2.1
Qual
é a correta denominação para os erros que não fazem parte da composição
do tamanho da amostra ou da seleção dos participantes?
Escolha uma:
Os __________________ são resultados da impossibilidade de se considerar todos os elementos de uma população ou universo envolvidos em uma pesquisa.
Escolha uma:
Rodinei e Luzia estavam conversando sobre os erros em pesquisas de acordo com as seguintes sentenças:
I. Ao realizar uma pesquisa por entrevistas, não consegui nem que 20% dos participantes a respondessem.
II. Ao realizar uma pesquisa por questionários, percebi que os respondentes ficavam cansados antes de chegarem ao final da pergunta, e passavam a respondê-la sem mesmo ler o questionário.
III. Ao realizar uma pesquisa de campo, percebi que um conjunto habitacional recém-inaugurado ficou fora da amostra.
Com base nessas três sentenças escolha a alternativa correta em relação à denominação dos erros de cada uma delas.
II. Ao realizar uma pesquisa por questionários, percebi que os respondentes ficavam cansados antes de chegarem ao final da pergunta, e passavam a respondê-la sem mesmo ler o questionário.
III. Ao realizar uma pesquisa de campo, percebi que um conjunto habitacional recém-inaugurado ficou fora da amostra.
Com base nessas três sentenças escolha a alternativa correta em relação à denominação dos erros de cada uma delas.
Escolha uma:
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
Frederico
resolveu pesquisar a média de altura dos estudantes do ensino médio da
sua escola. Para tanto, lembrou que o professor de educação física já
possui os dados da altura dos jogadores dos times de basquete e vôlei do
colégio, e resolveu adotar essa amostra para realizar a sua pesquisa.
Qual foi o tipo de erro que Frederico cometeu ao adotar esse procedimento de pesquisa?
Qual foi o tipo de erro que Frederico cometeu ao adotar esse procedimento de pesquisa?
Escolha uma:
Por
que é importante prever um texto introdutório explicativo, para o
participante de uma pesquisa mercadológica, sem empregar palavras ou
termos rebuscados e com uma linguagem simples e clara?
Escolha uma:
____________
é uma parte de uma população (ou de um universo) que pode (ou não) o
representar, de acordo com o seu tamanho e proporção em relação à
população ou universo em questão.
Qual é a alternativa que completa corretamente a sentença anterior?
Qual é a alternativa que completa corretamente a sentença anterior?
Escolha uma:
Faça valer a pena
Qual é a principal diferença entre os erros não amostrais de não resposta e de resposta?
a) Enquanto no primeiro a dificuldade está em conseguir uma resposta válida, precisa ou fornecida de maneira consciente, no segundo, a dificuldade é não conseguir obter a resposta.
b) Enquanto o primeiro trata da imprecisão de não se obter uma resposta,o segundo trata da precisão de se obter uma ou mais respostas.
c) Enquanto o primeiro trata da possibilidade de não se obter uma resposta,o segundo trata da possibilidade de se obter uma ou mais respostas.
d) Enquanto no primeiro a dificuldade está em não conseguir obter a resposta, no segundo, a dificuldade é conseguir uma resposta válida,precisa ou fornecida de maneira consciente.
e) Enquanto o primeiro se refere aos erros previstos para que as pessoas não respondam à pesquisa, o segundo se refere aos erros previstos para que as pessoas respondam à pesquisa
3. Pedro e Clara estavam conversando sobre qual seria a situação ideal para que o pesquisador de marketing possa evitar ou reduzir os efeitos dos erros em pesquisa.
I. Pedro disse que selecionar uma amostra maior para evitar erros não amostrais é a melhor alternativa.
II. Clara, por sua vez, disse que focar os recursos e os esforços da pesquisa em uma amostra menor, assegurando maior controle, maior número de resposta e maior fidedignidade nas respostas fornecidas é a melhor opção.
III. Ambos concordam que focar esforços na redução dos erros amostrais e não amostrais igualmente e ao mesmo tempo é uma forma de desperdício de recursos.
Escolha a alternativa que contenha a veracidade sobre as sentençasproferidas por Pedro e Clara.
a) Somente a sentença I é verdadeira.
b) Somente a sentença II é verdadeira.
c) Somente a sentença III é verdadeira.
d) Somente as sentenças I e II são verdadeiras.
e) As sentenças I, II e III são verdadeiras.
U2S2
Qual é o seu sexo? ( ) Masculino ( ) Feminino / Você é brasileiro? ( ) Sim ( ) Não; são perguntas de que tipo?
Escolha uma:
O que é uma escala racional?
Escolha uma:
O que caracteriza uma pergunta encadeada?
Escolha uma:
U2S2 - Atividade de Aprendizagem
Qual é a desvantagem em se adotar perguntas fechadas?
Escolha uma:
No que consiste a escala de diferencial semântico?
Escolha uma:
Qual é a finalidade da escala ordinal?
Escolha uma:
Faça valer a pena
1. Uma pergunta ___________(I) é caracterizada pelas possibilidades de respostas limitadas, com um conjunto de alternativas pré-estabelecido pelo pesquisador. Já uma pergunta __________(II) é caracterizada pela possibilidade de o respondente criar a sua própria resposta, sem ser submetido a alternativas ou opões preestabelecidas.
Qual alternativa contém os termos que preenchem corretamente as
lacunas I e II da sentença acima?
a) I. dicotômica, II. encadeada.
b) I. fechada, II. aberta.
c) I. fechada, II. dicotômica.
d) I. dicotômica, II. aberta.
e) I. encadeada, II. aberta.
2. I. Marque com um X os eletrodomésticos que você possui em sua casa:
( ) Geladeira ( ) TV ( ) Fogão ( ) Micro-ondas.
II. Qual é a sua idade? _________
III. Em relação aos chocolates Chocobom, expresse a sua percepção em relação aos seguintes atributos:
Saboroso 7 6 5 4 3 2 1 Horrível
Natural 7 6 5 4 3 2 1 Artificial
Preço baixo 7 6 5 4 3 2 1 Preço alto
Embalagem adequada 7 6 5 4 3 2 1 Embalagem inadequada
Nutritivo 7 6 5 4 3 2 1 Inócuo
Diante das perguntas acima, é correto dizer que:
a) A pergunta I adota uma escala nominal; a pergunta II, uma escala
racional; e a pergunta III; uma escala de diferencial semântico.
b) A pergunta I adota uma escala de diferencial semântico; a pergunta II,
uma escala ordinal; e a pergunta III, uma escala intervalada.
c) A pergunta I adota uma escala nominal; a pergunta II, uma escala ordinal;
e a pergunta III, uma escala nominal.
d) A pergunta I adota uma escala nominal; a pergunta II, uma escala ordinal;
e a pergunta III, uma escala de diferencial semântico.
e) A pergunta I adota uma escala intervalada; a pergunta II, uma escala
nominal; e a pergunta III, uma escala de diferencial semântico.
3. Qual escala é a mais recomendada para levantar o grau de concordância ou discordância do respondente em relação às variáveis ou atitudes do objeto de pesquisa?
a) Likert.
b) Dicotômica.
c) De intenção de compra.
d) Ordinal.
e) Nominal.
U2S3 - Atividade Diagnóstica
Qual é a principal preocupação que um pesquisador deve ter ao adotar uma pesquisa por amostragem?
Escolha uma:
Na
amostragem _______________ os elementos da amostra são escolhidos de
modo que seja mais fácil para o pesquisador acessá-los. Já na amostragem
______________ o pesquisador seleciona intencionalmente a amostra de
participantes com base em um critério pessoal. A amostragem
_____________ procura identificar a amostra dos participantes de uma
determinada pesquisa por subgrupos compostos por elementos com
características similares que são representativas para a população desse
universo. Finalmente, a técnica denominada _____________, é
caracterizada pela indicação que os primeiros participantes da pesquisa,
geralmente com características não usuais, fornecem para o acesso a
novos participantes com essas mesmas características.
Assinale a alternativa que contenha os respectivos termos que preencham corretamente as lacunas das sentenças anteriores.
Assinale a alternativa que contenha os respectivos termos que preencham corretamente as lacunas das sentenças anteriores.
Escolha uma:
Qual é o conceito de amostragem não probabilística?
Escolha uma:
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