sábado, 27 de abril de 2019

DNM - Empreendedorismo e Plano de Negocios

Não existe uma estrutura rígida e específica para se escrever um plano de negócios, pois cada negócio tem particularidades e semelhanças, e é impossível definir um modelo-padrão de plano de negócios universal e aplicável a qualquer negócio. Uma empresa de serviços é diferente de uma que fabrica produtos ou bens de consumo, por exemplo. Mas qualquer plano de negócios deve possuir um mínimo de seções que proporcionarão um entendimento completo do negócio. Essas seções são organizadas de forma a manter uma sequência lógica que permita a qualquer leitor do plano entender como a empresa é organizada, seus objetivos, seus produtos e serviços, seu mercado, sua estratégia de marketing e sua situação financeira. DORNELAS, J. C. A. O empreendedorismo na prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 


As afirmativas são:

I – A análise estratégica apresenta os rumos da empresa, sua visão e missão; a situação atual, as potencialidades e ameaças externas, bem como as forças e fraquezas, seus objetivos e metas de negócios.

II – O plano operacional apresenta os planos de desenvolvimento e treinamento de pessoal da empresa.

III – A análise de mercado apresenta as informações do mercado consumidor do seu produto/serviços, a segmentação, o ciclo de vida, sazonalidade e análise da concorrência.

IV – O sumário executivo apresenta em números todas as ações planejadas para a empresa e as comprovações, por meio de projeções futuras.

Sendo as afirmativas corretas I e III.  



A Inovação tem sido destacada como a grande força propulsora e renovadora das empresas e, consequentemente, do crescimento sustentável das nações. O fato de “fazer diferente” é reconhecido por todos como algo que proporciona uma posição de destaque junto aos clientes, fornecedores e a sociedade, gerando, com isso, valor econômico para as organizações. 

Inovar, pragmaticamente, é transformar ideias novas em resultados sustentáveis, ou seja, consiste no justo equilíbrio entre criatividade e processos para geração de valor. Em termos de criatividade, o Brasil tem um diferencial oportuno em comparação com outros países. É, ao mesmo tempo, o país da biodiversidade e da etnodiversidade. É uma nação multicultural e linguisticamente unida - diferente da Europa, por exemplo -, em que o respeito e admiração da diferença, de forma geral, prevalecem. O Brasil tem um cenário empreendedor interessante que o coloca como país de destaque no mundo. Porém, este destaque está mais ligado ao tamanho da população empreendedora do que pelo planejamento empreendedor. Infelizmente por aqui essa atividade ainda acontece mais no sentido de um da necessidade e não de oportunidade, e com muito pouco conteúdo inovador.


Resposta: empreendedores devem buscar oportunidades reais de negocio e  nesse caso a inovação sera um diferencial




Para Dornelas (2005, p, 39) " O empreendedor é aquele que destroi a ordem economica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas organizaçao ou pela exploração de novos recursos e materiais. De uma forma geral o conceito de empreendedorismo é amplo o suficiente para ser aplicado a qualquer tipo de organização, ou seja até mesmo as organizações sem fins lucrativos, as organizações publicas e governamentais e as organizações já existentes, podem contar com a presença de um empreendedor. Um dos conceitos mais difundidos de empreendedorismo é aquele ligado à criação de novas empresas ligadas a tecnologias. Esse tipo de empreendedorismo é denominado?



Empreendedorismo de Start-up.



O empreendedor de sucesso possui características extras e relação aos administradores, apesar de existirem muitos pontos em comum, ou seja, o empreendedor é um administrador, mas com diferenças consideráveis em relação aos gerente ou executivos de uma organizações tradicionais, pois os empreendedores são mais visionários que os gerentes.

Em relação às características dos empreendedores de sucesso, assinale a opção correta.

a- Para os empreendedores as ideias são geradas daquilo que todos conseguem ver, mas não identificaram uma oportunidade, portanto eles sabem agregar valor.

b- Os empreendedores de sucesso possuem muitas ideias, portanto, de acordo com essas ideias mudam o foco o negocio, não ficam presos aos planejamentos e planos, já que sabem como organizar a empresa.

c- Os empreendedores sabem tomar decisões corretas na hora certa, porem precisam se sentir seguros,são avessos aos riscos.

d- Os empreendedores são determinados e dinâmicos, porém são acomodados e não buscam conhecimentos sobre o ramos ou negócio.

e- Os empreendedores sabem construir uma rede de contatos, apesar de quererem ser independentes, já que buscam ficar ricos a qualquer custo.





































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democracia, Ética e Cidadania - ED - SIMULADO GERAL

Simulado Geral Questã...