Para alcançar uma solução otima na resolução de um problema através da pesquisa operacional, recomenda-se seguir seis fases nas quais cada uma deve ser transpostas
I - Resolução do modelo
II - Implantação e acompanhamento
III - Construção do modelo
IV - Controle das soluções
V - Formulação do problema.
VI - Teste do modelo e da solução.
CORRETA = V – III – I – VI – IV - II
Formulação do problema; construção do modelo; cálculo do modelo; teste do modelo e da solução; controle das soluções; e implantação e acompanhamento são as seis fases que devem seguidas para a resolução de problemas pela pesquisa operacional. Acerca da fase de resolução do modelo, avalie as afirmativas abaixo e, em seguida marque a alternativa correta.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
O modelo de programação linear abaixo visa obter uma receita máxima para a produção e comercialização de dois artigos de uma empresa:
Max Z= 2100 x1 + 1200 x2
Restrições Técnicas:
6 x1 + 4 x2 ≤ 4800
12 x1 + 6 x2 ≤ 7200
x1 ≥ 0 e x2 ≥ 0
onde x1 e x2 são as quantidades a serem produzidas e comercializadas dos artgios P1 e P2, respectivamente.
Com base no modelo apresentado escolha a unica alternativa correta:
a)- As restrições de não negatividade não entram na solução computacional do problema.
b)- Uma possível solução que não viola as restrições técnicas do modelo é (x1 = -50, x2 = 500)
c)- A receita obtida, por unidade de artigos fabricados e comercializados, P1 e P2 corresponde a 12 e 6 unidades monetárias, respectivamente, com receita de até 7200 unidades monetárias.
d)- Uma possível solução que não viola as restrições técnicas do modelo é (x1=480, x2=500).
e)- Uma possível solução que não viola as restrições técnicas do modelo é (x1 = 50, x2 = 600)
Carlos deseja estudar em uma das unidades da Kroton e já percebeu que “só trabalhar, sem nenhuma diversão” prejudica o seu desempenho nos estudos. Ele quer, portanto, dividir seu tempo disponível de aproximadamente dez horas por dia entre estudo e diversão. Ele Calcula que se divertir é duas vezes mais prazeroso do que estudar mas, ele quer estudar pelo menos o mesmo tempo que se dedica para a diversão. Contudo, Carlos percebeu que, se quiser realizar todas as suas tarefas escolares, não pode se divertir mais do que 4 horas por dia.
Quais dos modelos de programação linear abaixo permitirão a Carlos alocar seu tempo para maximizar seu prazer em termos de estudo e diversão?
Max Z = 2x1 + x2
Restrições Técnicas:
x1 ≤ 4
x1 – x2 ≤ 0
x1 + x2 ≤ 10
x1 ≥ 0; x2 ≥ 0
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