segunda-feira, 16 de abril de 2018

Planejamento Estratégico U1


U1S2 - Atividade Diagnóstica



Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Esta estratégia promove o crescimento da organização ao adquirir empresas concorrentes que atuam no mesmo tipo de negócios.

O contexto exposto acima diz respeito a estratégia de:
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Complete as lacunas da sentença a seguir.

A _____ é uma estratégia de crescimento que consiste na _____ ou _____ com outras organizações dentro da cadeia de valor de um setor.

Agora, assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A estratégia das empresas que atuam em um único negócio envolve decidir como competir em determinado setor, ou seja, que produto ou serviço oferecer, como fabricá-lo e como distribuí-lo.

O contexto exposto acima diz respeito ao nível de estratégia
Escolha uma:
 Correto

U1S2 - Atividade de Aprendizagem



Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Enquanto a ________ ocorre quando uma empresa se une a outra para formar uma nova empresa, a ________ é uma ________ em que duas ou mais empresas criam uma companhia juridicamente independente para dividir alguns de seus recursos e capacitações.

Assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A Cosan, maior processadora de cana-de açúcar do mundo, comprou os ativos da Esso no Brasil em 2008. Com a aquisição, a companhia espera se tornar "o primeiro player de energia renovável explorando desde o plantio da cana-de-açúcar até a distribuição e comercialização de combustíveis no varejo e atacado". (Fonte: Disponível em: <http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/cosan-compra-esso-no-brasil-m0157792>. Acesso em: 23 out. 2015).

O contexto exposto acima diz respeito a estratégia de crescimento:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A Unilever Brasil estava exclusivamente no negócio de produtos de higiene e beleza até a compra da Cica - Companhia Industrial de Conservas Alimentícias, passando a atuar no negócio de alimentos após a compra da Cica. (Fonte: Disponível em: <http://www.historiaunilever.com.br/unilever/files/paginas/1.pdf>. Acesso em: 23 out. 2015).

O contexto exposto acima está associado ao conceito de:
Escolha uma:
 Correto


Faça valer a pena

1. A organização que enfoca uma única linha de negócios adota uma estratégia de concentração e o crescimento na organização se dá principalmente por meio do aumento de participação de mercado.
Com base na estratégia indicada acima, avalie as afirmações a seguir sobre as maneiras de se aumentar a participação de mercado.

I. Aumentando-se o número de usuários de um produto.
II. Aumentando-se a utilização de um produto já existente.
III. Aumentando-se a frequência de uso do produto.
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

2. Estratégia que envolve decidir como competir em determinado setor, ou seja, que produto ou serviço oferecer, como fabricá-lo e como distribuí-lo.
O contexto exposto acima diz respeito ao nível de estratégia:

a) Funcional.
b) Corporativo.
c) Operacional.
d) Departamental.
e) Unidade de negócios.


3. Estratégia direcionada para cada um dos departamentos de uma organização, como marketing, vendas, finanças, recursos humanos,produção etc.

O contexto exposto acima diz respeito ao nível de estratégia:
a) Funcional.
b) Institucional.
c) Operacional.
d) Departamental.
e) Divisional.

U1S3 - Atividade Diagnóstica



Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A primeira etapa do processo de Planejamento Estratégico é a análise do ambiente externo e interno.

É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Complete as lacunas da sentença a seguir.

Com base no Diagnóstico, define-se as(os) _____ , ou seja, os(as) ____ a serem alcançados, assim como a missão, valores e visão.

Agora, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A primeira etapa do processo de Planejamento Estratégico é a análise do ambiente externo e interno. Abaixo encontram-se aleatoriamente as outras quatro etapas do Planejamento Estratégico.

1. Estabelecimento da diretriz organizacional.

2. Controle estratégico.

3. Implementação da estratégia.

4. Formulação da estratégia.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta do processo após a etapa de análise do ambiente.
Escolha uma:
 Correto

U1S3 - Atividade de Aprendizagem



Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Monitora se as ações estratégicas realizadas estão alcançando os objetivos estabelecidos.

O contexto exposto diz respeito a qual etapa do processo de Planejamento Estratégico?
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Complete as lacunas da sentença a seguir.

Por meio da análise do ambiente externo, a organização pode identificar as _____ e _____ do ambiente competitivo, e por meio da análise do ambiente interno pode identificar suas _____ e _____ em relação as empresas concorrentes.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Deve-se avaliar se os objetivos e estratégias estão alinhados com a estrutura e a cultura organizacional, assim como com os sistemas formais de gerenciamento de responsabilidades e recursos.

O contexto exposto diz respeito a qual etapa do processo de Planejamento Estratégico?
Escolha uma:

Correto






Faça valer a pena
1. O planejamento estratégico é um processo gerencial que compreende a realização de basicamente cincos etapas: (1) controle estratégico; (2) formulação da estratégia; (3) implementação da estratégia; (4)estabelecimento da diretriz organizacional; e (5) análise do ambiente. Assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA da sequência de etapas do planejamento estratégico.

a) 4 – 3 – 2 – 5 – 1
b) 5 – 3 – 4 – 2 – 1
c) 5 – 4 – 3 – 2 – 1
d) 4 – 5 – 4 – 3 – 1
e) 5 – 4 – 2 – 3 – 1

2. A missão da empresa de fogões Dako é atender ao público de pessoas entre 25 e 60 anos das classes C e D, com produtos de qualidade e preços acessíveis (Fonte: Adaptado de <www.mundodomarketing.com.br>. Acesso em: 16 nov. 2015).

O contexto exposto diz respeito a qual etapa do processo de planejamento estratégico?


a) Controle estratégico.
b) Análise do ambiente.
c) Formulação da estratégia.
d) Implementação da estratégia.
e) Estabelecimento da diretriz organizacional.


3. Complete as lacunas da sentença a seguir. Por meio da análise do ambiente externo, a organização pode identificar as _____ e _____ do ambiente competitivo, e por meio da análise do ambiente interno pode identificar suas _____ e _____ em relação às empresas concorrentes.

Agora, assinale a alternativa CORRETA

a) Ameaças – oportunidade – forças – fraquezas.
b) Ameaças – forças – oportunidades – fraquezas.
c) Ameaças – fraquezas – forças – oportunidades.
d) Oportunidades – forças – ameaças – fraquezas.
e) Oportunidades – fraquezas – ameaças – forças.


U1S4 - Atividade Diagnóstica



Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Expressa as crenças e atitudes que norteiam o padrão de comportamento da organização como um todo e dão uma personalidade à empresa.

A definição exposta acima diz respeito ao conceito de:
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Está associada à imagem pela qual a organização quer ser reconhecida no futuro.

A definição exposta acima diz respeito ao conceito de:
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Ela evidencia a razão pela qual uma empresa existe.

A definição exposta acima diz respeito ao conceito de:
Escolha uma:
 Correto

U1S4 - Atividade de Aprendizagem



Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Está associada à imagem pela qual a organização quer ser reconhecida no futuro e deve ser compartilhada com todos os colaboradores.

O contexto exposto diz respeito a(s)/ao(s):
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Evidencia a razão pela qual a organização existe e deve apresentar os propósitos que a individualizam e a distinguem em relação às organizações.

O contexto exposto diz respeito a(s)/ao(s):
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

São crenças e atitudes que norteiam o padrão de comportamento da organização como um todo e dão uma personalidade à empresa.

O contexto exposto diz respeito a(s)/ao(s):
Escolha uma:
 Correto

Faça valer a pena

1. “O Grupo Pão de Açúcar almeja ampliar a participação no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil” (Fonte: GPA. Disponível em: <http://www.gpabr.com >. Acesso em: 23 nov. 2015).

O texto exposto diz respeito a(s)/ao(s):

a) Visão organizacional.
b) Missão organizacional.
c) Valores organizacionais.
d) Filosofia organizacional.
e) Objetivos organizacionais.


2. “Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas” (Fonte: GPA. Disponível em: <http://www.gpabr.com>. Acesso em: 23 nov. 2015).
O texto exposto diz respeito a(s)/ao(s):

a) Metas organizacionais.
b) Missão organizacional.
c) Valores organizacionais.
d) Objetivos organizacionais.
e) Fundamentos organizacionais.


3. “Respeito ao indivíduo, seja funcionário, cliente, fornecedor ou membro da comunidade em geral, independentemente de etnia, gênero ou opção sexual.” (Fonte: Walmart. Disponível em: <http://www.
walmartbrasil.com.br/relatorio-anual-2011/port/ra/04.htm>. Acesso em: 23 nov. 2015).
O texto exposto diz respeito a(s)/ao(s):

a) Visão organizacional.
b) Metas organizacionais.
c) Valores organizacionais.
d) Objetivos organizacionais.
e) Fundamentos organizacionais.


U1 - Avaliação da Unidade



Questão 1

Correto
Marcar questão

Texto da questão

O conceito de estratégia surgiu quando as grandes empresas se consolidaram e precisaram encontrar meios para moldar as forças de mercado e influenciar o ambiente competitivo econômico. Desde então, o pensamento estratégico nas organizações vem evoluindo e, de acordo com Kluyver e Pearce II (2010, p. 2), ele “saiu de uma perspectiva da economia industrial, passando por uma perspectiva baseada em recursos e chegando a uma perspectiva de capital humano e intelectual”.

Qual é a relação que existe entre estratégia e objetivos organizacionais?
Escolha uma:
 Correto

Questão 2

Correto
Marcar questão

Texto da questão

O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que envolve a realização de etapas que não se restringem à definição de objetivos e à formulação das estratégias. Ele envolve várias etapas que, se cumpridas de forma precisa, auxiliarão os gestores a tomarem decisões de forma mais racional, a partir das informações pensadas.
Qual é a ordem que as etapas do Planejamento Estratégico devem seguir?
Escolha uma:
 Correto

Questão 3

Correto
Marcar questão

Texto da questão

No estabelecimento das Diretrizes Organizacionais são formulados a missão, a visão, os valores e os objetivos organizacionais. Juntas, as declarações de missão, visão e valores, proporcionam a base para a organização formular suas estratégias para que a empresa seja bem-sucedida no alcance de seus objetivos.
O que é a Visão da empresa?
Escolha uma:
 Correto

Questão 4

Correto
Marcar questão

Texto da questão

Quando a organização opta por entrar em novos negócios, ela pode adotar uma das seguintes estratégias de crescimento no nível corporativo: integração vertical, integração horizontal, diversificação, fusões e joint ventures.

Quando uma empresa adquire alguma organização concorrente que atua no mesmo segmento dela, qual estratégia foi adotada?
Escolha uma:
 Correto

Questão 5

Correto
Marcar questão

Texto da questão

A formulação da estratégia pode se dar em três níveis: corporativo, de unidade de negócios (ou estratégia competitiva) e funcional. Em todos os três níveis, a formulação da estratégia visa obter vantagem competitiva para a organização por meio da criação de valor – para os acionistas, parceiros comerciais, fornecedores, funcionários e a comunidade – por meio da satisfação das necessidades e desejos dos consumidores da melhor forma possível.

Quando a organização opta por entrar em novos negócios, ela pode adotar a estratégia de integração vertical. O que é essa estratégia de integração vertical?
Escolha uma:

Correto

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democracia, Ética e Cidadania - ED - SIMULADO GERAL

Simulado Geral Questã...