quinta-feira, 12 de abril de 2018

Pesquisa Mercadológica U2

Pesquisa Mercadológica U2

2.1

Qual é a correta denominação para os erros que não fazem parte da composição do tamanho da amostra ou da seleção dos participantes?
Escolha uma:
Correto

Os __________________ são resultados da impossibilidade de se considerar todos os elementos de uma população ou universo envolvidos em uma pesquisa.
Escolha uma:
Correto
Rodinei e Luzia estavam conversando sobre os erros em pesquisas de acordo com as seguintes sentenças:
I. Ao realizar uma pesquisa por entrevistas, não consegui nem que 20% dos participantes a respondessem.
II. Ao realizar uma pesquisa por questionários, percebi que os respondentes ficavam cansados antes de chegarem ao final da pergunta, e passavam a respondê-la sem mesmo ler o questionário.
III. Ao realizar uma pesquisa de campo, percebi que um conjunto habitacional recém-inaugurado ficou fora da amostra.
Com base nessas três sentenças escolha a alternativa correta em relação à denominação dos erros de cada uma delas.
Escolha uma:
Correto


ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

Frederico resolveu pesquisar a média de altura dos estudantes do ensino médio da sua escola. Para tanto, lembrou que o professor de educação física já possui os dados da altura dos jogadores dos times de basquete e vôlei do colégio, e resolveu adotar essa amostra para realizar a sua pesquisa.
Qual foi o tipo de erro que Frederico cometeu ao adotar esse procedimento de pesquisa?
Escolha uma:
Correto

Por que é importante prever um texto introdutório explicativo, para o participante de uma pesquisa mercadológica, sem empregar palavras ou termos rebuscados e com uma linguagem simples e clara?
Escolha uma:
Correto

____________ é uma parte de uma população (ou de um universo) que pode (ou não) o representar, de acordo com o seu tamanho e proporção em relação à população ou universo em questão.
Qual é a alternativa que completa corretamente a sentença anterior?
Escolha uma:
Correto

Faça valer a pena


 Qual é a principal diferença entre os erros não amostrais de não resposta e de resposta?

a) Enquanto no primeiro a dificuldade está em conseguir uma resposta válida, precisa ou fornecida de maneira consciente, no segundo, a dificuldade é não conseguir obter a resposta.
b) Enquanto o primeiro trata da imprecisão de não se obter uma resposta,o segundo trata da precisão de se obter uma ou mais respostas.
c) Enquanto o primeiro trata da possibilidade de não se obter uma resposta,o segundo trata da possibilidade de se obter uma ou mais respostas.
d) Enquanto no primeiro a dificuldade está em não conseguir obter a resposta, no segundo, a dificuldade é conseguir uma resposta válida,precisa ou fornecida de maneira consciente.
e) Enquanto o primeiro se refere aos erros previstos para que as pessoas não respondam à pesquisa, o segundo se refere aos erros previstos para que as pessoas respondam à pesquisa

3. Pedro e Clara estavam conversando sobre qual seria a situação ideal para que o pesquisador de marketing possa evitar ou reduzir os efeitos dos erros em pesquisa.

I. Pedro disse que selecionar uma amostra maior para evitar erros não amostrais é a melhor alternativa.
II. Clara, por sua vez, disse que focar os recursos e os esforços da pesquisa em uma amostra menor, assegurando maior controle, maior número de resposta e maior fidedignidade nas respostas fornecidas é a melhor opção.
III. Ambos concordam que focar esforços na redução dos erros amostrais e não amostrais igualmente e ao mesmo tempo é uma forma de desperdício de recursos.
Escolha a alternativa que contenha a veracidade sobre as sentençasproferidas por Pedro e Clara.
a) Somente a sentença I é verdadeira.
b) Somente a sentença II é verdadeira.
c) Somente a sentença III é verdadeira.
d) Somente as sentenças I e II são verdadeiras.
e) As sentenças I, II e III são verdadeiras.

U2S2

Qual é o seu sexo? (   ) Masculino (   ) Feminino / Você é brasileiro? (   ) Sim (   ) Não; são perguntas de que tipo?
Escolha uma:
Correto
O que é uma escala racional?

Escolha uma:
Correto
O que caracteriza uma pergunta encadeada?
Escolha uma:
Correto


U2S2 - Atividade de Aprendizagem


Qual é a desvantagem em se adotar perguntas fechadas?
Escolha uma:
Correto

No que consiste a escala de diferencial semântico?
Escolha uma:
Correto

Qual é a finalidade da escala ordinal?
Escolha uma:
Correto

Faça valer a pena

1. Uma pergunta ___________(I) é caracterizada pelas possibilidades de respostas limitadas, com um conjunto de alternativas pré-estabelecido pelo pesquisador. Já uma pergunta __________(II) é caracterizada pela possibilidade de o respondente criar a sua própria resposta, sem ser submetido a alternativas ou opões preestabelecidas.

Qual alternativa contém os termos que preenchem corretamente as
lacunas I e II da sentença acima?
a) I. dicotômica, II. encadeada.
b) I. fechada, II. aberta.
c) I. fechada, II. dicotômica.
d) I. dicotômica, II. aberta.
e) I. encadeada, II. aberta.


2. I. Marque com um X os eletrodomésticos que você possui em sua casa:
( ) Geladeira ( ) TV ( ) Fogão ( ) Micro-ondas.
II. Qual é a sua idade? _________
III. Em relação aos chocolates Chocobom, expresse a sua percepção em  relação aos seguintes atributos:
Saboroso 7 6 5 4 3 2 1 Horrível
Natural 7 6 5 4 3 2 1 Artificial
Preço baixo 7 6 5 4 3 2 1 Preço alto
Embalagem adequada 7 6 5 4 3 2 1 Embalagem inadequada
Nutritivo 7 6 5 4 3 2 1 Inócuo

Diante das perguntas acima, é correto dizer que:

a) A pergunta I adota uma escala nominal; a pergunta II, uma escala
racional; e a pergunta III; uma escala de diferencial semântico.
b) A pergunta I adota uma escala de diferencial semântico; a pergunta II,
uma escala ordinal; e a pergunta III, uma escala intervalada.
c) A pergunta I adota uma escala nominal; a pergunta II, uma escala ordinal;
e a pergunta III, uma escala nominal.
d) A pergunta I adota uma escala nominal; a pergunta II, uma escala ordinal;
e a pergunta III, uma escala de diferencial semântico.
e) A pergunta I adota uma escala intervalada; a pergunta II, uma escala
nominal; e a pergunta III, uma escala de diferencial semântico.


3. Qual escala é a mais recomendada para levantar o grau de concordância ou discordância do respondente em relação às variáveis ou atitudes do objeto de pesquisa?

a) Likert.
b) Dicotômica.
c) De intenção de compra.
d) Ordinal.
e) Nominal.

U2S3 - Atividade Diagnóstica


Qual é a principal preocupação que um pesquisador deve ter ao adotar uma pesquisa por amostragem?
Escolha uma:
Correto

Na amostragem _______________ os elementos da amostra são escolhidos de modo que seja mais fácil para o pesquisador acessá-los. Já na amostragem ______________ o pesquisador seleciona intencionalmente a amostra de participantes com base em um critério pessoal. A amostragem _____________ procura identificar a amostra dos participantes de uma determinada pesquisa por subgrupos compostos por elementos com características similares que são representativas para a população desse universo. Finalmente, a técnica denominada _____________, é caracterizada pela indicação que os primeiros participantes da pesquisa, geralmente com características não usuais, fornecem para o acesso a novos participantes com essas mesmas características.
Assinale a alternativa que contenha os respectivos termos que preencham corretamente as lacunas das sentenças anteriores.
Escolha uma:
Correto

Qual é o conceito de amostragem não probabilística?
Escolha uma:
Correto

U2S3 - Atividade de Aprendizagem











Qual é a definição da abordagem de amostragem não probabilística?

Escolha uma:
Correto

Qual é o significado do termo população em pesquisa de marketing?

Escolha uma:
Correto

A amostragem _____________________ é a que mais se aproxima, em termos de resultados, das amostragens probabilísticas ao considerar amostras com maior representatividade, porém, ela é limitada como todas as amostragens não probabilísticas, principalmente por não permitir uma avaliação do erro de amostragem.
Assinale a alternativa com o termo que preencha corretamente a lacuna da sentença acima.

Escolha uma:
Correto


Faça valer a pena

1. Qual é o termo que designa uma parte da população de um universo que possui as mesmas características ou parâmetros de modo a garantir representatividade a esse universo, tornando possível generalizar os dados levantados para todo o universo ou população da pesquisa?

a) População amostral
b) Universo amostral.
c) Parcela amostral.
d) Amostra.
e) Parcela.


2. Qual é a técnica na qual o pesquisador seleciona a amostra de participantes com base em um critério intencional e pessoal, sempre considerando o grau de contribuição que o participante selecionado trará  para a pesquisa?

a) Técnica de amostragem por julgamento.
b) Técnica de amostragem por coincidência.
c) Técnica de amostragem por seleção.
d) Técnica de amostragem por conveniência.
e) Técnica de amostragem autogerada.

3. Qual é a definição da abordagem de amostragem não probabilística?

a) A amostragem não probabilística é uma técnica em que as unidades da amostra são selecionadas sem qualquer tipo de critério ou predefinição de seu perfil.
b) A amostragem não probabilística é uma técnica que eleva consideravelmente a chance de uma amostra ser representativa para um universo.
c) A amostragem não probabilística é uma técnica que não permite conhecer a probabilidade de escolha de nenhum membro da população.
d) A amostragem não probabilística é uma técnica que permite conhecer a probabilidade de escolha de qualquer membro da população.
e) A amostragem não probabilística é uma técnica que eleva consideravelmente os custos e o tempo gasto com o levantamento de dados em uma pesquisa.

U2S4 - Atividade Diagnóstica





A amostragem _______________ é assim denominada por garantir o cálculo ________________ de cada elemento de uma população-alvo tem de ser selecionado para compor uma amostra dessa população.
Escolha uma:
Correto

Em qual contexto, uma técnica de amostragem probabilística estratificada deve ser aplicada?
Escolha uma:
Correto

Qual alternativa apresenta a ordem correta das etapas para seleção sistemática de amostras?
Escolha uma:
Correto

U2S4 - Atividade de Aprendizagem





Qual é a principal característica de uma amostragem probabilística?
Escolha uma:

Correto
Qual é o significado do termo representatividade da amostra em pesquisas mercadológicas?
Escolha uma:
Correto

A técnica de amostragem probabilística ____________ é empregada para dirimir a influência entre participantes, evitando, por exemplo, que dois vizinhos participem da mesma amostra, podendo sofrer influência um do outro e distorcendo dessa forma os resultados do levantamento dos dados.
Assinale a alternativa que contenha o termo que preencha corretamente a lacuna da sentença anterior.
Escolha uma:
Correto

U2 - Avaliação da Unidade





Texto da questão

Na amostragem _______I_______ os elementos da amostra são escolhidos de modo que seja mais fácil para o pesquisador acessá-los. Já na amostragem _______II________, o pesquisador seleciona intencionalmente a amostra de participantes com base em um critério pessoal. A amostragem não probabilística ______III_______ procura identificar a amostra dos participantes de uma determinada pesquisa por subgrupos compostos por elementos com características similares que são representativas para a população desse universo.
Identifique a alternativa que contenha as denominações das técnicas de amostragens não probabilísticas que preencham corretamente as lacunas da sentença acima.
Escolha uma:
Correto

Texto da questão

As técnicas de amostragem não probabilísticas são recomendadas porque facilitam e tornam mais eficiente e eficaz todo o processo de levantamento de dados em pesquisas mercadológicas. Ao contrário das técnicas de amostragem probabilísticas, que usam e abusam da estatística, as não probabilísticas são mais subjetivas e dispensam o uso das teorias estatísticas para serem adotadas.
Qual alternativa contém apenas técnicas de amostragem não probabilísticas?
Escolha uma:
Correto

Texto da questão

Em relação às perguntas em pesquisas mercadológicas é possível categorizá-las em abertas e fechadas. As perguntas abertas são aquelas utilizadas, principalmente em pesquisas exploratórias e qualitativas e não oferecem possibilidades de respostas pré-determinadas, já as perguntas fechadas, ao contrário das abertas, oferecem possibilidades de respostas pré-definidas pelo pesquisador e podem se apresentar como ___________, ___________e _____________.
Aponte a alternativa que contenha os termos que preencham corretamente as lacunas da sentença anterior.
Escolha uma:
Correto

Texto da questão

Os erros amostrais são resultados da impossibilidade de se considerar todos os elementos de uma população ou universo envolvidos em uma pesquisa. Este é um tipo de erro que está sempre presente em uma pesquisa por amostragem e pode ser cometido em relação ao número de indivíduos que compõem uma amostra e também com relação aos fatores que levaram a seleção desses indivíduos. Já os erros não-amostrais são todos aqueles que não fazem parte da composição do tamanho da amostra ou da seleção dos participantes.
Qual a denominação do erro que acontece quando o participante da pesquisa responde de forma equivocada ou errada, ou por não conhecer a resposta ou por não querer dizer a verdade?
Escolha uma:
Correto

Texto da questão

Uma pesquisa de marketing pode ser planejada para ser aplicada em toda a população-alvo que faz parte do universo da pesquisa, o que caracteriza um censo, ou pode ser aplicada em apenas parte dessa população-alvo, caracterizando essa opção pela adoção de uma técnica de amostragem qualquer. A pesquisa mercadológica que optar por uma técnica de amostragem qualquer, deverá procurar representatividade da amostra selecionada.
O que significa dizer que uma amostra deve ser representativa em uma pesquisa mercadológica?
Escolha uma:
Correto



Faça valer a pena


1. Qual ponto fundamental deve ser considerado ao se definir uma amostra?

a) A quantidade da amostra é muito mais importante do que a qualidade dos elementos que fazem parte dela, pois amostras maiores significam erros menores.
b) Amostras maiores significam erros maiores, por isso que a qualidade tem um peso maior para assegurar a representatividade de uma amostra.
c) Amostras maiores significam erros maiores, por isso que a qualidade deve ser considerada conjuntamente com a quantidade para assegurar a representatividade de uma amostra.
d) A qualidade da amostra só é mais importante do que a quantidade de elementos que fazem parte dela quando o tamanho da amostra for muito próximo ao tamanho da população do universo.
e) A qualidade da amostra é muito mais importante do que a quantidade de elementos que fazem parte dela.

2. Qual é a principal característica de uma amostragem probabilística?

a) Proporcionar a seleção de indivíduos ou elementos de uma amostra populacional por meio de critérios subjetivos.
b) Usar técnicas estatísticas para garantir que alguns indivíduos ou elementos da amostra possam se destacar na população, sendo escolhidos, de forma não aleatória, para participar de uma pesquisa de marketing.
c) Garantir que todos os indivíduos que compõem a população serão entrevistados ou observados durante a pesquisa mercadológica.
d) Garantir a representatividade da amostra em relação à população de um universo de pesquisa por meio de técnicas como julgamento ou conveniência.
e) Garantir que a probabilidade de todos os indivíduos ou elementos de uma dada população possa ser calculada, ao serem selecionados para participarem da composição da amostra.

3. Enumere a relação das técnicas de amostragem probabilística com seu respectivo exemplo:

(1) Amostra Aleatória Simples
(2) Amostra Aleatória Estratificada
(3) Amostra por Conglomerado
(4) Amostra Sistemática

( ) Dentre 100 nomes, uma empresa sorteia, aleatoriamente, 20 pessoas para participarem da pesquisa.
( ) Dentre 100 nomes, uma empresa sorteia, aleatoriamente, 1 nome e,depois, vai trazendo para a amostra outras pessoas a cada intervalo de 10 nomes.
 ( ) Uma empresa pega 100 nomes,divide-os em dois grupos por sexo (masculino e feminino) e faz sorteios aleatórios nesses 2 grupos.
( ) Uma empresa pega 100 nomes, identifica-os em um mapa; divide o mapa em quarteirões e sorteia,aleatoriamente, participantes para a pesquisa dentro desse quarteirão.

a) 1, 2, 3 e 4.
b) 1, 2, 4 e 3.
c) 1, 4, 2 e 3.
d) 1, 4, 3 e 2.
e) 4, 1, 2 e 3.









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