sexta-feira, 10 de maio de 2019

DNM - Ciencias Juridicas

A Constituição Federal de 1988 dispõe que, "são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados". No
que diz respeito ao trabalho, são elencados direitos dos trabalhadores urbanos e rurais.
Sobre o tema dos direitos sociais constitucionais, analise as seguintes sentenças:
I - Aos trabalhadores urbanos e rurais é garantido o repouso semanal remunerado,
preferencialmente aos sábados ou domingos.
II - Prevê a Constituição Federal de 1988, a ação, quanto aos créditos resultantes das
relações de trabalho, com prazo prescricional de dois anos para os trabalhadores
urbanos e rurais, até o limite de cinco anos após a extinção do contrato de trabalho.
III - É garantida pela Constituição Federal de 1988, a igualdade de direitos entre o
trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador temporário.
IV - Ao sindicato, cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da
categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas.
 

É correto apenas o que se arma em:
 

I, II e III.
III e IV.
I e II.
III.
IV


A norma é gênero, dos quais as regras e os princípios são espécies, desta feita, por ser um ramo especíco do Direito, o Direito do Trabalho também tem princípios próprios.
Considerando a temática descrita, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Estabelece o princípio da primazia da realidade que a verdade real prevalecerá sobre a
verdade formal, predominando, portanto, a realidade sobre a forma.
PORQUE
II. No Direito do Trabalho, os fatos da rotina diária de labor são bem mais importantes do que os documentos, ou seja, esse princípio é muito aplicado no âmbito laboral, principalmente para impedir procedimentos fraudatórios praticados pelo empregador no sentido de tentar mascarar o vínculo de emprego existente ou mesmo conferir direitos menores dos que os realmente devidos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justicativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justicativa a I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A expressão "direito do trabalho" surge no ano de 1912 na Alemanha, fazendo referencia a algumas relações de trabalho. A constituição dos Estados Unidos do Brasil, de 1946, e as que se seguiram , passaram igualmente a utilizar a expressão direito do trabalho.
Sobre a temática do Direito do Trabalho analise as seguintes sentenças:
I - Dentro dos variados conceitos do direito do trabalho, pode-se corretamente afirmar que "disciplina as relações entre empregador e empregado e tem por principal objetivo a proteção do trabalhador, evitando sua exploração por aquele que é hipersuficiente economicamente, o empregador".
II - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante retribuição pecuniária.
III - Haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, entre o trabalho intelectual, técnico ou manual.
É correto apenas o que se afirmar em:

 

O artigo 9° da consolidação das Leis do trabalho dispõe que, "serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na presente consolidação".
Sobre o tema dos princípios do Direito do Trabalho, pode-se afirmar corretamente que

Resposta correta: Trata-se do princípio da irrenunciabilidade de direitos, ou, princípios da inderrogabilidade.

 

































Um comentário:

  1. Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman atualmente em Oklahoma EUA. Gostaria de compartilhar minha experiência com vocês sobre como consegui um empréstimo de US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando perdi minha casa e meus pertences devido ao saque bancário que levei para compensar algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então, fiquei tão desesperada e comecei a procurar fundos de qualquer maneira. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de empréstimos, fiquei interessada, embora estivesse com medo de ser enganada, fui compelida pela minha situação e não tive escolha senão procurar aconselhamento do meu amigo sobre essa mesma empresa entrar em contato com eles realmente me fez duvidar devido à minha experiência anterior com credores on-line, mal conhecia essa empresa '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido de grande ajuda para mim e para alguns dos meus colegas e hoje sou uma O orgulhoso proprietário de negócios e responsabilidades bem organizados é bem tratado, graças a esta empresa de empréstimos por colocar o sorriso no meu rosto novamente. Então, se você realmente precisa de um empréstimo para expandir ou iniciar seu próprio negócio ou em qualquer forma de dificuldade financeira, eu recomendo que você dê hoje à elegantloanfirm a oportunidade de elevação financeira do seu negócio hoje ... entre em contato através do. .. {Email:} Elegantloanfirm@hotmail.com ... não é vítima de fraude on-line em nome da obtenção de um empréstimo. obrigado

    ResponderExcluir

Democracia, Ética e Cidadania - ED - SIMULADO GERAL

Simulado Geral Questã...