4 – 2 – 1 – 3.
A questão retoma a obra "Atos de retórica" e as atitudes recomendadas por Campbell, Huxman e Burkholder (2015), e propõe ao aluno a correta ordenação do passo a passo, qual seja: Escolher o tema; Pesquisar sobre o tema; Organizar os materiais; e Preparar a sua apresentação.
Campbell, Huxman e Burkholder (2015) recomendam algumas diretrizes para aspectos verbais e não-verbais de uma apresentação. São elas:
1. Aparência: vista-se de modo simples, sem exageros, e de modo que fique confortável para movimentar-se.
2. Expressão facial: demonstre as emoções, evitando a expressão impassível (que demonstra desinteresse)
3. Postura: deve ser em pé e ereta, pois infunde energia ao discurso, ajuda na projeção e transmite confiança.
4. Gestos: mantenha gestos naturais, faça-os perto do corpo e os mantenha na altura da cintura. Evite gestos inúteis e repetitivos.
5. Contato visual: olhe diretamente para o público para estabelecer envolvimento e prender a atenção.
6. Movimento: mova-se entre pontos da sala (passeios de transição), pois isso auxilia na organização do discurso e ajuda a aliviar a tensão, mantendo também a atenção do público.
7. Ritmo: a velocidade com que se fala deve ser alterada ao longo de toda a apresentação (rápido, lento e moderado).
8. Volume: deve-se ajustar o volume da voz ao tamanho e à acústica da sala. Também pode ser alterado para dar ênfase.
9. Entonação: a entonação também deve ser alterada ao longo da apresentação para que ela não fique monótona, ou seja, no mesmo tom.
10. Enunciação: envolve a pronúncia e a articulação. As palavras devem ser pronunciadas de maneira clara, sem cortes ou abreviações.
11. Pausa dramática: trata-se de um momento de silêncio estratégico. Pode ser usada depois de uma pergunta retórica, como forma de transição ou para encerrar um pensamento.
Em meio ao contexto apresentado, assinale a única alternativa que apresenta a informação correta.
Escolha uma:
Alternativa Correta: As diretrizes de 1 a 6 correspondem a aspectos não-verbais; e as diretrizes 7 a 11 correspondem a aspectos verbais de uma apresentação oral.
A questão propõe a reflexão sobre quais seriam aspectos verbais e não-verbais de uma apresentação oral, considerando o quadro proposto por Campbell, Huxman e Burkholder (2015) e também o conhecimento de mundo do aluno. Os aspectos verbais são aqueles relacionados ao ritmo, ao volume, à entonação e à enunciação da fala, além da pausa dramática. Os demais aspectos, não-verbais, também são muito importantes de serem observados por todas as pessoas que preparam uma apresentação oral.
Ensinar língua oral deve significar para a escola possibilitar acesso a usos da linguagem mais formalizados e convencionais, que exijam controle mais consciente e voluntário da enunciação, tendo em vista a importância que o domínio da palavra pública tem no exercício da cidadania.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 67.
A respeito dos gêneros orais seminário e debate, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O seminário deve ser considerado como uma oportunidade para o aluno desenvolver e ampliar suas habilidades de expressão oral.
( ) Os softwares de apresentação, como o PowerPoint e o Prezi, são ferramentas que substituem o apresentador, pois são autogerenciadas.
( ) O handout é um elemento presente nos debates acadêmicos, contendo os principais argumentos discutidos.
( ) O debate bem mediado representa uma oportunidade para se ampliar a visão a respeito de um determinado tema, polêmico ou não.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
Alternativa Correta: V – F – F – V.
A questão versa a respeito de dois importantes gêneros orais presentes na vida acadêmica dos estudantes, o seminário e o debate, e por isso é tão importante saber a importância de cada um. Enquanto o seminário permite ao aluno desenvolver suas habilidades de expressão oral, o debate permite o aperfeiçoamento da argumentação. Já os softwares de apresentação, como PowerPoint e Prezi, são ferramentas importantes para o apresentador, mas não o substituem. Além disso, o handoutapresenta as principais informações de uma apresentação, e normalmente é entregue à turma, na ocasião de um seminário acadêmico, em sala de aula.
Quais são os elementos da Oralidade que podem comprometer a escrita formal?
I. Uso do pronome pessoal.
II. Uso de marcadores convencionais.
III. Uso de reduções.
IV. Substituição de Oração adjetiva.
A partir das afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas a afirmativa III está correta.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Para que uma boa apresentação Oral ocorra com sucesso, devemos utilizar a técnica básica para nos sairmos bem e, para essa etapa da preparação da apresentação, é valido levar em consideração as asserções a seguir:
I. Limpeza do ambiente.
II. Anotações.
III. Treinamentos.
IV. Nunca usar imagens.
V. Controle do tempo.
Em relação a apresentação oral, é correto o que se considera em:
Escolha uma:
Resposta correta é II, III e V, apenas.
Apresentação Oral pode ser aprendida para isso exitem algumas técnicas que devemos estudar para e algumas delas são anotações realizar muitas anotações para futuro estudo e compreensão do tema, treinar bastante é essencial e controlar o tempo de apresentação e fala.
Para a apresentação oral umas das mais importantes atitudes é escolher muito bem o tema que será abordado. Pensando sobre o que é preciso analisar para escolher um bom tema para uma apresentação oral, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Escolher o tema pelas pesquisas publicadas.
( ) Dominar o tema escolhido.
( ) Utilizar experiências e conhecimentos pessoais.
( ) Buscar fontes da internet de qualquer tipo de site.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta.
Escolha uma:
Resposta correta: F – V – V – F.
Para a apresentação oral umas das mais importantes atitudes é escolher muito bem o tema que será abordado.
( F ) Escolher o tema pelas pesquisas publicadas. (Nem sempre é uma boa opção, pois podemos entrar em um assunto com uma constate mudança e variáveis isso poderia se tornar mais difícil).
( V ) Dominar o tema escolhido. (Essencial ter um bom conhecimento do tema que será abordado, falar com propriedade no assunto torna a apresentação mais confiante e de qualidade).
( V ) Utilizar experiências e conhecimentos pessoais. (É sempre bom ter exemplos de experiencias e conhecimentos pessoais, isso faz com que o publico se interesse pelo assunto e tenha mais atenção pelo tema).
( F ) Buscar fontes da internet de qualquer tipo de site. (Não é recomendado em hipótese nenhuma o uso de informações não confiáveis da internet isso pode destruir sua apresentação, pois a plateia gosta de ver fatos reais o quanto mais seguro suas informações forem mais seguro será o sucesso de dua apresentação, por isso busque sempre informações de fontes confiáveis).
Dentre os vários problemas enfrentados no meio organizacional, as dificuldades com a comunicação é um dos mais comuns. Por exemplo: uma reunião de feedback na qual o colaborador não aceita as críticas construtivas de seu superior, ou o chefe é muito agressivo no retorno sobre o desempenho do funcionário; um colega que causa irritação com suas brincadeiras — com as quais não sabemos lidar — ou provocações que realizamos e consideramos inocentes, mas geram desconforto nos demais; uma reunião em que não expresso minha opinião por receio, ou na qual fico disperso, incomodando os colegas e atrapalhando o ambiente de trabalho.
No mundo empresarial contemporâneo, a capacidade de se comunicar bem é considerada uma habilidade valiosa. Os fatores para essa valorização são muitos: complexidade social crescente, maciça presença de novos meios de comunicação, equipes de trabalho que mudam a cada projeto, maior contato entre pessoas de diferentes áreas, necessidade de solução de conflitos em ambientes com grande diversidade e muito estresse, entre outros.
Em virtude disso, muitas organizações têm buscado cada vez mais treinamentos focados no desenvolvimento da comunicação de seus profissionais. Técnicas para apresentação em público; comunicação voltada para liderança, ambientes multiculturais e reuniões; e uso de novas tecnologias são tópicos constantemente abordados.
GELIS FILHO, A. e BLIKSTEIN, I. Comunicação assertiva e o relacionamento nas empresas. Gv Executivo, v12, no. 2 jul/dez 2013 pp.28 - 31.
Em relação ao contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A comunicação no ambiente empresarial entre subordinados e superiores apresenta problemas de interpretação que podem gerar conflitos ou mudanças no desempenho dos membros da equipe.
( ) A presença de redes sociais no ambiente de trabalho e crescente complexidade nos meios de comunicação têm causado a mudança frequente de equipes de trabalho, em diferentes projetos.
( ) Entre os problemas de comunicação no mundo empresarial estão: brincadeiras, provocações, falta de foco e estresse que provoca conflitos entre pessoas e reduz a rentabilidade da empresa.
( ) Atualmente as empresas investem em treinamentos para desenvolvimento de habilidades comunicacionais em virtude da crescente complexidade social, econômica e da diversidade de meios de comunicação.
( ) As organizações contratam empresas que oferecem treinamentos para o desenvolvimento de liderança comunicacional o que vem reduzindo os conflitos entre equipes e colaboradores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
Alternativa Correta: V – F – V – V – F.
São verdadeiras: I, III e IV. São falsas a II: porque não há nenhuma referência no texto de que a presença de redes sociais no ambiente de trabalho e crescente complexidade nos meios de comunicação têm causado a mudança frequente de equipes de trabalho, em diferentes projetos; e a V: porque o texto afirma que as empresas têm buscado cada vez mais treinamentos focados no desenvolvimento da comunicação de seus profissionais. Técnicas para apresentação em público; comunicação voltada para liderança, ambientes multiculturais e reuniões; e uso de novas tecnologias são tópicos constantemente abordados
O texto a seguir traz uma orientação para quem quer fazer uma boa apresentação. Leia atentamente e anote a utilidade das dicas que ele traz:
18 táticas para fazer uma grande apresentação como Steve Jobs
Por Época Negócios
Encantado com a capacidade de Steve Jobs tornar o lançamento de qualquer produto um grande evento, o autor norte-americano Carmine Gallo decidiu investigar as técnicas usadas pelo cofundador da Apple para criar apresentações de impacto. As conclusões resultaram no livro 'The presentation Secrets of Steve Jobs - How to be insanely Great in Front of Any Audience' ('Faça como Steve Jobs e realize apresentações incríveis em qualquer situação'), lançado no Brasil pela editora Lua de Papel.
Ficou interessado? A revista Business Insider publicou uma lista com 18 dicas do livro para que qualquer mortal consiga fazer uma apresentação digna de um Steve Jobs. Confira:
1. Faça um planejamento analógico
Nada de perder tempo de cara no Power Point. A melhor estratégia é organizar suas ideias em uma folha de papel, um quadro ou cartões, para só então criar uma apresentação no computador.
2. Responda a pergunta mais importante
"Por que eu deveria me importar com o que está sendo dito?"
3. Desenvolva um propósito messiânico
De onde vem a sua paixão pelo assunto a ser tratado? Transmita essa paixão para a sua audiência.
4. Crie frases como se fossem posts no Twitter
As pessoas não querem ler um grande texto, elas querem ouvir uma história. Seja direto.
5. Desenhe um mapa
Crie uma estrutura de três atos para a sua apresentação, de forma que o público perceba que ela tem começo, meio e fim.
6. Apresente um antagonista
Mostre qual o problema a ser resolvido ou inimigo a ser vencido.
7. Revele o herói
Qual a solução para o problema? Qual a inovação ou novidade que vai levar à vitória?
8. Canalize o seu eu interior
Mantenha toda a apresentação simples, objetiva e minimalista
9. Enfeite seus números
Apresente as estatísticas de um jeito que seja relevante para sua audiência
10.Use palavras incrivelmente velozes
Reveja sua apresentação e edite, edite, edite...
11. Compartilhe o palco
Uma apresentação não deve ser o show de um homem só. Se possível, reveze com outras pessoas.
12. Dê vida a sua apresentação
Adicione vida removendo excessos de explicações e dando exemplos.
13. Revele algo inesperado
Há sempre uma surpresa no fim - uma surpresa planejada.
14. Tenha presença de palco
Domine sua linguagem corporal e faça movimentos que tenham a ver com a apresentação.
15. Faça parecer fácil
Ensaie, ensaie e ensaie.
16. Vista uma roupa adequada
Se vista como o líder que você sonha em se tornar.
17. Fale de forma natural
Uma vez que você ensaiou seu discurso, fale de forma relaxada e natural.
18. Divirta-se
Mesmo se as coisas forem para o lado errado, divirta-se com elas.
Disponível em: http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Carreira/noticia/2012/10/18-maneiras-de-fazer-uma-apresentacao-como-steve-jobs.html. Acessado em: 07.07.2017
Considerando as informações apresentadas no texto, analise as afirmativas a seguir.
I. A plateia que vai assistir demanda um tipo de apresentação específica.
II. A apresentação precisa ser objetiva, ter frases curtas e pautar-se pela clareza.
III. Os textos longos só devem ser usados quando forem objetivos.
IV. A fim de não perder tempo usando softwares de apresentação, a melhor saída é rascunhar no papel.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
Alternativa Correta: II e IV, apenas.
Estão corretas as afirmativas
II – A apresentação precisa ser objetiva, ter frases curtas e pautar-se pela clareza: conforme o próprio texto aconselha: As pessoas não querem ler um grande texto, elas querem ouvir uma história. Seja direto, e
IV – A fim de não perder tempo usando softwares de apresentação, a melhor saída é rascunhar no papel, pois o texto afirma: Nada de perder tempo de cara no Power Point. A melhor estratégia é organizar suas ideias em uma folha de papel, um quadro ou cartões, para só então criar uma apresentação no computador.
A I e a III são falsas porque:
I – A plateia que vai assistir demanda um tipo de apresentação específica: o texto não aborda esse assunto e
III – Os textos longos só devem ser usados quando forem objetivos: na verdade o texto diz o contrário:As pessoas não querem ler um grande texto, elas querem ouvir uma história. Seja direto.
Estão corretas as afirmativas
II – A apresentação precisa ser objetiva, ter frases curtas e pautar-se pela clareza: conforme o próprio texto aconselha: As pessoas não querem ler um grande texto, elas querem ouvir uma história. Seja direto, e
IV – A fim de não perder tempo usando softwares de apresentação, a melhor saída é rascunhar no papel, pois o texto afirma: Nada de perder tempo de cara no Power Point. A melhor estratégia é organizar suas ideias em uma folha de papel, um quadro ou cartões, para só então criar uma apresentação no computador.
A I e a III são falsas porque:
I – A plateia que vai assistir demanda um tipo de apresentação específica: o texto não aborda esse assunto e
III – Os textos longos só devem ser usados quando forem objetivos: na verdade o texto diz o contrário:As pessoas não querem ler um grande texto, elas querem ouvir uma história. Seja direto.