AVALIAÇÃO DA UNIDADE
O que é correto afirmar sobre a Monarquia Absolutista na Europa até sua queda com a Revolução Francesa?
Escolha uma:
A Revolução Industrial trouxe grandes transformações econômicas, políticas e sociais, num primeiro momento à Europa e, posteriormente, para todo o mundo. Apesar disso, trouxe também problemas sociais. Com relação a esta questão, o que é correto afirmar?
Escolha uma:
PUC-RS) O processo histórico de instituição dos direitos fundamentais consistiu primeiramente na conquista das liberdades políticas, o que foi denominado como direitos de primeira geração, tendo como subsídio os valores do liberalismo no período da Revolução Francesa.
Nesse processo, considera-se que a luta travada no ambiente político da época consistia em uma luta de classe:
I. Em busca da afirmação dos direitos individuais.
II. Para impor freios aos poderes absolutistas.
III. Pela afirmação dos direitos sociais.
IV. Pela afirmação do direito à greve.
V. Pela preservação do direito de propriedade.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
(ENADE – Ciências Sociais, 2005) O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento das ciências sociais. As transformações econômicas, políticas e culturais, que se intensificaram a partir dessa época, colocaram problemas inéditos para a humanidade, que experimentava mudanças no Ocidente Europeu. Com referência aos marcos fundadores do pensamento social no Ocidente, assinale a opção correta:
Escolha uma:
Se as inovações tecnológicas modificam o ritmo de vida das pessoas, pode-se dizer que alterações no ritmo das jornadas de trabalho também têm relação com as novas tecnologias?
Assinale a resposta mais adequada de acordo com os nossos estudos nesta Unidade de Ensino:
Escolha uma:
Unidade 1.4
O que é correto afirmar sobre o surgimento das Ciências Sociais?
Escolha uma:
O conhecimento sociológico crítico da sociedade capitalista aparece nos estudos de qual(is) pensador(es)?
Escolha uma:
(TJ/SC, 2011 – Adaptado) O ano de 1968 ficou marcado na história mundial e na do Brasil como um momento de grande contestação da política e dos costumes. O movimento estudantil celebrizou-se não só como protesto dos jovens contra a política tradicional, mas principalmente como demanda por novas liberdades. O radicalismo jovem pode ser bem expresso no lema “é proibido proibir”. Esse movimento, no Brasil, associou-se a um combate mais organizado contra o regime: intensificaram-se os protestos mais radicais, especialmente por parte dos universitários, contra a ditadura. Por outro lado, a linha dura providenciava instrumentos mais sofisticados e planejava ações mais rigorosas contra a oposição. Esse ano também foi marcado pela Decretação do Ato Institucional 5. Sobre o Ato Institucional 5, podemos afirmar que:
Escolha uma:
O Golpe Militar de 1964 suspendeu a democracia e a liberdade de expressão no Brasil por mais de duas décadas. O que é correto afirmar sobre esse período da história brasileira?
Escolha uma:
Qual afirmativa é mais adequada para comentar a frase: “Brasil, ame-o ou deixe-o”, de acordo com nossa situação-problema?
Escolha uma:
Unidade 1.3
No final do século XVIII e durante todo o século XIX aconteceu na Inglaterra a Revolução Industrial. Quais afirmativas são corretas com relação à Revolução Industrial?
I. A primeira Revolução Industrial aconteceu na Grã-Bretanha, com o algodão.
II. A Revolução caracterizou-se pela substituição do trabalho manual e artesanal pela produção através das máquinas e fábricas, melhorando a eficácia da produção, a rapidez e o custo da produção dos produtos.
III. A segunda etapa da Revolução Industrial se deu com inovações industriais com relação ao emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos.
IV. A terceira etapa da Revolução é considerada, por muitos estudiosos, os avanços tecnológicos dos séculos XX e XXI, como o computador, o fax, a engenharia genética, o celular, entre tantos outros.
V. A Revolução Industrial promoveu profundas transformações econômicas e invenções/inovações importantes para o processo de industrialização, que logo expandiram-se para outras sociedades.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
Qual foi a maior contribuição da Revolução Industrial para a consolidação do capitalismo?
Escolha uma:
Com as reações operárias contra os efeitos da Revolução Industrial, surgiram críticos que propunham reformulações sociais para a criação de um mundo mais justo, eram os teóricos socialistas. Entre os vários revolucionários, qual foi o mais célebre teórico socialista, que testemunhou as transformações sociais decorrentes da industrialização e, em suas obras, fez duras críticas ao capitalismo?
Escolha uma:
Quais as principais consequências sociais e humanas da Revolução Tecnológica, período que estamos vivenciando, de acordo com a nossa SP?
Escolha uma:
O crescimento econômico é uma condição relativamente recente na história da humanidade que começou há menos de 300 anos. Quais as três fases de inovação que marcaram essa breve história do crescimento econômico?
Escolha uma:
(ENADE, 2012 - Ciências Econômicas – Adaptada). De acordo com historiadores como Eric Hobsbawn, a Revolução Industrial eclodiu na Inglaterra ao final do século XVIII devido à existência, naquela nação, de condições políticas, sociais e econômicas adequadas.
A respeito de tais condições, avalie as afirmações abaixo.
I. A acumulação primitiva de capitais, fenômeno que ocorre entre os séculos XVI e XVIII, foi fundamental para as grandes transformações econômicas da Revolução Industrial na Inglaterra, ao mobilizar o excedente de capital necessário para financiar a grande transformação socioeconômica da Revolução Industrial.
II. Novas técnicas de produção agrícola permitiram o aumento da produção, da produtividade e racionalização do trabalho no campo. Este processo, além de liberar mão de obra para o setor industrial, tornou possível alimentar uma população não agrícola em rápido crescimento.
III. A superioridade tecnológica e científica inglesa — motivada pelo avanço das ciências naturais e sociais — em relação aos demais potenciais Estados competidores foi o ponto fundamental da Revolução Industrial na Inglaterra.
IV. A divisão do poder político e a constituição de um Estado liberal aprofundou na Inglaterra o desenvolvimento de uma ética burguesa, que pregava o desenvolvimento econômico e a obtenção do lucro.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
UNIDADE 1.2
(CESGRANRIO - adaptada) Na Europa Ocidental, entre os séculos XVI e XVIII, houve diversas mudanças culturais. Assinale a seguir a alternativa que indica uma dessas mudanças:
Escolha uma:
Sobre o processo da Revolução Francesa, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) A Revolução Francesa atingiu apenas alguns países da França, não houve muita violência e logo a burguesia conquistou o poder.
( ) A Revolução foi dividida por um grupo mais radical que espalhou muita violência por toda a França e por outro grupo que temia uma guerra civil.
( ) Muita violência e muito sangue foi derramado através da guilhotina. Muitas cabeças rolaram, inclusive a do Rei Luís XVI.
( ) O grupo de revolucionários, chamados jacobinos, defendia uma atuação radical e durante o período em que estiveram no poder, no desenvolvimento da Revolução Francesa, marcou a fase do terror, utilizando métodos extremos para promoção de suas reformas.
( ) A Revolução Francesa (1789-1799) transformou profundamente as estruturas políticas, econômicas e sociais da Europa e das Américas no final do século XVIII e início do XIX.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
ENADE - Ciências Sociais (2005 - adaptada) A historia da instituição dos direitos fundamentais consistiu primeiramente na conquista das liberdades políticas, sendo denominados como direitos de primeira geração, subsidiados pelos valores do liberalismo no período da Revolução Francesa.
Assim, considera-se que a luta travada no ambiente político da época consistia em uma luta de classes:
I. em busca da afirmação dos direitos individuais.
II. para impor freios aos poderes absolutistas.
III. pela afirmação dos direitos sociais.
IV. pela afirmação ao direito à greve.
V. pela preservação do direito de propriedade.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
(Fuvest) Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas:
Escolha uma:
(FEI) A famosa frase atribuída a Luís XIV: "O Estado sou eu", define:
Escolha uma:
(Unicamp – 1994 – Adaptado). Num panfleto publicado em 1789, um dos líderes da Revolução Francesa afirmava:
"Devemos formular três perguntas:
- O que é Terceiro Estado? Tudo.
- O que tem ele sido em nosso sistema político? Nada.
- O que pede ele? Ser alguma coisa."
(Citado por Leo Huberman, História da riqueza do homem, 1979.)
Assinale a alternativa correta, de acordo com o que se afirma na citação acima:
Escolha uma:
Unidade 1.1
O final da Idade Média é marcado por uma séria crise social, econômica e política - a denominada tríade. O que representou a tríade?
Escolha uma:
Quando a sociedade moderna passa a existir?
Escolha uma:
Quem foi a burguesia na Idade Média?
Escolha uma:
AVALIAÇÃO DA UNIDADE
O que é correto afirmar sobre a Monarquia Absolutista na Europa até sua queda com a Revolução Francesa?
Escolha uma:
A Revolução Industrial trouxe grandes transformações econômicas, políticas e sociais, num primeiro momento à Europa e, posteriormente, para todo o mundo. Apesar disso, trouxe também problemas sociais. Com relação a esta questão, o que é correto afirmar?
Escolha uma:
PUC-RS) O processo histórico de instituição dos direitos fundamentais consistiu primeiramente na conquista das liberdades políticas, o que foi denominado como direitos de primeira geração, tendo como subsídio os valores do liberalismo no período da Revolução Francesa.
Nesse processo, considera-se que a luta travada no ambiente político da época consistia em uma luta de classe:
I. Em busca da afirmação dos direitos individuais.
II. Para impor freios aos poderes absolutistas.
III. Pela afirmação dos direitos sociais.
IV. Pela afirmação do direito à greve.
V. Pela preservação do direito de propriedade.
É correto apenas o que se afirma em:
Nesse processo, considera-se que a luta travada no ambiente político da época consistia em uma luta de classe:
I. Em busca da afirmação dos direitos individuais.
II. Para impor freios aos poderes absolutistas.
III. Pela afirmação dos direitos sociais.
IV. Pela afirmação do direito à greve.
V. Pela preservação do direito de propriedade.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
(ENADE – Ciências Sociais, 2005) O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento das ciências sociais. As transformações econômicas, políticas e culturais, que se intensificaram a partir dessa época, colocaram problemas inéditos para a humanidade, que experimentava mudanças no Ocidente Europeu. Com referência aos marcos fundadores do pensamento social no Ocidente, assinale a opção correta:
Escolha uma:
Se as inovações tecnológicas modificam o ritmo de vida das pessoas, pode-se dizer que alterações no ritmo das jornadas de trabalho também têm relação com as novas tecnologias?
Assinale a resposta mais adequada de acordo com os nossos estudos nesta Unidade de Ensino:
Assinale a resposta mais adequada de acordo com os nossos estudos nesta Unidade de Ensino:
Escolha uma:
Unidade 1.4
O que é correto afirmar sobre o surgimento das Ciências Sociais?
Escolha uma:
O conhecimento sociológico crítico da sociedade capitalista aparece nos estudos de qual(is) pensador(es)?
Escolha uma:
(TJ/SC, 2011 – Adaptado) O ano de 1968 ficou marcado na história mundial e na do Brasil como um momento de grande contestação da política e dos costumes. O movimento estudantil celebrizou-se não só como protesto dos jovens contra a política tradicional, mas principalmente como demanda por novas liberdades. O radicalismo jovem pode ser bem expresso no lema “é proibido proibir”. Esse movimento, no Brasil, associou-se a um combate mais organizado contra o regime: intensificaram-se os protestos mais radicais, especialmente por parte dos universitários, contra a ditadura. Por outro lado, a linha dura providenciava instrumentos mais sofisticados e planejava ações mais rigorosas contra a oposição. Esse ano também foi marcado pela Decretação do Ato Institucional 5. Sobre o Ato Institucional 5, podemos afirmar que:
Escolha uma:
O Golpe Militar de 1964 suspendeu a democracia e a liberdade de expressão no Brasil por mais de duas décadas. O que é correto afirmar sobre esse período da história brasileira?
Escolha uma:
Qual afirmativa é mais adequada para comentar a frase: “Brasil, ame-o ou deixe-o”, de acordo com nossa situação-problema?
Escolha uma:
Unidade 1.3
No final do século XVIII e durante todo o século XIX aconteceu na Inglaterra a Revolução Industrial. Quais afirmativas são corretas com relação à Revolução Industrial?
I. A primeira Revolução Industrial aconteceu na Grã-Bretanha, com o algodão.
II. A Revolução caracterizou-se pela substituição do trabalho manual e artesanal pela produção através das máquinas e fábricas, melhorando a eficácia da produção, a rapidez e o custo da produção dos produtos.
III. A segunda etapa da Revolução Industrial se deu com inovações industriais com relação ao emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos.
IV. A terceira etapa da Revolução é considerada, por muitos estudiosos, os avanços tecnológicos dos séculos XX e XXI, como o computador, o fax, a engenharia genética, o celular, entre tantos outros.
V. A Revolução Industrial promoveu profundas transformações econômicas e invenções/inovações importantes para o processo de industrialização, que logo expandiram-se para outras sociedades.
Está correto o que se afirma em:
I. A primeira Revolução Industrial aconteceu na Grã-Bretanha, com o algodão.
II. A Revolução caracterizou-se pela substituição do trabalho manual e artesanal pela produção através das máquinas e fábricas, melhorando a eficácia da produção, a rapidez e o custo da produção dos produtos.
III. A segunda etapa da Revolução Industrial se deu com inovações industriais com relação ao emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos.
IV. A terceira etapa da Revolução é considerada, por muitos estudiosos, os avanços tecnológicos dos séculos XX e XXI, como o computador, o fax, a engenharia genética, o celular, entre tantos outros.
V. A Revolução Industrial promoveu profundas transformações econômicas e invenções/inovações importantes para o processo de industrialização, que logo expandiram-se para outras sociedades.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
Qual foi a maior contribuição da Revolução Industrial para a consolidação do capitalismo?
Escolha uma:
Com as reações operárias contra os efeitos da Revolução Industrial, surgiram críticos que propunham reformulações sociais para a criação de um mundo mais justo, eram os teóricos socialistas. Entre os vários revolucionários, qual foi o mais célebre teórico socialista, que testemunhou as transformações sociais decorrentes da industrialização e, em suas obras, fez duras críticas ao capitalismo?
Escolha uma:
Quais as principais consequências sociais e humanas da Revolução Tecnológica, período que estamos vivenciando, de acordo com a nossa SP?
Escolha uma:
O crescimento econômico é uma condição relativamente recente na história da humanidade que começou há menos de 300 anos. Quais as três fases de inovação que marcaram essa breve história do crescimento econômico?
Escolha uma:
(ENADE, 2012 - Ciências Econômicas – Adaptada). De acordo com historiadores como Eric Hobsbawn, a Revolução Industrial eclodiu na Inglaterra ao final do século XVIII devido à existência, naquela nação, de condições políticas, sociais e econômicas adequadas.
A respeito de tais condições, avalie as afirmações abaixo.
I. A acumulação primitiva de capitais, fenômeno que ocorre entre os séculos XVI e XVIII, foi fundamental para as grandes transformações econômicas da Revolução Industrial na Inglaterra, ao mobilizar o excedente de capital necessário para financiar a grande transformação socioeconômica da Revolução Industrial.
II. Novas técnicas de produção agrícola permitiram o aumento da produção, da produtividade e racionalização do trabalho no campo. Este processo, além de liberar mão de obra para o setor industrial, tornou possível alimentar uma população não agrícola em rápido crescimento.
III. A superioridade tecnológica e científica inglesa — motivada pelo avanço das ciências naturais e sociais — em relação aos demais potenciais Estados competidores foi o ponto fundamental da Revolução Industrial na Inglaterra.
IV. A divisão do poder político e a constituição de um Estado liberal aprofundou na Inglaterra o desenvolvimento de uma ética burguesa, que pregava o desenvolvimento econômico e a obtenção do lucro.
É correto apenas o que se afirma em:
A respeito de tais condições, avalie as afirmações abaixo.
I. A acumulação primitiva de capitais, fenômeno que ocorre entre os séculos XVI e XVIII, foi fundamental para as grandes transformações econômicas da Revolução Industrial na Inglaterra, ao mobilizar o excedente de capital necessário para financiar a grande transformação socioeconômica da Revolução Industrial.
II. Novas técnicas de produção agrícola permitiram o aumento da produção, da produtividade e racionalização do trabalho no campo. Este processo, além de liberar mão de obra para o setor industrial, tornou possível alimentar uma população não agrícola em rápido crescimento.
III. A superioridade tecnológica e científica inglesa — motivada pelo avanço das ciências naturais e sociais — em relação aos demais potenciais Estados competidores foi o ponto fundamental da Revolução Industrial na Inglaterra.
IV. A divisão do poder político e a constituição de um Estado liberal aprofundou na Inglaterra o desenvolvimento de uma ética burguesa, que pregava o desenvolvimento econômico e a obtenção do lucro.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
UNIDADE 1.2
(CESGRANRIO - adaptada) Na Europa Ocidental, entre os séculos XVI e XVIII, houve diversas mudanças culturais. Assinale a seguir a alternativa que indica uma dessas mudanças:
Escolha uma:
Sobre o processo da Revolução Francesa, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) A Revolução Francesa atingiu apenas alguns países da França, não houve muita violência e logo a burguesia conquistou o poder.
( ) A Revolução foi dividida por um grupo mais radical que espalhou muita violência por toda a França e por outro grupo que temia uma guerra civil.
( ) Muita violência e muito sangue foi derramado através da guilhotina. Muitas cabeças rolaram, inclusive a do Rei Luís XVI.
( ) O grupo de revolucionários, chamados jacobinos, defendia uma atuação radical e durante o período em que estiveram no poder, no desenvolvimento da Revolução Francesa, marcou a fase do terror, utilizando métodos extremos para promoção de suas reformas.
( ) A Revolução Francesa (1789-1799) transformou profundamente as estruturas políticas, econômicas e sociais da Europa e das Américas no final do século XVIII e início do XIX.
Assinale a sequência correta:
( ) A Revolução Francesa atingiu apenas alguns países da França, não houve muita violência e logo a burguesia conquistou o poder.
( ) A Revolução foi dividida por um grupo mais radical que espalhou muita violência por toda a França e por outro grupo que temia uma guerra civil.
( ) Muita violência e muito sangue foi derramado através da guilhotina. Muitas cabeças rolaram, inclusive a do Rei Luís XVI.
( ) O grupo de revolucionários, chamados jacobinos, defendia uma atuação radical e durante o período em que estiveram no poder, no desenvolvimento da Revolução Francesa, marcou a fase do terror, utilizando métodos extremos para promoção de suas reformas.
( ) A Revolução Francesa (1789-1799) transformou profundamente as estruturas políticas, econômicas e sociais da Europa e das Américas no final do século XVIII e início do XIX.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma:
ENADE - Ciências Sociais (2005 - adaptada) A historia da instituição dos direitos fundamentais consistiu primeiramente na conquista das liberdades políticas, sendo denominados como direitos de primeira geração, subsidiados pelos valores do liberalismo no período da Revolução Francesa.
Assim, considera-se que a luta travada no ambiente político da época consistia em uma luta de classes:
I. em busca da afirmação dos direitos individuais.
II. para impor freios aos poderes absolutistas.
III. pela afirmação dos direitos sociais.
IV. pela afirmação ao direito à greve.
V. pela preservação do direito de propriedade.
É correto apenas o que se afirma em:
Assim, considera-se que a luta travada no ambiente político da época consistia em uma luta de classes:
I. em busca da afirmação dos direitos individuais.
II. para impor freios aos poderes absolutistas.
III. pela afirmação dos direitos sociais.
IV. pela afirmação ao direito à greve.
V. pela preservação do direito de propriedade.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
(Fuvest) Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas:
Escolha uma:
(FEI) A famosa frase atribuída a Luís XIV: "O Estado sou eu", define:
Escolha uma:
(Unicamp – 1994 – Adaptado). Num panfleto publicado em 1789, um dos líderes da Revolução Francesa afirmava:
"Devemos formular três perguntas:
- O que é Terceiro Estado? Tudo.
- O que tem ele sido em nosso sistema político? Nada.
- O que pede ele? Ser alguma coisa."
(Citado por Leo Huberman, História da riqueza do homem, 1979.)
Assinale a alternativa correta, de acordo com o que se afirma na citação acima:
"Devemos formular três perguntas:
- O que é Terceiro Estado? Tudo.
- O que tem ele sido em nosso sistema político? Nada.
- O que pede ele? Ser alguma coisa."
(Citado por Leo Huberman, História da riqueza do homem, 1979.)
Assinale a alternativa correta, de acordo com o que se afirma na citação acima:
Escolha uma:
Unidade 1.1
O final da Idade Média é marcado por uma séria crise social, econômica e política - a denominada tríade. O que representou a tríade?
Escolha uma:
Quando a sociedade moderna passa a existir?
Escolha uma:
Quem foi a burguesia na Idade Média?
Escolha uma:
Quais eram as classes sociais, chamadas de estamentos, no período do Feudalismo?
Escolha uma:
a. Senhores feudais, burgueses e camponeses.
b. Clérigos, nobres e camponeses.
c. Rei, senhores feudais e vassalos.
d. Reis, clérigos e burgueses. e. Reis, burgueses e camponeses.
O que caracteriza o conceito de “luta de classes”, utilizado por Marx e Engels em suas obras?
Escolha uma:
Uma série de mudanças políticas e econômicas ocorreu na Europa a partir do fim da Idade Média. Com relação às classes sociais, o que aconteceu?
Escolha uma:
Ótima contribuição para estudar!
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