sexta-feira, 19 de abril de 2019

DNM - SOCIODIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO




O termo multiculturalismo se refere a uma pluralidade cultural que convive de forma harmônica. O termo costuma ser utilizado em alguns estudos antropológicos e sociológicos que tenta explicar como as sociedades que possuem um acervo cultural tão diferente entre si.

Pergunta:

No Brasil, o convívio multicultural não deveria representar uma dificuldade, afinal, a sociedade brasileira resulta da mistura de raças - negra, branca, índia - cada uma com seus costumes , seus valores, seu modo de vida, e da adaptação dessas culturas umas as outras outras, numa "quase reciprocidade cultural". Desta mistura é que surge um indivíduo que não é branco nem índio, que tampouco é negro, mas que é simplesmente brasileiro.

Por que

O multiculturalismo apresenta muitas variáveis culturais de povos com histórias diferentes, mas também por um tipo de homogeneidade que acontece gradualmente embora de forma constante. Sem dúvida, este tipo de processo se aprofundará no futuro.

Alternativas:

A - A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda falsa.

B - As duas afirmativas são falsas.

C - As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

D- As duas são verdadeiras, mas  a segunda não é uma justificativa da primeira.


E - A primeira é uma afirmativa falsa, e a segunda verdadeira.




Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos.
“[...] Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa. [...] Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. [...] Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens.”




A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique está representada por:
Escolha uma:
a. identidade e história / educação formal.
b. ciência e escolaridade / educação técnica.
c. ideologia e filosofia / educação superior.
d. educação e cultura / educação assistemática.
e. sabedoria e política / educação difusa.



“Biodiversidade é a totalidade dos genes, das espécies e dos ecossistemas de uma região”. Dessa forma, ele agrupa nessa definição os três níveis da diversidade biológica: a diversidade genética – que trata da diversidade dos genes em uma espécie –, a diversidade de espécies – a diversidade entre as espécies – e, por fim, a diversidade de ecossistemas – nível alto de diversidade, compreendendo todos os níveis de variação. Em outras palavras, biodiversidade é o conjunto de seres vivos da Terra e suas relações ecológicas. A biodiversidade é de extrema importância, tanto para o mundo natural quanto para o ser humano. O que torna possível que um ecossistema funcione é justamente a diversidade de organismos que o habitam. Sem diversidade, ele não funciona por diversos motivos.


I. A ação humana pode ter um grande impacto nas espécies e culminar na sua extinção, como quando se derrubam florestas, causando assim, uma destruição de habitat para diversas espécies.

 

II. Na natureza também é comum que espécies se extinguam de forma natural, como quando há uma grande competição entre espécies por recursos, território, etc. 


III. A biodiversidade é apresenta importância apenas com relação a questão ambiental.


apenas I e II estão corretas

A leitura do poema de Carlos Drummond de Andrade traz à lembrança alguns quadros de Cândido Portinari. Portinari De um baú de folhas-de-flandres no caminho da roça um baú que os pintores desprezaram mas que anjos vêm cobrir de flores namoradeiras salta João Cândido trajado de arco-íris saltam garimpeiros, mártires da liberdade, São João da Cruz salta o galo escarlate bicando o pranto de Jeremias saltam cavalos-marinhos em fila azul e ritmada saltam orquídeas humanas, seringais, poetas de e sem óculos, transfigurados saltam caprichos do nordeste – nosso tempo (nele estamos crucificados e nossos olhos dão testemunho) salta uma angústia purificada na alegria do volume justo e da cor autêntica salta o mundo de Portinari que fica lá no fundo maginando novas surpresas. ANDRADE, Carlos Drummond de. Obra completa. Rio de Janeiro: Companhia Editora Aguilar, 1964. p.380-381. Uma análise cuidadosa dos quadros selecionados permite que se identifique a alusão feita a eles em trechos do poema. Podem ser relacionados ao poema de Drummond os seguintes quadros de Portinari: 


IMG


(A) I, II, III e IV. 

(B) I, II, III e V. 

(C) I, II, IV e V. 

(D) I, III, IV e V.

(E) II, III, IV 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democracia, Ética e Cidadania - ED - SIMULADO GERAL

Simulado Geral Questã...